Como ir a Stonehenge desde Londres

Aproveitando um período livre no nosso Roteiro em Londres, nos programamos para ir a Stonehenge em um esquema bate e volta. Eu já havia ido em 2007, fazendo o passeio por conta própria, saindo de trem de Londres, mas dessa vez os preços dos trens não estavam nada atrativos e então optamos por fazer por agência. Fizemos pela Civitatis e tivemos uma excelente experiência.

Como ir a Stonehenge

Stonehenge fica a 140km de Londres. Tão misterioso quanto as pirâmides do Egito, é um dos monumentos mais intrigantes da história. Não se sabe ao certo o porquê ou para que foi construído, mas suspeita-se que o círculo de pedras servia como um calendário solar e foi erguido em 3 fases distintas, cada uma provavelmente com 2 mil anos de distância entre elas.

O círculo de pedras se alinha com o nascer do sol no solstício de verão. Então, no dia 21 de junho o sol nasce perfeitamente alinhado à pedra principal. Também há evidências de que Stonehenge serviu como cemitério em função das covas encontradas em seus arredores.

Não deixe de ler também o post completo sobre o que fazer em Londres


Como ir a Stonehenge

Há várias opções para se chegar até Stonehenge e nenhuma delas é exatamente barata (para quem ganha em reais e não pegou nenhuma promoção). Vou listar todas aqui e você decide o que melhor se encaixa na sua programação e orçamento. A primeira e mais comum é ir de trem saindo de Londres até Salisbury, que é a estação mais próxima do atrativo. Há algumas empresas que fazem essa rota, mas para fazer um apanhado de todos os horários e preços, sugiro o ebookers, porque eles já te mostram todas as opções.

Os preços variam muito (muito mesmo), então se puder, se programe com antecedência para poder se encaixar no dia que tiver com um melhor preço do trem, porque o restante tem preço fixo e o valor do trem vai ser a maior parte do gasto dessa viagem. Ou seja, isso vai definir se ela vai sair cara ou barata. No dia que tentamos ir, o preço mais em conta para ida e volta foi de 39 libras.

Descendo em Salisbury, você pega um ônibus na porta da estação e vai até o centro de visitação de Stonehenge. Esse ônibus custa atualmente 12 libras. Por último, você compra o ingresso para entrar em Stonehenge, que atualmente custa 19 libras. Então levando em consideração o dia que pesquisei seriam 39 libras do trem + 12 libras do ônibus + 19 libras do ingresso: total de 70 libras por pessoa.

Veja também: Dicas para escolher a melhor hospedagem em Londres

Como chegar em Stonehenge

De ônibus para Stonehenge

Outra opção é ir de ônibus. A National Express faz a rota e os preços costumam ser mais em conta do que o trem. No dia que pesquisei, encontrei trechos por 24 libras ida e volta, mas os horários não estavam bons para a única data que eu tinha disponível e a rota era mais demorada.

O mesmo trecho era feito em 2h40 e só até a estação, onde teria que pegar o ônibus até o atrativo (que leva mais meia hora). A Megabus também costumava fazer o trajeto e garantir algumas promoções, mas parece que a rota foi suspensa – não sei se apenas temporariamente.

Então diante dos valores, horários e pela comodidade, optamos por fazer esse passeio pela Civitatis e pagamos 53 libras pelo tour completo, que incluía o transporte de ida e volta e o ingresso de Stonehenge, não precisando nos preocupar com mais nada. Fomos e voltamos de ônibus, saindo de Londres às 8h da manhã e retornando às 14h.

Então tivemos essa vantagem do melhor aproveitamento do tempo, já que nos trens ou ônibus nem sempre conseguimos um que se encaixa exatamente na programação. A viagem durou 2 horas e o ônibus vai direto até a porta do atrativo. Lá dentro tivemos 2h. Você pode fazer a reserva do seu passeio com a Civitatis por aqui.

Stonehenge na Inglaterra

Combinando o passeio

Uma sugestão legal de como ir a Stonehenge é combinar o passeio com uma visita a cidade de Bath, que abriga o único manancial de águas quentes da Inglaterra. Quando fiz o passeio pela primeira vez, combinamos com uma visita à cidade e ainda curtimos um dos vários spas de águas termais, que supostamente possuem propriedades medicinais. Também tem esse passeio na Civitatis, incluindo até mesmo o almoço. 

Uma outra opção, é alugar um carro e ir por conta própria sem medo de ser feliz. Se tiver em um número maior de pessoas, pode sair em conta e você fica com maior flexibilidade de tempo e de paradas. São cerca de 140km de rodovia. A questão é só se familiarizar antes com a mão inglesa e ir com calma e com o auxílio do GPS. Faça uma busca no site da Rentcars – que mostra um apanhado dos preços de todas as locadoras da região – e veja se vale a pena para sua programação.

Chegando em Stonehenge

Quando fui pela primeira vez em 2007 e até o fim de 2013, a entrada era bem de frente ao monumento, que fica na beira da pista (isso mesmo, dá para ver o círculo de pedras da estrada). Então você descia ali e já estava de frente para atração. Mas desde 2013 foi criado um centro de visitantes que achei bem necessário, uma vez que não havia muita estrutura e nem mesmo um lugar legal para fazer um lanche. Agora há uma grande lanchonete, banheiros, um local para de descanso e uma grande loja de souvenirs.

A estrutura é bem moderna e abriga uma exposição permanente com peças descobertas no local. O único inconveniente é que ficou bem longe das pedras (mais exatamente 2,5km) e você tem duas opções: andar até o local ou ir com os ônibus que fazem o percurso (já incluso no ingresso). No dia que fomos, estava bem cheio e havia uma fila grande para pegar o ônibus, então resolvemos ir à pé pelo campo. Foi agradável porque a temperatura estava tranquila. Na volta, pegamos o ônibus.

Como ir a stonehenge

Ingresso para Stonehenge

Além desse transporte da portaria até o atrativo, o ingresso para Stonehenge (que se você for por conta própria é melhor já comprar o seu com antecedência no site) te dá direito ao guia de áudio. No dia que fomos, estava lotado e não foi suficiente para todos. Mas quando tem, há áudio em português. Outra opção é baixar o aplicativo no seu celular e ouvir as explicações por lá. O app, no entanto, só disponibiliza áudio em inglês.

Você foi para Stonehenge em um esquema mais em conta ou mais viável? Conta aqui para a gente nos comentários.

Leia aqui todos os outros posts já publicados sobre a Inglaterra.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Dicas de Londres | Chicas Lokas

  2. Pingback: 85 atrações grátis em Londres | Preciso Viajar

  3. Daniel
    24 jul 2019

    Adorei as dicas, ano que vem chego no Stonehenge. Obrigado

  4. Pingback: O que fazer em Londres | Across the Universe

  5. Pingback: Tâmisa: o rio/ Parlamento/ London Eye/ Tower Bridge/ Torre de Londres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *