Nosso Roteiro: Viena

Viena é uma cidade tranquila, apaixonante e repleta de cantinhos incríveis. Conhecida como cidade da música, dos músicos ou do amor, a capital austríaca tem diversos codinomes, talvez por ser a cidade natal de inúmeros ilustres como o compositor Mozart.

Cortada pelo Rio Danúbio, Viena não está entre as cidades mais visitadas da Europa. Aliás, não encontramos brasileiros nos três dias que ficamos por lá. E isso é MUITO raro. O mesmo só nos aconteceu em Bratislava.

O centro de Viena é resumido e apaixonante. Como tinha poucos dias e estava com companheiros com zero paciência para museus, priorizamos o reconhecimento da cidade, visitando parques, igrejas, monumentos históricos, palácios e entrando em um só museu. Tínhamos 3 dias, mas apenas 2 com aproveitamento integral. Então montamos um roteiro de 2 dias inteiros e até conseguimos fazer umas comprinhas na Primark. Contamos nesse post aqui como chegar até lá e abaixo listo algumas dicas para se conhecer o básico de Viena em 2 dias inteiros.

O que fazer

Ópera de Viena – Qualquer roteiro vai começar, ou ao menos passar obrigatoriamente, pela Ópera de Viena. Afinal, trata-se da capital da música clássica. O prédio imponente foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, mas reformado em 1955. Há duas formas de se visitar o interior: fazendo uma visita guiada ou assistindo um dos espetáculos em cartaz. Para chegar, desça na estação Karlsplatz. A Fernanda, do blog Lá vai ela pelo mundo, contou em detalhes nesse post aqui como comprar um ingresso barato para assistir uma ópera em Viena. Tá tudo bem explicadinho.

Museu albertina – Museu de arte moderna e contemporânea fundado em 1805 com obras de Leonardo da Vinci, Picasso, Monet, Renoir e outros famosos. É grande e vai precisar de algumas horas do seu roteiro. O ingresso custa 13 euros e, para chegar, você desce na estação de Karlsplatz.

Tour sobre Hittler – Para quem tem interesse em sempre saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial, há um tour sobre os primeiros anos de Adolf Hitler em Viena e como se tornou líder do Partido Nacional Socialista.

Conheça mais sobre os primeiros anos de Adolf Hitler em Viena e como se tornou líder do Partido Nacional Socialista num tour de aproximadamente 2 horas e meia pelo centro de Viena, durante o qual veremos os pontos de referência da história da guerra mais importantes da cidade.

Palácio de Hofburg – Complexo cultural que inclui o Palácio Imperial, residência da família imperial austríaca e abrange uma área grande com a Biblioteca Nacional, o Museu Sisi, a sala da coleção de prataria, os aposentos imperiais, capela e o gabinete do presidente. A visita vale pela beleza, luxo e história do complexo. A entrada para ver parte das atrações custa 16,90 euros. Para ver tudo, você precisa desembolsar 30 euros. O palácio fica próximo à estação Stephanplatz.

Praça dos museus – Bem próximo ao Palácio, fica a Praça dos Museus. Alí você encontra o Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum) e o Museu de História da Arte (Kunsthistorisches Museum). Ali você encontra itens egípcios, tesouros do Oriente Médio e muitos quadros famosos. A praça fica próxima a estação Volkstheater.

Parlamento – A arquitetura do prédio lembra templos gregos. É imponente e fotogênico. Descer na estação de Rathaus.

Prefeitura – Quase ao lado, a sede administrativa de Viena fica em um edifício fantástico e enoooorme. A arquitetura é uma mistura de barroco com gótico. Descer na estação de Rathaus.

Palácio Schonbrunn Era o palácio de verão da família imperial. Alí Mozart se apresentou com apenas 6 anos. O Palácio está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996. Existem diversos tipos de ingressos, variando entre 14 e 24 euros, dando acesso a partes diferentes do palácio. Para visitar apenas o jardim, não é preciso comprar ticket.  Na entrada há uma loja de souvenir com itens belíssimos, mas caros. Para chegar, pegue o metrô até a estação Schonbrunn.

Palácio Belvedere – Construído em estilo barroco e dividido entre a parte superior, que abriga um museu e a parte inferior, que tem exposições temporárias. Tudo ligado por um jardim. É, desde 2001, Patrimônio Mundial da Unesco. Muitos visitantes chegam alí atrás de uma das obras de arte mais famosas do mundo, o quadro “O Beijo”, do pintor Gustav Klimt. O ingresso custa 15 euros. Para chegar, desça na estação Karlsplatz e pegue o trem D para Belvedere.

Catedral de Santo Estevão (Stephansdom) – Fica bem no centro. É uma igreja no estilo gótico, símbolo da cidade, que abriga urnas com órgãos da família Habsburgo, além de tesouros e a torre, de onde se tem uma vista excelente da cidade. A entrada na igreja é gratuita, mas para visitar as catacumbas é preciso pagar uma visita guiada. Descer na estação Stephanplatz.

Casa de Mozart – imóvel onde Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores compositores de música clássica da história, viveu com sua família. Foi transformada em um museu, mas a maioria dos móveis não foi conservada no local, o que descaracteriza muito e dificulta a imaginação do visitante. No local estão expostos alguns objetos pessoais do músico e conta muito sobre sua história. É bom comprar o ingresso com antecedência. O museu fica atrás da catedral.

Hundertwasser Krawinahaus – Projeto arquitetônico contemporâneo diferente de tudo o que se vê em Viena. Feito pelo artista austríaco Friedensreich Hundertwasser e o arquiteto Joseph Krawina, é uma obra moderna, com desenhos irregulares, mega coloridos e muitas misturas. Para chegar, é preciso descer na estação Schwedenplatz, pegar tram N até a rua Hetzgasse.

Parque Prates – Local conhecido pela roda gigante mais antiga do mundo, construída em 1897. Descer na estação Praterstern.

Outra opção de passeio é fazer um bate volta para Bratislava, que fica pertinho. O retorno do passeio é de barco. 🙂

Como se locomover

A cidade é relativamente pequena e tranquila se comparada a outras cidades europeias. Boa parte das atrações dá para se fazer a pé, pois estão próximas umas das outras. As que estão mais afastadas, você usa o metrô ou ônibus. Tanto na chegada, pelo aeroporto, como na saída, pela estação de trem, usamos Uber Van, pois estávamos em 4 pessoas e tínhamos muitas malas.

Onde se hospedar

Como estávamos em dois casais, optamos por nos hospedar em uma apartamento que encontramos no Booking. Fica em uma região tranquila, com um shopping próximo, onde fizemos várias refeições. O apartamento é hiper moderno, totalmente equipado, com cômodos amplos e bem confortável. Adoramos tudo.

Com disposição, teríamos feito tudo a pé, já que o centro está a 3km dali. Mas optamos por descer até lá de ônibus, o que não leva 10 minutos. Pagamos 188 euros em 3 diárias para 4 pessoas. Mas além dos dois quartos, a sala é ampla e tem sofá cama, o que abrigaria mais um casal. Ou seja, esse valor ainda poderia ser dividido por 6 pessoas. A cozinha também é equipada e dá para fazer qualquer refeição alí mesmo.

Onde comer

Comemos muito nesse shopping próximo ao nosso apartamento e uma vez em um restaurante austríaco no centro que não recomendamos, chama Wienerwald. A comida parecia congelada e esquentada. Nada feito na hora. Experimentamos várias sobremesas em cafés diversos, incluindo a mais recomendada; Sachertorte.

Mas não me arrisco a dar dicas dos melhores lugares, pois não fui muito a fundo. Então vou deixar aqui a recomendação do post da Natalie, do blog Sunday Cooks, que listou os melhores lugares para se comer em Viena, desde os mais tradicionais à comida de rua. Tem também o post do Viagem e Rango, que fala sobre as comidas austríacas.

Não esqueça: Seguro viagem para Europa é obrigatório

seguro viagem para Europa é obrigatório e ele pode ser exigido no momento da imigração. Então melhor não pagar para ver e ficar protegido no caso de algum incidente. Indicamos o seguro da Real Seguro, que já usamos e nunca tivemos problema.

Já leu todos os posts sobre nossa viagem ao Leste Europeu? Nessa mesma viagem, passamos por Bratislava e Budapeste. Nesse post aqui explico como organizamos todo o roteiro por essa parte mais que encantadora da Europa.

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Nosso Roteiro: Budapeste | Across the Universe

  2. Pingback: Nosso Roteiro: Bratislava | Across the Universe

  3. Pingback: Como chegar à Primark de Viena | Across the Universe

  4. Oi, Polliana. Tudo bem?

    Ahhh que saudades de Viena! Muito obrigada por indicar o post do Sundaycooks 😀

    PS: tentei acessar o site, mas retornava uma mensagem de erro no certificado de https, por isso, achei melhor avisar.

    • Oi Natalie!
      Obrigado por avisar. Já fiz a correção do certificado https 😉

  5. Pingback: Como visitar a Torre de Pisa | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *