Seguro viagem para Europa é obrigatório?

Depois de pagar passagens, diárias do hotel, ingressos dos atrativos, fazer cálculo da alimentação e tudo, bate aquela dó de gastar mais um pouco com o seguro viagem. Ai a gente pensa: mas sou tão saudável. E se eu tomar cuidado para que nada aconteça? Não adianta e eu vou te dizer porque: não é apenas sobre precaução. É sobre cumprir regras, afinal, o seguro viagem para Europa é obrigatório sim!

Seguro viagem para europa

E, convenhamos, é um gasto tão pequeno perto do benefício que você tem e do prejuízo que pode vir a ter, que não vale o risco. Um seguro viagem de uma semana na Europa, por exemplo, pode custar R$80. Duvida? É só fazer uma simulação aqui no buscador de seguro viagem.

 

Não tem o que discutir. Muitos pensam que é um gasto desnecessário, mas o fato é que para os quase 30 países que fazem parte do Tratado de Schengen, o seguro viagem para a Europa é obrigatório sim.


1 – Mas o que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo feito entre alguns países europeus a respeito da livre circulação. Na prática é como se fosse um espaço só e com as mesmas regras (entre elas a obrigatoriedade do seguro viagem). Então, entre esses países, as pessoas circulam livremente como se não fosse uma viagem internacional.

E é justamente por isso que, dependendo de onde você sai e para onde você vai dentro da Europa, a imigração não carimba o seu passaporte. Mas atenção: isso não significa que você não precise dele! Para turistas de países que não participam do acordo (exemplo: Brasil), é preciso apresentar um documento legal de identificação, que no caso, é seu passaporte.

Veja também: 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional

Passaporte brasileiro

2 – Posso ter minha entrada negada na Europa caso não tenha o seguro viagem?

Sim. Tem gente que diz: “Ah, mas meu amigo foi esses dias e não pediram”. Realmente não é sempre que a imigração pede para ver a sua apólice de seguros. Na verdade são raras as vezes que eles pedem especificamente por esse comprovante. Mas e se pedir e você não tiver com ela em mãos, você pode voltar para casa dali mesmo. 

Conheço casos em que o fiscal da imigração repreendeu o turista apenas por não carregar impresso todas as reservas da viagem (sim, é sempre bom levar tudo impresso, pois não é permitido mexer no celular nessa área). O fiscal ainda questionou: “você não respeita a política de imigração da União Europeia?” Imagina se fosse o caso de não ter o seguro viagem.

3 – Em quais países da Europa o seguro viagem é obrigatório?

Atualmente, 4 países permanecem em fase de implementação: Bulgária, Chipre, Liechtenstein e Romênia. A Inglaterra não está na lista, assim como outros países do Reino Unido: Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. No entanto, o seguro viagem é aceito no país, caso você precise utilizá-lo.

seguro viagem para europa é obrigatório

4 – Os seguros oferecidos por cartão de crédito servem como seguro viagem para Europa?

Depende do valor que o seguro oferecido pelo seu cartão de crédito cobre, pois uma das exigências do seguro viagem para Europa é ter cobertura mínima de 30 mil euros. Então todo seguro de viagem para Europa que você procurar no mercado já vai te oferecer de cobertura pelo menos esse valor mínimo.

Ou seja, antes de decidir por viajar apenas com o seguro do seu cartão, ligue e confirme o valor da cobertura. Outro detalhe: geralmente a operadora do cartão exige que a passagem para o destino que você deseja a cobertura tenha sido comprada usando exatamente esse cartão de crédito. Esteja atento a isso. 

Veja também: 14 aplicativos de viagem para você ter sempre à mão

seguro viagem do cartão de crédito

Não deixe também de imprimir a apólice do seguro para apresentar na imigração, caso seja solicitado. As operadoras podem te enviar por email.  Veja como emitir seguro viagem da Mastercard.

5 – Como funciona o seguro viagem?

A ideia do seguro viagem é oferecer coberturas que possam prevenir gastos inesperados. Então caso você tenha algum imprevisto que está entre os que são cobertos pelo seguro e precise gastar com isso, você é ressarcido pelo seguro viagem.

Então ao contratar, você recebe uma apólice com todas as informações sobre a cobertura e um número de contato que geralmente funciona 24 horas. Se pintar alguma emergência, é só acionar o número (geralmente por WhatsApp mesmo) e eles vão te orientar quanto aos procedimentos, que varia muito dependendo de cada caso.

6 – O que o seguro viagem para Europa cobre?

Depende do que você contrata e das suas necessidades. Por exemplo, você pode contratar um seguro viagem exclusivo para gestantes e ele ter detalhes bem específicos. Mas no geral, o seguro viagem cobre despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, despesas odontológicas, traslado médico e funerário, atrasos e despesas com medicamentos.

Cobertura oferecida por um seguro viagem para europa

Cobertura oferecida por um seguro viagem para Europa

7 – E se eu sofrer algum acidente e não tiver o seguro?

Caso tenha alguma emergência médica na Europa e precise recorrer a um hospital, você precisará pagar a conta do seu bolso. Lembrando que na maioria dos países europeus não há atendimento médico gratuito (como o SUS oferece aqui no Brasil) nem mesmo para residentes, muito menos para turistas.  Ou seja, não é a toa que o seguro viagem para Europa é obrigatório. Só avaliar o valor mínimo de cobertura exigido (30 mil euros!!!) para se ter uma ideia do valor que podem chegar esses gastos. 

8 – Qual é o seguro viagem mais barato?

O valor do seguro viagem vai depender muito do seu perfil. Isso é avaliado pela idade, destino e data da viagem. Para saber o preço e qual é o seguro mais barato, faça uma simulação no buscador de seguro viagem:

 

9 – Como contratar o seguro viagem para Europa?

Eu sempre indico o Seguro Viagem da Real, porque a empresa tem uma proposta bem legal. É o primeiro comparador de seguro viagem do país. Então quando você entra no site e coloca seus dados e o da sua viagem, o sistema te apresenta uma lista de todos os seguros disponíveis do mais barato ao mais caro. E, é claro, detalhando a cobertura oferecida por cada um. 

Valor de um seguro viagem para europa

Aí é só escolher a empresa que apresenta a melhor proposta dentro do que você precisa e fazer o pagamento. Tudo online. Na mesma hora você recebe a apólice por email. E atenção: faça o seguro com antecedência, quando ainda estiver no Brasil. Do contrário, ele pode não ter validade.

Ainda ficou alguma dúvida? Só deixar aí na caixinha de comentários que respondemos rapidinho. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Guia de viagem para Londres | Across the Universe

  2. Pingback: Across the Universe | Roteiro completo de Copenhague | Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Roma | Across the Universe

  4. Pingback: Across the Universe | Puglia: Como chegar em Alberobello | Across the Universe

  5. Pingback: Across the Universe | Como visitar a Torre de Pisa, na Itália | Across the Universe

  6. Pingback: Across the Universe | Cinco curiosidades sobre Mykonos | Across the Universe

  7. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Porto | Across the Universe

  8. Pingback: Across the Universe | Planejando o roteiro pelo Leste Europeu: Viena, Budapeste e Bratislava | Across the Universe

  9. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Bratislava | Across the Universe

  10. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Budapeste | Across the Universe

  11. Pingback: Across the Universe | Como é a bizarra experiência de pegar uma 'acqua alta' em Veneza | Across the Universe

  12. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Viena | Across the Universe

  13. Pingback: Across the Universe | 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional | Across the Universe

  14. Pingback: Across the Universe | 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional

  15. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Lisboa - Across the Universe

  16. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Veneza - Across the Universe

  17. Pingback: Across the Universe | Viajando sozinha: como ir de uma cidade para outra na Europa - Across the Universe

  18. Arthur
    08 mar 2022

    Oi pessoal, tudo bem? Estou analisando a possibilidade de estudar em Portugal e vi que a instituição recomenda (1) Cartão Europeu de Seguro de Doença, (2) Acordo de Segurança Social com o Brasil, (3) Seguro de Saúde, (4) Seguro de Responsabilidade Social e (5) Seguro de Acidentes Pessoais. Esse seguro viagem que foi tratado no artigo une todos esses pontos ou são documentos diferentes? Agradeço se puder sanar minha dúvida. São muitas informações. Att.

    • Oi, Arthur! O site que indico no texto faz uma busca dos seguros disponíveis no país e os respectivos preços. Ao escolher a empresa de seguro, você confere o que está incluso na cobertura. Como você precisa de itens bem específicos, é interessante entrar em contato com a seguradora e tirar todas as dúvidas antes de efetuar a compra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *