Puglia: Como chegar em Alberobello

A Puglia, no salto (e calcanhar) da bota da Itália, não é uma das regiões mais célebres do país, mas tenho notado um despertar no interesse de turistas nos últimos anos. Basta olhar as fotos do verão europeu nas redes sociais que vão estar repletas de paisagens de Polignano a Mare, Monopoli, Ostuni, Otranto entre outras cidades.

Confesso que a combinação de praias com águas cristalinas, preços atrativos e justos, oliveiras, vinhos e cidadezinhas históricas também mexeu comigo e tirei alguns dias em junho de 2019 para conhecer a região. Alberobello foi a cidade mais peculiar e acho que realmente vale a pena dedicar algumas horinhas do roteiro para conhecê-la. Abaixo explico como chegar em Alberobello. 

Veja também: Viagem para Itália – Sugestão de roteiro de 8 a 15 dias

Graças às casinhas brancas super diferentes, de telhado cônico de cor acinzentada, feitas de pedras e conhecidas como trullis, toda a parte antiga da cidade é hoje considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.


A história dos trullis

Embora de origem controversa, a história mais replicada na internet diz que os trullis foram construídos por camponeses no século XIV. Eles usavam técnicas ancestrais, sem o uso de nenhum tipo de cimento ou argamassa. Os telhados foram projetados para serem facilmente desmontados. Isso acaba dando a impressão de se tratar de uma construção abandonada e, portanto, capaz de despistar os cobradores de impostos do reino.

Quando eles partiam, os telhados podiam ser reconstruídos novamente. Ao longo do tempo, o número de trullis foi aumentando e só em Alberobello existem cerca de mil em ótimo estado de conservação. Até hoje, algumas das casas são habitadas, mas a maioria se transformou em hotéis, lojinhas e restaurantes para os turistas.

Como chegar em Alberobello

Passamos uma manhã por lá e foi bem interessante percorrer as ruazinhas estreitas (algumas de pedra sabão, que escorrega para caramba, diga-se de passagem) em busca dos trullis mais bonitos e fotogênicos. Alguns têm símbolos nos telhados para proteção contra mau olhado.

Basicamente, o passeio se resume a isso e achei super diferente porque realmente você pensa que está num reino distante. A Luiza, do 360 Meridianos, contou um pouco mais da história de alguns trullis nesse post aqui. Também dá para fazer um passeio guiado por Alberobello. Reservas podem ser feitas aqui.

Como chegar em Alberobello

Quando estive pesquisando sobre a melhor forma de chegar até Alberobello, as informações não eram claras e todas falavam da necessidade de alugar um carro, já que a cidade foge do circuito litorâneo e da malha de trens. Como esse não era o nosso interesse, cheguei a descartar a hipótese de conhecê-la. Mas chegando em Bari, a cidade que escolhemos como base para fazer os passeios pela Puglia, vi que a empresa Ferrovie Del Sud-Est (associada a Trenitalia) faz o trajeto combinando com um trecho de ônibus (€5).

Assim, você compra o bilhete único de Bari para Alberobello, mas percorre um trecho até Putignano de trem. Lá você desembarca na pequena estação. Do lado de fora um ônibus da empresa estará esperando para seguir até o destino final.

Como chegar em Alberobello

Quando desembarcamos na estação de trem de Putignano, notamos que foram vendidos mais bilhetes do que a capacidade do ônibus. Entre empurrões, cotoveladas e gente em pé, o ônibus saiu, deixando uma pequena multidão de fora. Mas em seguida tiveram que colocar outro ônibus para dar conta do restante dos turistas. No fim, deu tudo certo e todos conseguiram embarcar.

O trajeto de 14 km de Putignano a Alberobello durou cerca de 30 minutos. Logo já estávamos descendo próximo ao centro histórico para explorar essa pitoresca cidade.

Como estava um dia muito quente, na volta optamos por ir de ônibus de outra empresa para Monopoli (€2,80), a cidade litorânea mais próxima de Alberobello. Dalí há mais opções de trem para retornar à Bari. Foi uma ótima escolha, pois aproveitamos a oportunidade para explorar mais uma cidade da Puglia. Em Bari também tem a opção de passeio guiado e dá para fazer a reserva por aqui. 

Não esqueça: Seguro viagem para Europa é obrigatório

Viajar para a Europa é caro, mas pode ficar ainda mais se tiver algum imprevisto e você não tiver um seguro viagem. O seguro viagem para Europa é obrigatório e ele pode ser exigido no momento da imigração. Então melhor não pagar para ver e ficar protegido no caso de algum incidente. Indicamos o seguro da Real Seguro, que já usamos e nunca tivemos problema.

Veja aqui todos os posts já publicados sobre a Itália


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Como visitar a Torre de Pisa | Across the Universe

  2. olá gostei muito das suas dicas ,preciso da sua ajuda se possível por favor, estarei indo em junho para Itália, quero muito conhecer alberobello, estou em dúvida de como chegar, por exemplo: ao chegar no aeroporto de bari ,como faço para pegar o trem que vai até a cidade próxima que você mencionou?ele sai do aeroporto ou centro da cidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *