Les Misérables: assistindo a um espetáculo em Londres

Uma viagem à Londres te dá oportunidade de fazer uma porção de coisas que geralmente ficam naquela sua listinha de coisas para fazer antes de morrer. Por exemplo: colocar um pé no Oriente e outro no Ocidente, no Meridiano de Greenwich. Vai dizer que você não tem curiosidade? Outra oportunidade imperdível, na minha opinião, é assistir um espetáculo em Londres.

Quase uma Broadway de Nova York, a região de West End, em Londres, fica nos arredores da famosa Leicester Square e reúne cerca de 40 teatros, onde são exibidos os mais famosos espetáculos de dança, música ou teatro. 

Espetáculo em Londres

Os ingleses realmente têm o hábito de ir ao teatro com frequência, então mesmo aqueles espetáculos que estão há décadas em cartaz, estão sempre com sessões lotadas. Por isso é sempre bom comprar o ingresso com antecedência. Dá para comprar pelo HelloTickets, escolhendo o assento que mais lhe agrada. Explico mais sobre isso logo mais. 

Dos espetáculos em Londres eu já havia assistido o Wicked e Chicago (esse último já nem está mais em cartaz), mas há bastante tempo. Dessa vez escolhemos o musical com mais tempo em cartaz: Les Misérables (Os Miseráveis), que é encenado desde 1985 e já foi visto por mais de 75 milhões de pessoas em 44 países.

Les miserables ingresso

Já aviso que se você é daqueles que tem preconceito com musicais, pode ir revendo essa ideia, porque os espetáculos londrinhos são incríveis e você não ficará entediado alí dentro. Só para te dar uma ideia, o Le Mis, como é conhecido, é um dos espetáculos preferidos entre os fãs do gênero musical.

“Mas eu não falo inglês”

Esqueça a barreira do idioma. Mesmo que você não fale ou não entenda tudo em inglês, não tem como não se render à trama. Geralmente, as músicas são parte ativa da narrativa. Em Les Misérables, as canções são a narrativa. Há raríssimos diálogos falados, apenas músicas.

Você consegue entender a história pela encenação, o tom de voz, o drama. A música e a dança explicam bem. Mas se não quiser chegar tão perdido, pode ver o filme ou ler o livro (o livro é melhor) antes de assistir ao espetáculo. Se não tiver tempo, leia ao menos a sinopse.

Musical Les miserables

O enredo de Les Misérables

O espetáculo Les Misérables é uma adaptação do livro do escritor francês Victor Hugo, que é considerada uma das maiores e mais importantes obras do século XIX. O livro conta a história de Jean Valjean, um ex-presidiário condenado a 19 anos de prisão por roubar um pão. Depois de solto, ele passa a ser perseguido por um policial. Após concordar em cuidar da filha da operária Fantine, a vida de ambos é transformada.

Les Misérables fala de sonhos revolucionários, amor, sacrifício e superação. A trama se passa na época de duas grandes guerras: a Batalha de Waterloo e os Motins de 1832 e tudo é muito bem retratado através da riqueza dos figurinos, da maquiagem, cenários e iluminação.

Você fica impressionado e impactado com tudo do início ao fim e, claro, muito dessa emoção vem das músicas, mas o cenário também não perde. As construções retratadas no palco mostram o contraste entre as classes sociais naquela época de crise. O cuidado com os detalhes encanta. A iluminação complementa o cenário, com tons sempre escuros.

Espetáculo Les Miserables

Mas, obviamente, os atores são as estrelas. Alí você está diante de um elenco com artistas completos que interpretam, dançam e cantam fazendo você se arrepiar. Impossível não se emocionar quando uma das personagens canta “I dreamed a dream”, por exemplo.

Não é a toa que esse espetáculo já ganhou 125 premiações. Então sugiro que você assista para descobrir o porquê dele continuar lotando sessões mesmo depois de 35 anos em cartaz.

Comprando o ingresso

Não deixe para comprar na hora. Ingresso com desconto na última hora só dá certo se você não faz questão de escolher a peça e qualquer uma servir. Mas, como disse acima, o Le Mis e as outros espetáculos mais aclamados estão sempre lotados, então compre com antecedência no HelloTickets. O site é todo em português, os valores já aparecem em reais e dá para parcelar. Se a ideia é economizar, escolha lugares mais baratos. Escolhemos um em conta, na parte de cima, e conseguimos assistir com conforto da mesma forma.

Espetáculo em Londres

Logo após fazer a reserva, o voucher é enviado por e-mail. Você leva esse ticket (no celular mesmo ou impresso, como preferir) no guichê do teatro e resgata as pulseiras que dão direito a entrada.

Como chegar ao teatro

Le Mis é apresentado no Queen’s Theatre, que também é conhecido como Sondheim Theatre. É nessa área onde são apresentados a maior parte dos espetáculo em Londres. O prédio foi construído em 1901 e parcialmente destruído na guerra, em 1940. A fachada é mais moderninha, mas o interior ainda conserva o formato original, bem diferente dos nossos teatros brasileiros.

Fachada do Queen's Theatre

O prédio do Sondheim Theatre fica na 51 Shaftesbury Avenue, em West End, pertinho da estação de metrô Piccadilly Circus, mas também dá para descer em Leicester Square, Covent Garden. Fica tudo bem próximo. Dependendo de onde está hospedado, dá para ir a pé. Se ainda não decidiu sua hospedagem, veja aqui dicas sobre onde ficar em Londres.

Data e horário da apresentação

De segunda a sábado, às 19h30 e nas quartas, quintas e sábados tem sessão extra às 14h30. Essa programação pode mudar em algumas datas devido a feriado, por exemplo. O espetáculo tem 3 horas de duração, com 15 minutos de intervalo. Sim, é longo. Então esteja descansado para aproveitar bem. Lembre-se de comer bem antes também. No intervalo tem lanchonete, mas recomendo deixar para jantar na região após sair do teatro. Tem muitas opções legais por ali.

O espetáculo é indicado para crianças?

Eu diria que é indicado para todas as idades, mas algumas crianças podem ficar entediadas sim, porque geralmente são mais inquietas. O Queen’s Theatre coloca como idade mínima 3 anos, mas recomenda que para entender e aproveitar melhor o musical é ideal que a criança tenha mais de 7 anos. O teatro também avisa que a equipe pode pedir que os pais se retirem caso as crianças não estejam confortáveis no local e venham a perturbar outros visitantes.

Veja aqui todos os outros posts já publicados sobre Londres.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: O que fazer em Londres | Across the Universe

  2. Pingback: Dicas de Hospedagem em Londres | Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | O que fazer em Covent Garden, em Londres | Across the Universe

  4. Eu morro de vontade de ver um musical como o Les Miserables. Quero muito ter a oportunidade de fazer isso em breve. Abraços. Adorei o texto e as dicas!

  5. Pingback: Onde se hospedar em Londres - Inglaterra | De Lugar Nenhum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *