Como visitar a Torre de Pisa, na Itália

Ir à Itália e não visitar a Torre de Pisa é um daqueles pecados que você não pode cometer. Não que seja algo imperdível, mas eu diria que é um daqueles clichês inevitáveis e sim, bem interessantes de se conhecer. E mais: se a região da Toscana estiver no seu roteiro, não tem porque tirar a torre da programação, pois é muito fácil chegar até lá e não precisa muito tempo.

Veja também o post do Blog Viagens Invisíveis: três cidades imperdíveis na Toscana

Como chegar

Para começo de conversa, a cidade de Pisa conta com o Aeroporto Galileu Galilei e nele operam voos da maior parte das companhias low cost da Europa como Ryanair, Eurowing e EasyJet. Então se tiver combinando a viagem da Itália com outro país europeu, veja se dá para aproveitar e já comprar passagem chegando ou partindo do aeroporto de Pisa. Assim você vai com antecedência, visita a Torre e depois vai para o aeroporto.

Foi assim que organizamos quando fizemos um tour pelo Leste Europeu, passando antes uns dias na Itália. Sairíamos de Florença para Viena. Aí comprei a passagem pela Ryanair, saindo do aeroporto de Pisa. Então no dia do voo, fomos de trem de Florença para Pisa (são aproximadamente 100 km e o percurso é feito em mais ou menos 1 hora).


Veja também: Viagem para Itália – Sugestão de roteiro de 8 a 15 dias

Como visitar a Torre de PIsa na Itália

Desembarcamos na Estação Pisa Centrale e ali na porta pegamos o ônibus LAM Rossi até a parada Piazza Arcivescovado. São 15 minutos da estação de trem até a Torre de Pisa. Depois de visitar a torre, voltamos para a estação e alí pegamos um trem direto para o aeroporto. Mas veja o outro da Patrícia, do Descobrir Viajando, se você quer fazer um roteiro mais completo por Pisa.

A Estação Pisa Centrale fica a 2km da torre. Se tiver com tempo, dá até para ir a pé, conhecendo melhor a cidade. E pegando um trem regional que sai de Florença, a viagem é mais longa, mas você consegue descer em uma estação ainda mais próxima da torre, a Estação Pisa San Rossore. Fiz a opção pela outra por conta do trem direto para o aeroporto.

O que ver em Pisa

Agora que você sabe que é fácil visitar a Torre de Pisa, precisa ver que há mais que apenas 1 prédio. A famosa torre torta da Itália fica na Piazza dei Miracoli, que reúne os mais famosos monumentos de Pisa: a Torre di Pisa, a Catedral de Santa Maria Assunta, o Camposanto, o Batistério, o Museo dell’Opera e o Museo dele Sinopie.

O espaço é todo gramado e cercado por uma muralha. Todos merecem uma visita, em especial a catedral, que tem o telhado todo banhado a ouro e vitrais coloridos. A catedral é decorada com quadros dignos de uma galeria e a entrada é gratuita.

Veja também o post da Analice sobre a Puglia: Alberobello e o acesso de transporte público

torre de pisa na itália

Do lado de fora, na praça, também vale sentar um pouco e apreciar esses prédios que apesar de serem todos grandiosos, nenhum consegue chamar tanta atenção como a torre inclinada. Ela rouba a cena e todos os cliques.

Prédios da torre de pisa na itália

Veja também o post da Dani Turismo: Melhores museus de Veneza

Aliás, quando for visitar a Torre de Pisa você vai conhecer o verdadeiro paraíso da Foto Jacu (não sabe o que é foto jacu? Clique aqui!). Tirar uma foto normal por alí soa bem estranho para os milhares de turistas que se aglomeram tentando o melhor ângulo para fingir que seguram a torre, que empurram com os pés, com as mãos, etc.

fotos na torre de pisa

Como subir na Torre de Pisa e vê-la por dentro

Não tenha medo! É possível sim subir na Torre de Pisa. Você sente pouco da inclinação, mata a curiosidade e consegue ver a Torre de Pisa por dentro.  Você só precisa enfrentar 300 degraus de uma escada em formato de espiral. Para subir é preciso comprar o ingresso com antecedência e comparecer no horário marcado. O ingresso é meio salgado (18 euros), mas se comprar tickets para outros atrativos da praça, consegue um preço mais em conta. Outra opção é fazer um tour guiado pela Catedral e a Torre Inclinada.

Veja também o post do Blog Cantinho de Ná sobre viagem pela Toscana de carro

Torre de PIsa no Verão

Onde Comer

Ao lado da torre, entrando mais adiante depois dos muros, há alguns restaurantes bem delicinhas, mas claro, com preços bem turísticos. Se quiser fugir disso, se afaste um pouco da torre. Do lado de fora da muralha, várias barraquinhas vendem os mais diversos souvernirs e algumas comidas de rua.

Não esqueça: Seguro viagem para Europa é obrigatório

Viajar para a Europa é caro, mas pode ficar ainda mais se tiver algum imprevisto e você não tiver um seguro viagem. O seguro viagem para Europa é obrigatório e ele pode ser exigido no momento da imigração. Então melhor não pagar para ver e ficar protegido no caso de algum incidente. Indicamos o seguro da Real Seguro, que já usamos e nunca tivemos problema.

Veja aqui todos os outros posts já publicados sobre a Itália.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Três cidades imperdíveis na Toscana - Viagens Invisíveis

  2. Pingback: Paris: Catedral de Notre-Dame, Arco do Triunfo, Torre Eiffel e Louvre | Across the Universe

  3. Pingback: Vinci: Na terra de Leonardo | Across the Universe

  4. Estou chocada! Já tinha visto diversas fotos de Pisa, mas nunca completa com todos os outros maravilhosos prédios em volta. Amei! Agora me animei para conhecer, com a torre sozinha achava meio pega turista rsrs

    • Sim, Nívia. A Praça toda é linda. A torre ganha mais atenção pela inclinação, mas os outros prédios são tão maravilhosos quanto.

  5. Pingback: Do aeroporto de Bérgamo para o centro de Milão | Across the Universe

  6. Pingback: Nosso Roteiro: Roma | Across the Universe

  7. Sendo clichê ou não, amei conhecer Pisa. Inclusive, eu subi na Torre.. kkk.. que nervoso daquilo desabafar! É bem interessante como venta forte lá de cima, mesmo sendo uma torre consideravelmente baixa. Ela tem um mega sino e fiquei sentadinha, perto dele, só apreciando a vista. 🙂
    Nunca imaginei em usar o aeroporto de Pisa e já estou adorando a ideia. Da próxima vez, verei os preços para comparar o custo x benefício de acordo com a logística. Quando fui, fiz um bate e volta de Florença, conhecendo outros lugares nos arredores.

  8. Quando fomos à Pisa o tempo não nos ajudou, era outono e chegamos embaixo de chuva. Tiramos fotos com sombrinha, imagina! Mas isso não nos desanimou, passemos como deu e depois de ver seu post vi que temos motivos para voltar kkk.

    • Nossa, também já fizemos algumas viagens pela Europa e é bem ruim mesmo. O melhor é ir na primavera, né? Quando ta tudo bem verdinho e florido, o clima não está tão quente e nem frio, tem pouca chance de chuva e não tem muvuca.

  9. Pingback: Across the Universe | Planejando o roteiro pelo Leste Europeu: Viena, Budapeste e Bratislava | Across the Universe

  10. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Veneza | Across the Universe

  11. Pingback: Roteiro de 18 dias pela Itália - Uma Viagem Diferente

  12. Pisa é incrível! Eu adorei ter conhecido, mas já faz tanto tempo! Eu subi na torre e adorei a experiencia!
    Ótima dica!

  13. Pingback: Across the Universe | Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *