Nosso Roteiro: Roma

Sim, Roma é uma cidade gigante e maravilhosa, um verdadeiro museu a céu aberto e que merece no mínimo uns 4 dias para ser explorada, turisticamente falando. Mas, se você só tem 2 dias, é possível fazer um roteiro para ver os principais pontos turísticos em um fim de semana, por exemplo, incluindo o Vaticano.

Veja também: Viagem para Itália – Sugestão de roteiro de 8 a 15 dias

Esta não foi a primeira vez que fomos a Roma, então apesar de termos feito um roteiro de 2 dias desta vez, listei tudo o que pode ser incluído em um roteiro para 1 ou até 3 dias a mais. Tudo vai depender do tempo disponível na cidade.

Onde se hospedar

Já me hospedei nas proximidades da Estação Termini e não recomendo muito. É estratégico e tal, mas é uma região feia. De qualquer forma, a hospedagem ideal vai depender muito do seu gosto e do seu bolso. Já nos hospedamos no Hotel Residenza Il Duca, que fica a 2km do Vaticano (dá para ir a pé tranquilamente) e adoramos. É só uma suíte, mas muito bem arrumada e o café da manhã é oferecido em um café próximo super delícia. Custou 79 euros a diária para casal com café. O ruim é que a recepção não é 24h. Então se for chegar de noite/madrugada, precisa entrar em contato e verificar a possibilidade e valor extra para que uma pessoa te espere para o check in.


Também nos hospedamos no Home 57 Relais, que fica do outro lado, mas estrategicamente localizado ao lado da estação Re di Roma do metrô. Pagamos 65 euros pela diária por casal. O esquema é o mesmo. Uma suíte grande e bem confortável. O café é oferecido lá mesmo, mas bem simples.

O que ver

Participar de uma audiência com o Papa
Quando estivemos em Roma, nos organizamos para passar uma quarta-feira na cidade, dia em que o Papa Francisco participa de audiência pública na Praça São Pedro e abençoa os fiéis. Nós conseguimos participar desse momento e ter a honra de vê-lo de pertinho. Contamos tudo nesse post aqui. Minha irmã, que havia ido um mês antes, também participou e conseguiu que a filha, de um ano, recebesse uma benção especial do Papa. Ela contou tudo nesse post aqui.

Museu do vaticano e Capela Sistina
Primeiro detalhe e mais importante: Reserve seu ingresso com antecedência pela internet. Porque lá na porta tem uma fila gigantesca para comprar o ingresso e a entrada de quem já está com ele em mãos é super tranquila. Fora as dezenas de pessoas tentando oferecer o ingresso lá na porta com o preço bem acima. Essa opção de passeio que coloquei acima é de uma visita guiada, que agora inclui a Basílica de São Pedro, que recomendo especialmente por isso, pois ele te dá o direito de furar (legalmente) as filas desses atrativos. E a da Basílica é a pior de todas (explico abaixo).  

Como o museu é imenso, sem guia você fica um pouco perdido e acaba perdendo detalhes ou gastando tempo demais. Antes de mais nada, é preciso saber o que te espera lá dentro. Então anote aí e veja o que cabe no seu roteiro:

Pinacoteca – 18 salas em ordem cronológica com pinturas do período Medieval até 1800. 460 pinturas de grandes famosos como Raffaello, Caravaggio, Leonardo Da Vinci, Giotto e outros.
Museu Gregoriano e Egípcio – 9 salas com monumentos do antigo Egito, Mesopotâmia e Babilônia.
Museu Pio Clementino – 12 salas com esculturas gregas e romanas.
Sala de Raffaello – era o quarto do Papa Giulio II. A sala mais famosa é a da Stanza della Segnatura que era a biblioteca do Papa Giulio II.
Pavilhão das Carroças – com selas, carroças, automóveis usadas pelos Papas.
Galeria das Cartas Geográficas – uma luxuosa galeria antes de chegar na Capela Sistina.
A escada Elicoidal – uma escadaria de filme.

Basílica de San Pedro
Quando fui a Roma pela primeira vez, a Basílica ficava com as portas abertas normalmente, como outras igrejas, e o acesso era tranquilo. Dessa vez, me surpreendi. Com os recentes ataques pela Europa, o esquema de segurança foi reforçado e a entrada é complexa, porque você passa pelo detector de metais, um por um e a fila (mesmo na baixa temporada) é longa. Tentei entrar na quarta-feira e tava cheio. Então concluí que por ser no mesmo dia da audiência pública, fosse realmente mais cheio. Então voltamos na quinta pela manhã e a fila estava maior ainda. Então nessa segunda vez, fiquei só na vontade. Mas como expliquei acima, agora esse mesmo passeio guiado pelo museu, também inclui a entrada na Basílica e te dá o direito de cortar a fila. Ou seja, vale a pena. 

Mas mesmo não reservando esse passeio, se tiver tempo, entre na fila, pois a Basílica é surpreendentemente linda. É a segunda maior do mundo, com mais de 15 mil m². Tem quase 50 altares e mais de 200 janelas. Para entrar, não paga nada. Mas para subir na cúpula é preciso comprar o ingresso e já aviso: vale MUITO a pena, pois a vista de lá impressiona. São dois tipos de ingresso: o de 6 euros, que você sobe 551 degraus. E o de 8 euros, que você sobe de elevador até uma parte e sobe os 320 degraus restantes. Vai por mim… os 320 degraus já cansam pra caramba!! Fora que é um corredor hiper estreito e não dá nem para descansar.

Castel Sant Angelo
Se der tempo ou se você não conseguir encaixar o Museu ou a Basílica, opte pelo Castel Sant Angelo, que fica logo abaixo da Praça São Pedro. É o mausoléu do imperador Adriano. Já foi uma fortaleza para o papa, prisão e até ponto de apoio aos militares durante a 1ª guerra mundial. A visita guiada custa 40 euros e você pode comprar adiantado por aqui.

Piazza del Popolo
É um lugar perfeito para fotos panorâmicas da cidade. Tem uma subidinha puxada até o melhor ponto, mas mesmo que precise fazer algumas paradas, não desista. A vista é linda. Na praça, uma das mais famosas da cidade, está o Obelisco do Egito e uma fonte com leões.

Piazza di Spagna
É lindinha e sempre lotada. Tem uma fonte com água azul em frente a uma escadaria que te leva até a Igreja Trinità dei Monti.

Fontana di Trevi
Ícone. Um dos principais pontos turísticos de Roma e o lugar onde você vai ter mais dificuldade para tirar uma foto com tranquilidade. Não é para menos. É a maior e mais bela das fontes de Roma. É de mármore, com água azul e uma grande estátua.

Pantheon
Um dos edifícios mais renomados da história da arquitetura. Originalmente, o Pantheon era um templo e depois foi transformado em igreja católica.

Piazza Navona
Praça com três fontes lindas, um obelisco e diversos restaurantes maravilhosos, além de uma sorveteria bem famosinha, a GROM. Vale experimentar o gelatto deles. A praça é uma excelente pedida para encaixar no roteiro na hora do almoço ou jantar.

Piazza Venezia
Fica bem no cruzamento de cinco grandes avenidas. A imponência e grandiosidade do monumento impressiona muito e, para mim, revela bastante sobre a ideia geral que tenho de Roma, uma cidade exageradamente linda. No meio, o monumento à Vitorio Emmanuele, primeiro rei da Itália.

Coliseu
Construído pelo Imperador Vespasiano, é o maior anfiteatro da Roma Antiga. Nele eram realizados espetáculos, lutas de gladiadores e execuções. Reserve um tempinho considerável para ficar admirando todos os cantinhos desse lugar.

Também é imprescindível comprar seu ingresso para o Coliseu com antecedência, porque a fila para comprar o ingresso é grande e chove de ambulantes querendo te vender por um preço maior. Compre o seu nesse site aqui.

Forum Imperial
Era o centro político, religioso e comercial de Roma.

Arco
Fica em frente ao Coliseu e foi construído para comemorar a vitória de Constantino. A própria decoração em alto relevo conta a história de sua vitória.

Palatino
É uma das 7 colunas de Roma e onde estão os vestígios mais antigos da cidade. Dalí é possível ter uma visão boa do Fórum Romano e do Circo Máximo. O local foi a residência de muitos imperadores romanos. Aliás, tem um passeio guiado da Civitatis que inclui Coliseu, Forum Romano e Palatino que é bem legal.

Circo máximo
Era palco de espetáculos, corrida de bigas, espetáculos e execuções.

Boca da Verdade
Uma estrutura redonda de mármore que imita um rosto com o buraco de uma boca. Diz a lenda, que se colocar a mão alí e dizer uma mentira, a mão é engolida. Vale uma foto.

Para não deixar passar nada, veja aqui outras opções de passeios por Roma oferecidos pela Civitatis, que é parceira aqui do Blog. E veja esse post do blog Uma Viagem Diferente com uma seleção de igrejas em roma.

Onde comer

Eu sinceramente não comi tão maravilhosamente em Roma e também não anotei o nome de todos os lugares. Então deixo aqui apenas dos dois que me lembro e recomendo o guia da Cláudia, com 10 dicas para comer bem em Roma com até 25 euros.

No Vaticano, seguindo recomendações, fomos conhecer o 200°Duecento Gradi, que tem mais de 50 sabores de paninis. Os sanduíches são realmente deliciosos, mas o atendimento é péssimo e os funcionários parecem fazer questão de te atender com desprezo.

Squisito Cook – comemos uma pizza e sanduíche em frente ao Coliseu que estavam divinos. O atendimento também foi bom e o preço justo. O cardápio era bem variado.

Como se locomover

Perna para que te quero! Escolha uma roupa que combine com o tênis confortável e explore bastante da cidade a pé. É a melhor forma de se ver tudo. Compre o ticket de metrô para fazer os deslocamentos maiores, ir de uma ponta a outra, adaptar seu roteiro ou mesmo quando estiver cansado. Também usamos uber na chegada, quando saímos da estação de trem de noite para ir para o hotel. E se precisar comprar transfer do hotel para o aeroporto de Roma ou qualquer outro trecho, tem aqui. Veja ainda 3 formas mais econômicas para ir do aeroporto ao centro de Roma. 

Veja também: como visitar a Torre de Pisa

Mais informações

Para entrar na Europa é obrigatório ter um seguro viagem internacional. Isso evita que o turista traga maiores problemas (e prejuízos) para o sistema de saúde do local. Pode ser que você já tenha entrado sem (eu mesma já fiz isso), mas se acontecer de eles exigirem a comprovação no momento da imigração, você pode simplesmente ter o visto negado e ter que voltar para casa imediatamente. Então, para evitar a fadiga e a complicação caso você venha a ter algum problema de saúde, faça um seguro de viagem. Custa menos que uma consulta e vai te dar tranquilidade. Nas nossas viagens, nós usamos e indicamos o seguro da Real, que sempre tem os melhores preços.

Opções de passeio bate e volta a partir de Roma:

Florença
Tour para Pompéia
Orvieto e Assis


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *