O que fazer em Londres

Montar um roteiro de coisas para fazer em Londres não é uma tarefa simples justamente por conta da infinidade de passeios e atrações. Mas, com organização e planejamento dá para encaixar bastante coisa. Ou melhor, o suficiente para você querer voltar logo, pois mesmo com vários dias há muito o que se viver em Londres. E falo viver, porque é justamente o que recomendo a quem vai pela primeira vez e pergunta o que fazer em Londres; o legal de lá é justamente viver a cidade.

O que fazer em Londres

Não é exatamente aquele clichê do “deixe-se perder pelas ruas da cidade”. Não! Tô falando de andar e apreciar o básico mesmo, conhecer os bairros famosos, ir a um pub, uma balada, andar de ônibus de dois andares, de metrô, deitar na grama dos parques, caminhar pelas margens do Rio Tâmisa, observar os costumes dos ingleses e, repito, fazer o básico. Como disse no Guia de Viagem para Londres, todo tempo que reservar em seu roteiro para Londres ainda será pouco.

O que ver em Londres

Então é bom dar uma olhada no que tem para ver e fazer em Londres e eleger as suas prioridades, pois não vai dar tempo de entrar em todos os museus interessantes, fazer todos os passeios famosos ou visitar todos aqueles restaurantes indicados. Então, em resumo (se é que isso é possível), deixo uma seleção do que fazer em Londres dividido por MUSEUS, PARQUES, BAIRRO/RUA e OUTROS. Essa lista pode ser adaptada para a quantidade de dias que você tem disponíveis no seu roteiro e de acordo com o seu interesse na capital inglesa.


Se ainda não decidiu onde ficar em Londres, então não deixe de ler também esse outro post com recomendações de hospedagem em Londres.  

BAIRRO / RUA

Camden Town

Costuma ser referência de cultura alternativa. Era point para punks e góticos, mas hoje atrai todas as tribos e, inclusive, muitos turistas. Alí você encontra vários mercados (no melhor estilo feirinha) vendendo desde roupas, comidas a antiguidades e artesanato em geral. Aqui tem um post mais completo sobre Camden Town.

Lojas de camden town

Oxford Street

Rua da região central de Londres com as mais variadas lojas. Aqui você encontra uma Primark, a Selfridges, Zara, H&M, Uniqlo, Adidas, Top Shop, Marks & Spencer e uma infinidade de lojas de souvenirs.

O que ver em Londres - Oxford street

Regent Street

Quase uma continuação da Oxford Street, a Regent Street também é excelente para compras, embora bem mais requintada. Mas mesmo que não tenha dinheiro para comprar nas lojas da Ferrari, Apple, Hugo Boss e outras, vale a pena observar o capricho das vitrines e a magnitude dos prédios.

O que ver em Londres Regent Street

Portobello Road ou Portobello Market

A Portobello Road é uma rua que fica em Notting Hill. Ali acontece um das mais famosas feiras de Londres, a Portobello Market. É um daqueles lugares que você certamente não vai querer perder, mesmo se o tempo for curto. Tem mais sobre o bairro e o mercado nesse outro post aqui.

O que ver em Londres notting hill

Covent Garden

Aqui você encontra excelentes opções de pubs, restaurantes, lanchonetes, mercados (de feirinha a lojas de grandes marcas) e até ópera. Atrai um público diverso, que lota a praça ao redor do mercado principal. Três mercados fazem parte dessa estrutura: Apple Market, East Colonnade Market e Jubilee Market. Tem post com mais informações sobre Covent Garden aqui.

O que fazer em Londres covent garden

Picadilly Circus

Para mim, a Picadilly é o que há de mais emblemático em Londres. Não a toa, é comparada a Times Square. Aqui estão os famosos painéis publicitários, inúmeras lojas, boates, pubs e onde tudo e todos se encontram. Quando fiz intercâmbio em Londres, minha escola ficava exatamente embaixo dos painéis e eu passava nesse ponto diariamente. No meio de semana para estudar, nos fins de semana para passear.

O que fazer em Londres - Picadilly

Trafalgar Square

A praça que abriga a National Galery e os leões mais explorados de Londres. Está sempre cheia e é tido como o ponto mais central da cidade.

O que fazer em Londres - Trafalgar square

Abbey Road

A famosa faixa de pedestre dos Beatles fica em Abbey Road. Fica exatamente em frente ao estúdio onde foi gravado o 12º álbum da banda. O local está sempre cheio de turistas tentando fazer o melhor clique na faixa que é real (sim, é uma rua comum e com carros esperando os inúmeros turistas atravessarem diversas vezes de um lado para o outro). Na estação, você encontra lojas com souvenirs principalmente para os beatlemaníacos. Mas nesse outro post aqui você encontra dicas com outros pontos legais.

Faixa da Abbey Road

PARQUES

Hyde Park

O maior e mais famoso parque de Londres. Fica na região central e vale muito uma visita, seja em qualquer estação. No verão os gramados são tomados principalmente por piqueniques e ingleses em busca de uma vitamina D. No outono e no inverno o parque fica cinematográfico e na primavera você não sabe para onde olhar. É um bom lugar para fazer exercício, relaxar, comer nas barquinhas, mas também visitar alguns monumentos.

O que fazer em Londres - Hyde park

Regent’s Park

Dentro desse parque fica o Zoológico de Londres, que pode ser acessado por barco através de um passeio pela Little Venice. O parque tem jardins específicos, lago e até um teatro a céu aberto. O Regent’s Park também abriga o Primrose Hill, uma das mais famosas vistas de Londres para o pôr do sol.

O que fazer em Londres - parques

Holland Park

Um parque pequeno, que fica pertinho de Notting Hill. A maior atração é um jardim japonês, o Kyoto Gardens.

St. James’s Park

Esse é aquele parque fofo que fica de frente o Palácio de Buckingham e, portanto, bem no meio de tudo. É pequeno e é um refúgio que usávamos quando estudei alí em Picadilly.

O que fazer em Londres - St. James Park

MUSEUS

British Museum – Museu Britânico
6 milhões de itens de importância mundial te esperam nesse museu de entrada gratuita (no entanto, algumas exposições temporárias são pagas). Aqui você vê desde esculturas gregas, antiguidades chinesas a múmias egípcias. Tem uma turma de estudantes que faz um tour guiado fantástico pelo museu. Eles não cobram nada, mas você precisa fazer a reserva com antecedência por aqui para garantir a vaga e, no final, se achar que merece, dar uma gorjeta. 

O que fazer em Londres - Museu Britânico

Museu da História Natural

Acervo de plantas, animais, fósseis e minerais de mais de 400 anos. A entrada também é gratuita e o programa atrai turistas de todas as idades. Costuma ser muito procurado principalmente pelos amantes de dinossauros.

Museu Victoria & Albert

Sete andares de arte e design em forma de cerâmica, pintura, escultura, fotografia e roupas, entre outros objetos. E, ainda assim, a entrada é gratuita.

Museu da Guerra

Esse foi o primeiro museu londrino que conheci e isso, de certa forma, me marcou. Fui com colegas, em um passeio promovido pela escola de inglês onde estudava. Lembro de ver logo na entrada um pedaço do Muro de Berlim e pensar que um dia ainda o veria na Alemanha (dito e feito). O museu mostra um pouco do que as pessoas suportaram durante as guerras, mostra os meios de comunicação e transporte usados e as muitas armas. A entrada é gratuita.

O que fazer em Londres - Museu da guerra

British Library
Biblioteca nacional com mais de 14 milhões de livros, incluindo até mesmo manuscritos de dois mil anos antes de Cristo. Entrada gratuita.

Tate Modern

Também conhecido como Museu Nacional da Arte Moderna e Contemporânea também tem prédio imponente na beira do Rio Tâmisa. Uma ponte de pedestres (Millenium Bridge) liga a galeria de uma margem a outra. E como o próprio nome diz, é dedicado a exposições de arte moderna e contemporânea. A entrada é gratuita. Veja mais sobre o Tate Modern aqui.

Museu de Londres

Conta a história da capital inglesa até os dias atuais. É dividido por seções como a era Vitoriana, o Grande Incêndio, a Grande Praga de Londres e a Londres romana. Todo o material é disposto de maneira interativa, com cenários reconstruídos. A entrada é gratuita.

National Galery

Um dos prédios mais emblemáticos no centro do centro de Londres, na Trafalgar Square. Ali você encontra obras de arte de Van Gogh, Monet, Leonardo Da Vinci e outros artistas famosos. A entrada é gratuita.

O que fazer em Londres - National Galery

Museu de Sherlock Holmes

O mais famoso detetive britânico tem um museu só dele. A história do personagem, criado pelo médico Arthur Conan Doyle, é recriada em uma casa com todos os detalhes que remetem ao estilo do detetive. Para os fãs de Sherlock Holmes, tem também um passeio que leva às locações usadas na série.

Museu de Cera Madame Tussauds

Ah, mas jura que vai colocar esse junto dos demais museus? Sim, porque nem só de cultura vive o turista. Esse é um museu para você rir um pouco e julgar os bonecos de cera nem sempre tão parecidos com as estrelas retratadas. Tem gente que ama, mas tem gente que odeia. Mas adianto que vive lotado e é bom comprar o ingresso por aqui com antecedência para evitar filas e principalmente garantir desconto – na bilheteria é mais caro. 

O que fazer em Londres - Museu Madame Tussauds

OUTROS ATRATIVOS

London Eye

É a terceira maior roda gigante do mundo. Fica às margens do Rio Tâmisa e uma volta nela te garante uma das vistas mais privilegiada da cidade. Dura 30 minutos e é legal para fazer a volta tanto de dia, quanto de noite, mas no fim da tarde, com o sol se pondo, fica fantástico. Para evitar filas e principalmente surpresa nos valores, compre seu ticket antecipado por aqui. 

O que fazer em Londres - London Eye

Catedral de St. Paul

Igreja onde Lady Diana e o príncipe Charles se casaram. É a segunda maior catedral do mundo e um dos principais cartões postais de Londres. Dá para assistir uma celebração e também fazer um tour pelo interior da igreja, que leva a torre com vista privilegiada da cidade. Para evitar filas, dá para comprar o ingresso com antecedência aqui – tem guia multimídia em português.

St Paul Catedral

Abadia de Westminster

A igreja foi construída em estilo gótico e também foi palco de um famoso casório: o do príncipe William e Kate Middleton, em 2011. Também foi lá que a rainha Elisabeth foi coroada em 1953 e onde a princesa Diana foi velada, em 1997. É aberta a visitas guiadas (dá para comprar com antecedência aqui e evitar filas).

Tower Bridge

Um dos símbolos mais emblemáticos de Londres. Está sempre abarrotada de turistas procurando o melhor ângulo para fotos. Quem prefere uma visita mais completa, pode pagar para ter acesso à plataforma superior. Além de uma exposição sobre a história da ponte, o ingresso também garante uma vista privilegiada do Rio Tâmisa. Aliás, o acesso está incluso nas atrações do London Pass.

Tower Bridge

Torre de Londres

Pertinho da Tower Bridge, está a Torre de Londres. Alí você conhece mais sobre o prédio que já foi sede da realeza, zoológico e palco para episódios de tortura. Hoje abriga as jóias da coroa britânica. Para evitar filas, compre aqui seu ingresso com antecedência.

Plataforma 9 3/4 e outros atrativos do mundo Harry Potter

Quem é fã de Harry Potter sabe do que se trata a Plataforma 9 ¾, aquela onde os alunos da Hogwarts embarcavam entrando na parede. A cena pode ser reproduzida na Estação de King’s Cross, em Londres, onde um carrinho pela metade simula a mágica. Nesse outro post aqui explico mais sobre a plataforma e outros atrativos do mundo Harry Potter.

como tirar foto Plataforma 9 3/4

O Parlamento Britânico

Também no estilo gótico, o prédio do parlamento é um dos mais imponentes nas margens do Rio Tâmisa. É aqui que fica o Big Ben, o relógio mais famoso e pontual do mundo, mas que atualmente está em reforma. Você pode assistir uma sessão do parlamento, mas as vagas costumam ser disputadas. Então, o mais garantido são os tours guiados que podem ser reservados no site do parlamento

 Parlamento inglês

Buckingham Palace

Residência oficial da família real. Mas mesmo que não assista a troca da guarda (todo dia às 11h30), vale a visita para ver o imponente prédio e principalmente os jardins que o cercam. No mínimo, vai te render excelentes fotos. A porta está sempre lotada e, no verão, quando a rainha vai para a Escócia, é possível visitar alguns cômodos. Os ingressos são vendidos aqui

O que ver em Londres - palácio da rainha

Passeio de barco pelo Rio Tâmisa

Esse passeio é bem legal não só para curtir a vista a partir do rio, vendo os prédios de uma perspectiva diferente, mas também para se locomover de uma atração a outra. Explico. Esse barco passa por Westminster, London Eye, Torre de Londres e Greenwich, assim você pode subir e descer quantas vezes quiser nas quatro paradas da rota. Os barcos passam a cada 40 minutos e dá para comprar o passe de 24h ou 72h aqui

Meridiano de Greenwich

Aquele ponto onde você consegue colocar um pé no ocidente e outro no oriente ao mesmo tempo. Uma das melhores formas de chegar, é de barco.

Assistir a um espetáculo

Esse também considero um excelente passeio. Escolha uma peça teatral ou espetáculo musical para você conhecer a qualidade dos espetáculos londrinos. Aliás, na nossa última viagem assistimos Les Misérables. Contei tudo nesse outro post aqui

Em resumo, essas foram algumas sugestões de atrativos para se conhecer em Londres. Mas no post guia sobre Londres, falei também sobre as opções de passeios bate-volta a partir de Londres, um deles é para Stonehenge, que fica perto e é bem fácil de chegar.

Acha que faltou algum passeio que deveria estar nessa lista? Conta para a gente aqui nos comentários!

Veja aqui todos os outros posts já publicados sobre Londres.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Dicas de Hospedagem em Londres | Across the Universe

  2. Pingback: Guia de viagem para Londres | Across the Universe

  3. Pingback: O mundo alternativo de Camden Town | Across the Universe

  4. Pingback: Como tirar uma foto na Plataforma  9 ¾ | Across the Universe

  5. Pingback: Como ir a Stonehenge | Across the Universe

  6. Pingback: Tudo sobre a Portobello Road | Across the Universe

  7. Murilo Pagani
    04 set 2019

    Nossa, Londres deve ser uma cidade inesgotável, né?!
    Realmente é muita coisa para fazer e viver!

    Para uma primeira viagem, quantos dias você recomenda? Pra conhecer as atrações mais famosas sem muita correria?

    Adorei as dicas!

    Abraço

    • Sim, Murilo. Inesgotável é uma excelente definição. Morei em Londres por mais de 1 ano e não conheci tudo que gostaria. Para uma primeira viagem 1 ou 2 dias é insanidade, 3 dias é razoável e a partir de 5 começa a ficar bom. O ideal são 7 dias, mas tudo isso depende, é claro, do seu ritmo.

  8. Pingback: O que fazer em Covent Garden em Londres | Across the Universe

  9. Mariana Antunes
    15 jan 2020

    Londres é um local fascinante mesmo! 🙂 Quando fui não tinha essa Plataforma 9 3/4 do Harry Potter kkkk Tenho que voltar com certeza! Amo o filme 😛 Os parques londrinhos são lindíssimos! É bom ir no verão, eu odeio frio kkkk

  10. Pingback: Passeios de graça em Londres Imperdível | Dicas Inglaterra

  11. Pingback: Across the Universe | Quanto custa viajar? Veja os custos de viagem para 13 destinos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *