Quanto custa viajar? Veja os custos de viagem para mais de 20 destinos

Entre as perguntas que aparecem aqui nos comentários, com certeza a mais comum é: “quanto custa viajar para…”? E sempre que vou escrever sobre custos de viagem, penso no quanto isso é extremamente pessoal, já que o preço final depende muito do gosto de cada um, do estilo de viagem, da época e das promoções que você aproveita. Mas fique tranquilo que nesse texto vou dar algumas dicas sobre como calcular os custos de viagem e ainda revelar o preço de alguns dos destinos mais famosos.

Já adianto que o processo envolve basicamente muita pesquisa e é uma forma de planejar bem seu passeio. Assim você mapeia todos as opções e evita surpresas desagradáveis com gastos inesperados.

Quanto custa viajar

Foto: Pixabay

Escolhendo o destino e comprando a passagem

Na verdade, como contei nesse outro post sobre planejamento da primeira viagem internacional, costumo escolher o meu próximo destino pelo preço das passagens. Claro que tenho uma listinha de desejos, mas são as promoções que definem qual será o local. Isso porque essa costuma ser a parte mais pesada nos custos de viagem. Veja mais detalhes nesse outro post sobre como comprar passagem aérea barata

Então, além de ficar de olho em promoções anunciadas, eu vou fuçando no Skyscanner por dias e fazendo mil simulações até sair um bom preço. Eu adoro esse site, porque te dá um apanhado geral dos preços de várias companhias. Quando tenho milhas, também tento tirar a passagem usando pontos.


Calcular custos de viagem

Se não tiver, também dá para usar o site da MaxMilhas, que emitem passagens com milhas vendidas por outros usuários cadastrados. Já usamos várias vezes e é confiável. Mas não esqueça de conferir o valor da taxa de embarque e inclui-la nos custos de viagem. Mesmo com milhas, tem essa taxa a parte.

E na hora de verificar as passagens, é bom já ter pesquisado bem o roteiro para saber, por exemplo, como vão ser os deslocamentos internos. Em uma viagem para a Tailândia, por exemplo, você dificilmente vai atravessar o mundo para conhecer apenas a região de Bangkok. Se quiser conhecer as praias, vai precisar também de passagens internas. Para o caso de viagens de ônibus, uso o site da ClickBus.

Viagem de Carro

Agora, caso sua viagem seja de carro, tem o site da Qualp, que faz um cálculo bem legal do valor médio que você vai gastar com combustível e pedágio, se houver. De qualquer forma, também há destinos, que você vai precisar calcular tanto os custos de passagens aéreas, como também os de aluguel de carro no local.

Sempre fazemos nossas reservas com a RentCars, que é um site que compara os valores das principais locadoras de veículos e te mostra o melhor preço. Ao pesquisar as opções de locadoras no destino escolhido, compare não só o preço final, como também as taxas e se já tem incluso o seguro. Veja esse outro post se tiver dúvida sobre como alugar carro no exterior.

Quanto custa de viajar de carro

Hospedagem

E aqui vamos para o segundo item mais caro da lista. Mas, claro, mais uma vez, isso vai depender do estilo da sua viagem. Pelo Booking você consegue mapear todas as opções de hospedagem do destino que escolheu. Desde as opções mais caras àquelas mais econômicas. Ou seja, se quer hotel de luxo, tem. Mas se prefere uma pousada simples ou apartamento de temporada, tem também.

Eu sempre fiz minhas reservas pelo Booking, me orientando pelos relatos que os hóspedes deixam sobre cada opção. É prático, rápido e seguro.Conferido o valor da hospedagem e das passagens, você já tem uma boa noção de quanto vai custar sua viagem.

Preço de hospedagem

Alimentação

Muita gente esquece de calcular os custos com alimentação. Mas não cometa esse deslize, porque é um gasto significativo. Para ajudar, pesquises posts sobre “Onde comer” no destino que escolheu. (Exemplo: onde comer em Foz do Iguaçu). Nesse textos há boas dicas de restaurantes e já com estimativa de preços.

Custos de viagem com alimentação

Então veja uma média do valor de uma refeição no seu destino e multiplique pelos dias de viagem. E confira o que já tem incluso na sua hospedagem. Se não tiver o café da manhã, por exemplo, essa é mais uma refeição que precisa colocar nos custos de viagem.

Passeios

Esse item também só dá certo calcular os gastos quando você já tem uma boa noção do roteiro que pretende fazer no destino que escolheu. Faça um mapeamento de tudo o que pretende fazer, verificando o valor que custa cada passeio e anote tudo no seu planejamento. 

Dá até para aumentar ou encurtar a lista de acordo com o orçamento. Ou priorizar passeios gratuitos. Dica: sempre pesquise por posts do tipo “O que fazer em” e veja todas as opções de atrativos no destino que você escolheu. (Exemplo: O que fazer em Londres). Geralmente esses relatos também já estão acompanhados de valores.

Quanto custa viajar | Os Passeios

Transporte Local

É importante também calcular os custos do transporte que irá utilizar no local. Isso pode ser metrô, ônibus, trem , táxi, Uber ou mesmo o aluguel de carro que falamos no início. Geralmente, ao planejar a viagem, procuro por posts sobre “como se locomover em” (Exemplo: Como se locomover em Fernando de Noronha). Assim vejo relatos e dicas de quem já foi sobre a melhor forma de se movimentar na cidade e já tenho uma noção do que vou gastar.

gastos com Transporte no local

Compras

Esse item não preciso nem dizer o quanto é pessoal, não é mesmo? E não é nada obrigatório. Mas alguns turistas gostam de aproveitar as oportunidades de compras em alguma viagem, outros não resistem à ideia de levar uma lembrancinha. Então avalie se vai precisar ou querer comprar algo buscando por posts como “Compras em” (Exemplo: Compras em Miami). Assim você já tem uma noção do que te aguarda e já vai preparado financeiramente para isso.

gastos com compras de viagens

Seguro viagem

Já esse é um item mega importante. Sei que é chato colocar mais uma despesa na sua lista, mas não brinque com a sorte. Um acidente ou imprevisto pode fazer a sua viagem (e o seu orçamento) virar um pesadelo. E o seguro viagem não é caro. Então não vale o risco. No geral, o seguro cobre despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, despesas odontológicas, traslado médico e funerário, atrasos e despesas com medicamentos.

Nós usamos o Seguro Viagem da Real, que é um comparador de seguro viagem. Quando você entra no site e coloca seus dados e o da sua viagem, o sistema te apresenta uma lista de todos os seguros disponíveis do mais barato ao mais caro, detalhando a cobertura oferecida por cada um. Faça uma simulação e veja o valor que vai acrescentar no seus gastos.

Visto

Não é sempre necessário, mas alguns destinos internacionais precisam de visto. E esse documento costuma ter um custo. Por isso, mais uma vez, é preciso pesquisa sobre o destino escolhido. Lembrando também que se você ainda não tem passaporte ou tem mas está vencido, vai precisar anotar mais um gasto no seu orçamento de viagem. 

Custos de viagem com vistos

Pronto! Agora que você tem uma boa noção de quanto custa viajar, veja o relatos de outros viajantes com o detalhamento dos preços de viagens nacionais e internacionais que eles fizeram. É sempre bom ter exemplos para ter ideia do que te espera. Mas, lembrando, tenha em mente que o valor real da sua viagem não vai ser exatamente o mesmo que o outro viajante pagou, pois tudo depende daqueles fatores que já citamos.

Brasil
Quanto custa viajar para…
Arraial do Cabo
Campos do Jordão
Fernando de Noronha
Morro de São Paulo
Jericoacoara
Quanto custa ir ao Hot Park

África
Quanto custa viajar para África do Sul

América do Norte
Quanto custa viajar para..
Cancun
Disney

América do Sul
Quanto custa viajar para Ushuaia
Machu Picchu
Salar de Uyuni

Ásia
Quanto custa viajar para Filipinas
Maldivas
Tailândia

Europa
Quanto custa viajar para Portugal
Quanto custa passar uma semana em Lisboa
Paris
Quanto custa viver na França
Quanto custa viver na Itália
Escócia – Quanto custa 3 dias em Edimburgo


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Quanto custa uma viagem para a África do Sul

  2. Pingback: Across the Universe | Quanto custa uma viagem para Fernando de Noronha - Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | Quanto custa viajar para Tailândia?

  4. Pingback: Across the Universe | 6 lugares para viajar em julho no Brasil

  5. Adoro artigos com dicas da gastos, ajudam muito a termos uma ideia de quanto gastaremos em uma trip. Parabéns pelo artigo, adorei

  6. Pingback: Across the Universe | 10 dicas para encontrar passagem aérea barata

  7. Pingback: Across the Universe | Guia completo da Chapada dos Veadeiros

  8. Pingback: Across the Universe | 14 aplicativos de viagem para você ter sempre à mão

  9. Pingback: O que fazer em Foz do Iguaçu, quando ir e onde ficar | Ares do Mundo

  10. Pingback: Qual o custo de vida na França? - Destino Provence % %

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *