Guia de viagem para Londres

Big Ben, Rainha Elizabeth, London Eye, ônibus vermelho de dois andares. O que vem à sua cabeça quando pensa em Londres? Mesmo que a sede da monarquia britânica não esteja no topo da sua listinha de viagens, é bem provável que em algum momento você já se imaginou em ao menos um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, acertei? Se está programando uma viagem para Londres, prepare-se para dias bem intensos. A capital inglesa é uma mistura boa de maluquices, tradições, cultura e muitas opções de entretenimento. Veja abaixo um guia de viagem para Londres com tudo o que você precisa saber ao organizar sua visita à capital da Inglaterra.

Roteiro de viagem para Londres

Quanto tempo ficar

Esse guia de viagem para Londres começa com um dilema: quanto tempo ficar? Antes de mais nada é preciso dizer que todo tempo que você reservar para Londres ainda será pouco. Eu morei na terra da rainha por 1 ano e 2 meses e acho que não conheci nem metade do que gostaria.

Então, ao montar o seu roteiro, veja primeiro o que você pretende ver e o que seria a sua prioridade, porque, por exemplo, visitar museu em um roteiro de 5 dias pode não ser tão fácil de encaixar se você não quer voltar para casa sem ver os pontos turísticos mais tradicionais.

Veja também: 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional


Tower Bridge em Londres

“Ah, mas eu faço questão”. Ótimo, então priorize e coloque no seu roteiro. Você pode, por exemplo, gostar de balada, outro ponto forte de Londres. Dá para encaixar? Dá sim, mas consciente de que o roteiro do dia seguinte talvez não comece tão cedo e você tenha que deixar algo de fora. E, para encerrar a parte do “Quantos dias ficar em Londres”, devo dizer que 1 ou 2 dias é insanidade, 3 dias é razoável e a partir de 5 começa a ficar bom. O ideal são 7 dias, mas tudo isso depende, é claro, do seu ritmo.

Como se locomover

Você vai conseguir fazer muita coisa a pé, mesmo que não tenha tanta disposição, porque tem muita coisa bem próxima. Se tiver disposição, vai dar para fazer mais ainda. Mas para os momentos que o pé pedir uma trégua ou mesmo quando for mudar de região, use e abuse do metrô. É a maneira mais prática e fácil. Em alguns momentos, o ônibus vai ser mais rápido.

O transporte público em Londres é caro (assim como a cidade de um modo geral- veja aqui quanto custa viajar para Londres), mas vale cada centavo. Para entender melhor como funciona, com todos os detalhes de preços e zonas, veja esse post aqui do Blog Londres Para Principiantes que tem um guia dos transportes em Londres.

Clima em Londres

Onde ficar

Obviamente se hospedar na região central de Londres é a melhor pedida, mas isso vai demandar muitas libras. Se você não tem tanto dinheiro para esse fim, não se desespere. No quesito localização em Londres, qualquer hotel que você escolher vai ser perto se ele estiver próximo a uma estação de metrô. Então a questão não é se hospedar na zona central, mas sim saber escolher o hotel certo. Falei mais sobre isso nesse outro post aqui

Na nossa última viagem a Londres, estávamos em um grupo de 5 pessoas, então optamos por reservar um apartamento. Escolhemos esse em Brixton, que fica na zona 2, o que faz diferença na hora de comprar o crédito para o transporte público. O valor varia conforme a zona da cidade que você precisa se locomover.

Onde ficar em Londres

A maior parte das atrações turísticas estão na zona 1 e 2. Se o seu hotel está em uma dessas zonas, você paga mais barato do que se a sua hospedagem for na zona 3 ou 4, por exemplo. Mas, como disse, não é problema se hospedar mais afastado desde que esteja em uma área de fácil acesso ao transporte público, para não perder muito tempo no deslocamento.

Não deixe de ler esse outro post específico sobre onde ficar em Londres, com dicas para escolher a melhor hospedagem na capital inglesa, mas de modo geral, há opções para todos os gostos e bolsos. Desde albergues com quartos privados ou compartilhados, apartamentos a hotéis com melhor estrutura. Tudo vai depender do seu orçamento. Para a reserva, indicamos o Booking, que é parceiro aqui do blog e por onde fazemos nossas reservas de hotéis há mais de 10 anos.

O que fazer

Essa é a parte difícil em um guia de viagem para Londres… reduzir aquela metrópole em uma lista do que fazer. Como é impossível resumir, vou deixar aqui alguns posts sobre alguns atrativos de Londres e a indicação de um post específico sobre o que fazer em Londres. Para ter uma boa noção da cidade, sugiro que você já faça logo a reserva para o Free Tour de 3 horas pelo básico de Londres. A reserva é gratuita, só para garantir a vaga.

Programe logo para o seu primeiro dia, que é para você ter uma noção de como é a cidade, sugar o guia, pegar todas as dicas necessárias e até dar uma reformulada no seu roteiro. O tour é gratuito e no final você dá uma gorjeta ao guia com o valor que você acha que merece. Não tem constrangimento. Deixo também a indicação do post do Diego com 7 museus para conhecer em Londres.

O que ver em Londres

Para os fãs de Harry Potter, não deixem de ir à Plataforma 9 3/4 e também visitar a lojinha ao lado. Para quem gosta da vibe mais alternativa, Camden Town precisa estar no seu roteiro, mas melhor ainda se optar por fazer um tour alternativo. Já quem busca um lugar legal para compras, bons pubs e restaurantes, que tal Covent Garden? Recomendo também um free tour (no mesmo esquema de gorjeta) por Notting Hill – dá para fazer a reserva por esse link. Falei mais sobre Notting Hill e a Portobello Road nesse outro post aqui.

O que fazer em Londres

Onde comer

Os ingleses não são tão criteriosos como nós com as refeições, não param a rotina para almoçar, por exemplo. O almoço geralmente é um sanduíche que eles comem enquanto trabalham, alí na frente do computador mesmo ou um potinho de salada, comprado no mercadinho e engolido em pé ou sentado na escada de algum prédio. Mesmo em casa, as refeições são rápidas e descomplicadas, mas ainda assim saudáveis. O prato típico é o Fish and Chips, um peixe frito com batata frita. Sim, praticamente um fast food. Você encontra em barraquinhas, em pubs, mas também em restaurantes.

Onde comer em Londres

Mas ainda assim, resumir a culinária a esse prato e dizer que se come mal em Londres é uma grande injustiça. Em Londres você encontra restaurantes especializados em qualquer comida do mundo! A verdade é que comer bem na Inglaterra nem sempre é barato para quem ganha em reais, então a galera acaba se agarrando aos fast foods, já que é barato e há muitas opções por todos os lados. Mas vou deixar aqui a recomendação de dois posts bem legais, um da Luciana, sobre onde comer em Londres e o da Viviane, que fala sobre o Jamie Oliver`s Fifteen, The Rose and Crown Pub e o The Riverfront.

Bate volta a partir de Londres

Tem uma infinidade de passeios que dá para fazer nos arredores de Londres – alguns pertinho outros nem tanto. A cidade é muito bem servida de voos, tem uma excelente malha viária e ferroviária. Além disso, você ainda tem a opção de passeios por agências, alguns compensam muito, inclusive.

Para Stonehenge, por exemplo, usamos o serviço da Civitatis e foi melhor e mais barato do que quando fomos por conta própria. Vou deixar aqui algumas sugestões de passeios que dá para fazer a partir de Londres, mas repito: dá para fazer muito mais.

Bate e volta a partir de Londres– Oxford
– Cambridge
– Castelo de Windsor
– Castelo de Leeds, Canterbury e Dover
– Cardiff
– Brighton
– Edimburgo
– Paris de trem
– Liverpool
Tem post aqui com uma sugestão de roteiro bate e volta para beatlemaníacos.
– Bath
– Stonehenge
Tem post aqui sobre como ir a Stonehenge desde Londres.

Compras

Se a ideia é comprar em Londres, antes de mais nada é preciso saber que a Europa em geral não é bem um paraíso para compras como os brasileiros costumam considerar os Estados Unidos, por exemplo. Mas dá sim para fazer boas compras, principalmente de roupas, cosméticos e eletrônicos. Vou deixar aqui a sugestão de um post bem completinho da Paula, com um guia de lojas para compras em Londres.

compras em londres

Do aeroporto para o Centro

Londres tem 6 aeroportos para atender a demanda de voos e, como é de se esperar, eles estão bem longe do centro da cidade. O tempo que você vai gastar até o centro e o melhor meio de transporte vai depender muito do aeroporto onde você vai descer. Mas já adianto que é bom reservar NO MÍNIMO 1 hora para esse deslocamento (falo apenas deslocamento, sem contar o tempo na imigração, esperando mala, etc), pois mesmo o aeroporto com melhor acesso (Heathrow), você leva até mais de 1 hora do terminal do aeroporto até o centro de Londres. Nesse post da Ângela, ela explica direitinho quais as melhores formas de se ir de cada um dos aeroportos até a região mais central.

Pontos turísticos em Londres

Internet

Para ter internet enquanto estiver em Londres, você pode comprar um chip local quando chegar no aeroporto ou usar um roteador portátil para viagens, como o que usamos na nossa última viagem por lá. É um dispositivo móvel pequeno, que cabe no bolso, assim você fica conectado a uma rede Wi-Fi durante o dia todo e em qualquer canto da Europa. Sem precisar ficar trocando de chip quando chegar em outro país. O que usamos é da Rent’n Connect e explicamos melhor como funciona nesse outro post aqui: Como ter internet ilimitada no exterior com um roteador portátil.

Qual a melhor época

O inverno na Inglaterra é rigoroso e, apesar de nevar raramente em Londres, as temperaturas são sempre bem baixas. A minha época preferida é a primavera, quando a cidade fica mais colorida, a temperatura é tranquila e dá para andar o dia inteiro. Mas o clima em Londres é muito incerto, então não dá para afirmar que sempre terá bom tempo na primavera e nem mesmo que fará calor no verão.

Clima em Londres

Por regra, o verão é quando tem as temperaturas mais altas, mas isso nem sempre significa que terá sol suficiente para ir à praia, por exemplo, ou mesmo que terá sol todos os dias. No geral, as temperaturas variam entre 2 e 20°C na primavera (21 de março a 20 de junho), 15 e 27°C no verão (21 de junho a 20 de setembro), 5 e 18°C no outono (21 de setembro a 20 de dezembro) e 1 e 8°C no inverno (21 de dezembro a 20 de março).

Londres costuma ter (muito) mais dias nublados e chuvosos do que de sol. Mas não se desespere, não há chuvas torrenciais, só uma garoa. Nada que um guarda-chuva não resolva. O que é mais importante na hora de decidir a época de ir é saber que na primavera e verão os dias são mais longos. No verão, o sol só vai embora após às 21h, isso faz com que as ruas estejam movimentadas até bem tarde da noite. Em compensação, no inverno as vezes só clareia às 8h da manhã e o sol vai embora por volta de 15h/16h.

Horário em Londres

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Inglaterra desde que estejam viajando a turismo. Na verdade, o seu visto é concedido (ou negado) na imigração do aeroporto. Então é bom estar munido de todo e qualquer documento que comprove que você não tem intenção de morar ou trabalhar no país.

Quais? Carta do trabalho comprovando seu vínculo e o período de licença/férias, reserva do hotel ou carta do amigo que vai te recepcionar no país, passagem de volta para o Brasil, seguro viagem (veja aqui post sobre seguro viagem para Europa) e até dinheiro. Podem te fazer algumas (ou várias) perguntas sobre o motivo da viagem e, se tudo der certo, te dão autorização para ficar até 90 dias na Europa.

Visto para Londres

Seguro viagem é obrigatório

Viajar para a Inglaterra é caro, mas pode ficar ainda mais se tiver algum imprevisto e você não tiver um seguro viagem. O seguro viagem para Europa é obrigatório e ele pode ser exigido no momento da imigração. “Ah, mas eu já fui sem e não me pediram”. Sim, acontece mesmo, mas quando pedirem e você disser que não tem você pode ter a entrada negada. Então melhor não pagar para ver e ficar protegido no caso de algum incidente. Indicamos o seguro da Real Seguro, que sempre usamos e nunca tivemos problema.

Moeda

A moeda oficial em Londres é a Libra e é bom consultar a cotação antes de ir, mas atualmente 1 libra vale R$4,70. Não aceitam euro por lá. Como nem sempre é fácil encontrar libras para comprar aqui no Brasil, em último caso você pode comprar euros e fazer a troca quando chegar lá, nas inúmeras casas de câmbio espalhadas pela cidade ou nos aeroportos. Cartão de crédito internacional também é aceito em qualquer estabelecimento.  

Rio Tâmisa em Londres

Horário em Londres

O fuso horário em Londres é de 3 horas a mais que o horário de Brasília, podendo essa diferença variar entre 2 e 4 horas nos meses do horário de verão. Entre abril e outubro a diferença é de 4 horas a mais que o horário de Brasília. Em março e outubro cai para 3 horas e entre novembro e fevereiro são apenas 2 horas de diferença.

Ficou alguma dúvida ou acha que faltou alguma informação essencial nesse post? Conta aqui nos comentários. Salve a imagem abaixo no Pinterest para consultar facilmente quando quiser. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: O que fazer em Covent Garden em Londres | Across the Universe

  2. Pingback: Como ir a Stonehenge | Across the Universe

  3. Pingback: Como tirar uma foto na Plataforma  9 ¾ | Across the Universe

  4. Pingback: O mundo alternativo de Camden Town | Across the Universe

  5. Pingback: A dor e a delícia de se hospedar em albergues pela Europa | Across the Universe

  6. Pingback: Tudo sobre a Portobello Road | Across the Universe

  7. Pingback: Dicas de Hospedagem em Londres | Across the Universe

  8. Pingback: O que fazer em Londres | Across the Universe

  9. Faz tempo estou ensaiando um retorno a Londres, este guia de viagem está muito legal, gostei das dicas de hospedagem/transporte. As fotos també estão lindas – eu peguei um pouco de chuva e frio, então o céu azul em Londres me brilha os olhos!

    • Realmente, Márcia. Céu azul assim em Londres é difícil de pegar, mas na nossa última visita pegamos dias ensolaradas. Foi ótimo.

  10. Pingback: Espetáculo em Londres: Les Miserables | Across the Universe

  11. Pingback: Across the Universe | Viajando sozinha: como ir de uma cidade para outra na Europa | Across the Universe

  12. O seu guia de viagem para Londres está muito bom! Lindas as fotos com sol (eu digo pra todo mundo que Londres tem dias lindos de sol e ninguém acredita… rsrsrsrs). E é verdade: todo o tempo que você reservar para conhecer a cidade ainda será pouco. E, como você, também morei um tempo em Londres e com certeza não conheci nem metade da cidade.

    • Foram dias lindos mesmo, Luciana. Nem eu acreditava que estávamos pegando dias ensolarados em Londres. rs… Uma raridade.

  13. Iury
    29 nov 2020

    Eu só tenho uma palavra para descrever minha experiência em Londres: saudades!

  14. Pingback: Dicas de Londres por uma viajante econômica - Viajante Econômica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *