Como usar o transporte público de Vancouver
O transporte público em Vancouver é eficiente e funciona muito bem com o sistema integrado entre ônibus, SkyTrain (metrô de superfície) e Seabus, o barco que liga Vancouver à North Vancouver. Para efeito de cobrança, a cidade é dividida em três zonas (veja o mapa) e a tarifa aumenta dependendo do número de regiões por onde você vai andar.
O ticket único custa:
CAD$2.75 – Zona 1 (Amarela)
CAD$4.00 – Zona 2 (Vermelha)
CAD$5.50 – Zona 3 (Verde)
Para quem vai ficar um mês ou mais na cidade, é interessante comprar o ticket mensal, que dá direito a usar todos os meios de transporte quantas vezes for necessário em um prazo de 30 dias.
O ticket mensal custa:
CAD$ 91 – Zona 1 (Amarela)
CAD$ 124 – Zona 2 (Vermelha)
CAD$ 170 – Zona 3 (Verde)
O passe é vendido nas lojas 7 Eleven espalhadas por toda a cidade, mas esse, em específico só é vendido até o dia 10 de cada mês. Então se você chega em Vancouver após essa data, é ideal que você compre o bloco com 10 bilhetes, chamado de FareSaver. Cada ticket é válido por 1h30, então você pode pegar mais de um meio transporte com cada passe durante esse período de 1h30.
Foto: Alyson Hurt
O bloco com 10 tickets custa:
CAD$ 21 – Zona 1 (Amarela)
CAD$ 31,50 – Zona 2 (Vermelha)
CAD$ 42 – Zona 3 (Verde)
Dica: De segunda a sexta, após as 18h30 e nos fins de semana, você pode andar livremente por todas as zonas com o ticket da zona 1, por exemplo e o ticket único custa CAD$ 2,50 para todas as zonas.
Atenção! Normalmente nem o motorista, nem funcionários do SkyTrain ou SeaBus, exigem a apresentação do ticket. Você apresenta voluntariamente. De qualquer forma, não tente burlar as regras, pois a qualquer sinal de infração, eles acionam silenciosamente a Polícia e você tem que arcar com uma multa de CAD$ 173.
Sobre os ônibus
São cerca de 100 linhas, todas com conexão com as estações de metrô. O grande atrativo dos ônibus é que eles são equipados com suporte para bicicleta, possibilitando que você faça parte do trajeto de bike e a outra de ônibus.
Foto: Igor Bertyaev
O motorista pode receber o valor do ticket único dentro do bus, mas o dinheiro deve estar trocado. E é bom alertar que, ao parar no ponto, o motorista apenas libera a trava da porta, mas não abre. Para sair, é preciso empurrar a barra da porta.
Saiba mais sobre o trajeto, linhas e horários dos ônibus.
Sobre o SkyTrain
A cidade conta com basicamente três linhas:
Expo Line, que sai do centro e cruza a cidade no sentido Oeste, passando pelo Distrito de Burnaby e tendo como ponto final o Distrito de Surrey.
Milleninum Line faz o transporte para a região ao Norte da cidade (North Burbaby).
Canada Line faz a ligação do centro com o Distrito de Richmond e o aeroporto de Vancouver, cruzando a região de Norte a Sul.
Foto: Michael Chu
Saiba mais sobre trajetos, linhas e horários do SkyTrain.
Sobre o SeaBus
É uma espécie de balsa bem rápida e moderna que faz o transporte entre o centro e a região Norte de Vancouver. O trajeto dura cerca de 15 minutos e acredito que não dê nem tempo para enjoar. O SeaBus sai da estação Water Front, próxima ao Canada Place.
* Foto: Tathi Sobroza
Saiba mais sobre os horários do SeaBus.
Informações adicionais
Esse post faz parte da série “O essencial de Vancouver“. Não deixe de visitar os demais artigos publicados até então:
Deep cove: Um dos lugares mais lindos de Vancouver
Que tal experimentar um japadog?
explicação bem completa! gostei!!!
Adorei todas as matérias … simples , objetivas e úteis !! Vou aproveitar em fevereiro de 2018 !!
Pingback: Nosso Roteiro: Victoria | Across the Universe
Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro de Vancouver
Pingback: Across the Universe | Intercâmbio no Canadá: veja as vantagens
Pingback: Across the Universe | Roteiro para Victoria