Tudo sobre a Portobello Road, em Notting Hill

A Portobello Road, que recebe o Mercado de Portobello nos fins de semana, fica em Notting Hill, o charmoso bairro londrino que ficou ainda mais conhecido depois de servir como palco para várias cenas de um dos clássicos da comédia romântica; Um lugar chamado Notting Hill. Quem não se encantou com aquele bairro com casinhas tipicamente londrinas, algumas bem branquinhas de portas coloridas, outras todas em tons de candy color?

Casas coloridas em Portobello Road

Aos sábados a Portobello Road recebe um dos mercados de rua mais famosos da Inglaterra, o Portobello Market. Morei na região por um tempo e até quando não era a intenção, acabava entrando na feira. Inclusive, se quer um ambiente mais tranquilo, chegue cedo, porque geralmente, a partir das 10h já fica lotado, principalmente na primavera e verão, quando o clima está mais agradável e as pessoas tendem a fazer mais programas ao ar livre. Dessa última vez que estivemos por lá, em abril de 2019, pegamos um dia ensolarado e a Portobello Road estava incrivelmente lotada.

Mercado de Portobello lotado

O Mercado de Portobello pode ser dividido em três partes: a que vende comida, a que vende roupas e artigos de segunda mão e as que vendem antiguidades e relíquias, o que atrai muitos colecionadores de produtos bem diversos (botões, livros, selos, moedas, xícaras, botões e outras coisas do tipo). A parte de comida, que inclui frutas, legumes, pães e algumas comidinhas prontas, funciona de segunda a sábado.


Placa de Portobello Road

Veja também: Guia de Londres – Tudo o que você precisa saber ao organizar sua viagem

Horários

O melhor horário para visitar é no início da manhã, quando ainda não está tão movimentado. A feira começa sempre às 9h e costuma terminar às 19h, mas dependendo do clima do dia, esse horário pode se estender. Oficialmente o Mercado de Portobello funciona aos sábados, mas, como já disse, a parte de comida funciona de segunda a sábado. Na sexta, a feira também passou a funcionar, embora com algumas bancas a menos e, ultimamente até no domingo você encontra algumas montadas, principalmente na parte de alimentação. Ou seja, se não estiver em Londres no sábado, ainda assim vale a pena conhecer a região.

O que fazer em Notting Hill

O que ver em Notting Hill

Mesmo que não tivesse a feira, ainda há outro pontos que merecem sua atenção em Notting Hill. Aliás, as próprias lojas da região são um atrativo. Algumas acompanham esse mesmo clima de antiguidade e curiosidade que você encontra na Portobello Market, como a Alice’s, uma loja que mais parece o cenário de um filme ou a The Travel Book Shopp, a livraria do filme, que só vendia livros e guias de viagem. Ela era real, mas fechou em 2011 e o ponto se transformou em uma loja de souvenir.

The Travel Book Shop em Notting Hill

A livraria foi reaberta tempos depois em uma nova sala e com uma ideia mais ampla, vendendo livros de outras categorias também. Hoje ela se chama The Notting Hill Bookshopp. O endereço é 13-15 Blenheim Crescent. Além de lojas, você pode ver, por exemplo a casa do escritor George Orwell, autor de 1984, Na pior em Paris e Londres e tantos outros livros famosos. Ele morou em Portobello Road em 1927. A casa fica no início da rua e é sinalizada com uma dessas placas azuis que o English Heritage usa para identificar e homenagear personalidades e fatos históricos.

Casa de George Orwell em Londres

Em Notting Hill também dá para ver a casa da Madonna, o estúdio de gravação do U2 e Coldplay e algumas obras originais de Banksy. Tudo isso em bairro só. Tem um grupo que faz um tour gratuito mostrando todos esses pontos. No final, quem participou, oferece uma gorjeta que acha que o guia mereceu. As vagas costumam ser bem limitadas e você pode ver os dias disponíveis e fazer a reserva por aqui. Não deixe de ler também o post completo sobre o que fazer em Londres. 

Onde se hospedar em Notting Hill

Em um outro post falei sobre dicas de hospedagem em Londres e listei algumas opções legais em Notting Hill, que apesar de não estar em uma área mais turística, fica próxima e é super delicinha. 

Como chegar

De metrô, você pode descer na estação de Notting Hill Gate (Central Line/vermelha, Circle/amarela e District Line/verde) e ao sair no portão principal, virar a direita e descer a rua. Você já está lá. Seguindo o fluxo, quando você chega no final da feira, na parte de antiguidades, não precisa voltar tudo, pode pegar o metrô em outra estação, a Ladbroke Grove (Hammersmith & Citi Line/rosa), que já está alí do ladinho. Vou deixar aqui um mapa mostrando a extensão da feira para vocês terem uma noção.

Clique aqui e veja todos os outros posts já publicados sobre Londres. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Guia de viagem para Londres | Across the Universe

  2. Pingback: O que fazer em Covent Garden em Londres | Across the Universe

  3. Pingback: Dicas de Hospedagem em Londres | Across the Universe

  4. Que demais! Adorei conhecer Portobello Road através do blog. O Portobello Market parece ser muito legal! Adoro estas feiras de rua. Se um dia for a esta região certamente quero conhecer.

  5. Pingback: O que fazer em Londres | Across the Universe

  6. Muito bom o post! A Portobello Road é mesmo uma ótima dica pra quem vai a Londres. Mas acredita que eu não vi a livraria do Notting Hill quando estive lá? Ao menos é mais um motivo pra voltar à cidade.

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *