Como alugar carro no exterior? Veja dicas práticas

É inegável a mobilidade que o carro te dá durante uma viagem. Você tem mais liberdade para escolher os passeios que quer fazer, a hora que quer ir e pode, inclusive, optar por uma hospedagem mais barata e mais afastada, já que tem o carro para chegar aos principais atrativos. Mas e quando seu destino é fora do Brasil? Como alugar um carro no exterior?

Não é uma tarefa difícil, nem complicada, mas tem algumas coisas que você precisa prestar atenção antes de decidir por alugar um carro no exterior. Por exemplo, tem algumas cidades que não vale a pena se locomover com carro próprio, como é o caso da imensa maioria das cidades da Europa

Aluguel de carro

Para evitar problemas e se prevenir contra imprevistos, é muito importante se informar com antecedência sobre esse e outros detalhes. Afinal, que documentos são necessários para alugar um veículo fora do país? Como é feito o pagamento? Preciso fazer um seguro? Posso alugar o carro em uma cidade e devolver em outra?

Abaixo respondemos todos essas dúvidas e explicamos tudo o que você precisa saber sobre como alugar um carro no exterior


Quando o aluguel de carros é a melhor opção?

Antes de decidir se irá alugar um carro no exterior, é importante refletir se essa é, de fato, a opção mais viável. Para viagens em família – especialmente se há crianças pequenas ou pessoas com mobilidade reduzida – contar com um veículo particular traz uma tranquilidade maior.

Da mesma forma, em países ou cidades onde o transporte público não é tão acessível, o aluguel de veículos acaba sendo a opção mais viável. Em outras palavras, para saber se o aluguel de carro no exterior é a melhor ideia para a sua viagem, pesquise a melhor forma de se locomover no destino que você escolheu. Mapeie os lugares que quer visitar e avalie qual é a melhor escolha.

O que levo em viagens | Para viagens de carro

Porque é aquilo que falamos antes, tem cidades que é até inviável trafegar com um carro (como Londres), outras não vale a pena porque são pequenas demais e todos os pontos turísticos podem ser acessados a pé (tipo Porto). Ainda tem algumas que o transporte público é tão bom que não se faz necessário o aluguel de carro (exemplo: Nova York). 

Quem pode alugar um carro no exterior?

Cada país conta com regras próprias para o aluguel de veículos. Mas em geral, na maioria das vezes, as exigências para alugar um carro no exterior são:

– Ser maior de idade;

– Ser um condutor habilitado no Brasil, isto é, possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia;

Se você tem menos de 25 anos ou mais de 70 anos, é importante verificar as regras específicas do país onde pensa alugar um veículo. Porque em alguns lugares, há uma taxa extra para quem se enquadra nessas situações. Em outros, por sua vez, estrangeiros maiores de 70 anos não podem dirigir.

Qual é a documentação necessária para o aluguel de veículos?

Ter a documentação em dia é essencial para poder alugar um veículo fora do Brasil. Novamente, a lista de documentos exigidos pode variar de país para país. Alguns países, como Estados Unidos, Portugal, Canadá e outros da América do Sul, exigem apenas a CNH brasileira, desde que a sua viagem tenha uma duração menor que três meses.

Veja também: 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional

Alugar carro no exterior

Nesses locais, basta apresentar a sua carteira de motorista, juntamente com o passaporte. Se a sua viagem for durar mais de três meses ou, ainda, se o seu país de destino não aceita somente a CNH brasileira, será preciso tirar a chamada Permissão para Dirigir (PID). A PID (ou Habilitação Internacional) é aceita em mais de 100 países e dura o mesmo tempo que a sua CNH durar.

Tiramos a PID para a viagem para a África do Sul e foi bem tranquilo. Você precisa entrar no site do Detran do seu estado e seguir as orientações. Na maioria, o pedido pode ser feito online. Aí você agenda uma data para tirar foto e assinatura virtual e paga a taxa (aqui em Brasília pagamos R$265 pela emissão +R$42 pela impressão em 2018).

O documento chegou pelo correio com menos de 20 dias. A carteira internacional é emitida com a mesma validade da sua CNH, afinal, ela nada mais é que uma tradução oficial da sua carteira.

Como fazer a reserva de um veículo no exterior?

Se você é daquelas pessoas que gosta de programar cada detalhe da viagem, temos uma boa notícia: o aluguel de carros no exterior pode ser feito com antecedência, pela internet. Inclusive, é a opção mais recomendada. Nós sempre usamos e indicamos o site da Rentcars, que é uma agência que compara os preços das principais locadoras de veículos e te mostra o melhor preço. 

Como alugar carro no exterior

Ao pesquisar as opções de locadoras, compare não só o preço final, como também as taxas e as condições. Esses cuidados são importantíssimos e merecem destaque na nossa lista de como alugar um carro no exterior.

E o pagamento, vou precisar de um cartão internacional?

Sim! As locadoras de veículos costumam exigir um cartão de crédito internacional para o pagamento. Na hora de fazer a reserva, você já deve informar os dados do seu cartão.

E, como medida de segurança, é preciso também um limite de crédito livre na hora da retirada do carro, pois a locadora retêm um determinado valor caução. Esse valor será devolvido a você após a entrega do veículo. E atenção! Esse valor pode sofrer alguma redução caso você devolva o carro com alguma avaria ou tenha levado uma multa. 

O seguro automotivo é obrigatório?

Uma das principais dúvidas sobre como alugar um carro no exterior é em relação ao seguro automotivo. Em grande parte das vezes, o seguro não é obrigatório. No entanto, mesmo que não seja obrigatório, é importante considerar a contratação de um seguro.

Existem várias opções de seguros para o aluguel de carros no exterior. Na hora de escolher, o ideal é optar por um pacote que cubra, pelo menos, danos a terceiros, colisão, roubo e furto. Geralmente o valor do seguro acaba encarecendo o valor final a ser pago, mas com um seguro, você terá mais tranquilidade para viajar! E, claro, vai evitar um prejuízo maior. 

Posso alugar o carro em uma cidade e devolver em outra?

Pode sim. Há, inclusive, a possibilidade de alugar o carro em um país e devolver em outro. O importante é acordar essa devolução com a locadora desde o início. Esteja ciente que nesses casos é feita a cobrança de uma taxa extra. Verifique o valor ao fazer a simulação no site da Rentcars

Aluguel de carro no exterior

Que cuidados devo ter na hora de alugar um veículo no exterior?

Para evitar problemas, veja alguns cuidados importantes no aluguel de carros no exterior:

– Verifique as condições do veículo no momento da retirada e exija da locadora um recibo que comprove tais condições;

– Confira se a documentação do carro está em dia;

– Verifique também todas as ferramentas para trocas de pneus;

– Opte pela opção de entregar o carro com tanque cheio, pois as locadoras costumam cobrar preços mais altos pelo litro do combustível;

– Seja pontual na entrega para evitar multas;

– Opte por alugueis com quilometragem livre se estiver planejando roteiros mais longos.

Viagens para o exterior onde alugamos carro:
– África do Sul
– Curaçao
– Portugal
– Rota 66

Agora que você já sabe como alugar um carro no exterior, comece a planejar a sua estadia! Boa viagem!



Compartilhe este artigo!