Nosso Roteiro: Veneza

Para muitos, Veneza é uma cidade deslumbrante. Para outros, uma cidade fake e pega-turistas. A meu ver é sim incomparável e impressionante, mas também muito cara e cheia de pegadinhas. É alí que os restaurantes são mais caros – e nem sempre com a melhor comida e os italianos nem sempre tão educados. Os hotéis também tem altos preços e a saída costuma ser dormir nos arredores da cidade. Mas sim, vale muito a pena incluir Veneza em seu roteiro.

Veja também: Viagem para Itália – Sugestão de roteiro de 8 a 15 dias

E dá para fazer isso em um só dia. Ou dois para não ser cansativo. A cidade é pequena e tranquila. Você percorre tudo a pé. Recentemente voltei à cidade, chegando pela Estação Santa Lúcia logo cedo, de trem. Não levamos malas, mas se for o seu caso, pode deixar no guarda-volumes da estação. De lá, você atravessa a Ponte Degli Scalzi logo em frente e já começa seu roteiro, que consiste basicamente em explorar ruas estreitas e canais.

Tente seguir as placas que levam à Piazza San Marco (a principal) e da estação até lá você vai conseguir sentir muito do clima de Veneza, incluindo as diversas vezes que você deve se perder por esse caminho.



O que ver

Igreja Santa Maria dei Frari
Não é tão conhecida, mas é linda e, depois da Catedral de San Marco, é o templo religioso mais importante de Veneza. A entrada custa 3 euros.

Scuola Grande San Rocco
Não cheguei a conhecer, mas chamam de a “Capela Sistina de Veneza”. A decoração do espaço representa os ciclos da história bíblica. A entrada custa 10 euros.

Mercado de Rialto
Aquele típico mercado de frutas, verduras e peixes. É frequentado por turistas e locais. Bom local para um lanche rápido. O mercado fica fechado às segundas-feiras. Nos demais dias, abre de 9 às 12h.

Ponte do Rialto
Alí próximo, você encontra a Ponte do Rialto. Apenas uma ponte para muitos, mas não deixa de ter história. É a mais famosa e mais antiga e um dos principais cartões postais de Veneza. Dalí você tira excelentes fotos.

Veja também: Os melhores museus de Veneza

Praça San Marco
Mas cartão postal mesmo é na praça mais conhecida da cidade. É um daqueles lugares que você se emociona quando vê. A praça é linda, com prédios maravilhosos. O local é tomado por pombos e turistas. Turistas e pombos. É cercada por restaurantes que nem sempre são os melhores.

Basílica de San Marco
Começou a ser construída em 828 para abrigar o corpo de São Marcos, que está debaixo do altar. A decoração é no estilo bizantino e a entrada é gratuita. Não é permitido entrar com bolsas ou mochilas. Antes de entrar na fila (que é sempre grande) deixe seus pertences na administração da igreja, em um prédio ao lado. O serviço também é gratuito. Agora, se você quer uma visitar guiada e SEM FILAS, contrate o tour da Civitatis.

Veja também: Passeios gratuitos em Veneza

Campanário de San Marco
A vista é linda e dá para ter uma boa panorâmica da cidade. A subida é de elevador e o ingresso custa 8 euros.

Palazzo Ducale
O ingresso custa 16 euros e o passeio não é recomendado para quem tem pouco tempo na cidade, pois há muito o que se ver lá dentro.

Murano e Burano 

Uma sugestão de passeio bate volta de barco pelas ilhas mais famosas da lagoa veneziana. O tour dura 5 horas e é bem em conta e custa pouco mais de R$100. Dá para reservar por aqui.

Passeio de Gôndola

Clichê para uns e até meio brega para outros, mas a maioria dos turistas ainda faz o famoso passeio de gôndolas por Veneza. Você pode negociar o valor na hora com um gondoleiro (eles são duros na queda) ou reservar com antecedência por aqui e não ficar com a sensação de que foi passado para trás.

Passeio de vaporeto
Se quiser ter o gostinho de passear pelos canais sem pagar os muitos euros cobrados pelos gondoleiros, que tal uma voltinha de vaporetto? A linha 1 passa pelo Canal Grande e de dentro dele você tem uma visão ainda mais interessante da cidade.

Veja também: como visitar a Torre de Pisa

Onde comer

Para almoço e jantar, escolha uma tratoria (essa foi uma dica que recebi de um italiano). Geralmente as tratorias são administradas por famílias. A comida é mais caseira, os preços são melhores e o atendimento é mais simpático. Principalmente em áreas menos movimentadas – esqueça a Praça San Marco, se não puder gastar muito.

Para um café: Se for apenas um café, se dê o luxo de tomar no Caffé Lavena. Se for no balcão, custa 1 euro. De sobremesa, experimente o sorvete de pistache na Gelato Fantasy. De bebida: que tal Bellini? Uma bebida a base de pêssego com prossecco. Tem no Rosticceria Gislon.

Onde se hospedar

Uma forma de economizar, é se hospedar em Mestre (no continente), onde as diárias são mais em conta e os hotéis são mais confortáveis. Veja uma seleção aqui.

Não esqueça: Seguro viagem para Europa é obrigatório

O seguro viagem para Europa é obrigatório e ele pode ser exigido no momento da imigração. Então melhor não pagar para ver e ficar protegido no caso de algum incidente. Indicamos o seguro da Real Seguro, que já usamos e nunca tivemos problema.

Outros posts que talvez você devesse ler:
– Ludmilla conta sua experiência em albergues na Europa (incluindo Veneza)

Marcelo faz um tour de 1 dia por Veneza em 2008.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Como é a bizarra experiência de pegar uma ‘acqua alta’ em Veneza | Across the Universe

  2. Pingback: Across the Universe | Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *