Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias

Se é sua primeira viagem para Itália e você, assim como muitos brasileiros, tem uma certa atração por esse país, minha dica é: reserve um bom tempo e, se possível, uma viagem exclusiva. Porque sei que quando a gente pensa em um roteiro pela Europa, a vontade é de colocar uns 5 países de uma só vez. Mas com inúmeros atrativos, a Itália merece mais que uma “passadinha”.

Uma viagem para Itália inclui Florença

Quantos dias são necessários para conhecer a Itália

É difícil falar na quantidade de dias para conhecer um país inteiro. Mas eu diria que com menos de uma semana não dá para dizer que você viu muito. Daria para ver apenas uma ou duas cidades. Então parta do princípio que o ideal é, pelo menos uma semana. De qualquer forma, mesmo um roteiro de 30 dias talvez ainda fosse pouco, porque é difícil encaixar toda a história de Roma, a singularidade de Veneza, a beleza da Toscana, as praias do litoral e os inúmeros eventos de Milão.

A verdade é que a Itália é um país para você conhecer com calma. Então, mesmo que em uma primeira viagem você não tenha tanto tempo para o país, pense nessa como uma viagem de reconhecimento. Assim, se você gostar realmente do clima italiano, vai programar outra ou outras viagens.

Então vou deixar aqui algumas sugestões de roteiros para quem tem 8, 10, 12 ou 15 dias no país. Para bolar esses itinerários, levei em conta a questão logística, pensando na melhor forma de você se locomover de um lugar para o outro, sem fazer zig-zag e otimizando o tempo.



vielas de San Leo

Qual a melhor época para viajar para Itália?

A melhor época, sem dúvida, é a primavera, de 21 de março a 20 de junho, porque não é tão quente quanto o verão, o país fica todo florido, a temperatura é agradável e os dias são longos. Então você consegue aproveitar bem o seu tempo.

Viagem para Itália | Coliseu

No verão, de 21 de junho a 20 de setembro, além do calor que realmente castiga, os atrativos costumam ficar lo-ta-dos e o preço de tudo é mais caro: do cardápio do restaurante às passagens internas (inclusive, as de trem). O outono, de 21 de setembro a 20 de dezembro, também é mais tranquilo. Já o inverno (21 de dezembro a 20 de março), pode ser menos interessante por conta do frio intenso.

Como se locomover

Vielas da Itália

O ideal é você comprar uma passagem do Brasil para a Itália usando a opção de múltiplos destinos, chegando pela primeira cidade e saindo pela última que você vai visitar. Isso te dá uma comodidade imensa e poupa muito do seu precioso tempo de férias. Nesse outro post aqui, eu explico como comprar passagem com múltiplos destinos.

Como qualquer viagem para Italia passa por Roma, a ida ou a volta da sua passagem pode ser por lá, que é um dos aeroportos com mais opções de voos para o Brasil. O segundo deles é Milão. Mas é possível também encontrar voos para Veneza ou Florença. Veja o que fica melhor para você. Já os deslocamentos internos você pode fazer de trem e alguns poucos de ônibus. Mais na frente explico um por um.

Ponte Vechio em Florença

Viagem para Itália: o que fazer em 8 dias

Em um roteiro de 8 dias, é possível fazer o básico, mas incluindo as cidades que costumam ser mais visitadas: Roma, Florença e Veneza. Então o ideal é você comprar uma passagem chegando por Roma e saindo por Veneza ou o contrário. Então você divide em 4 dias em Roma, 3 em Florença e 1 em Veneza.

Viagem para Itália | Vaticano

Roma

Dia 1 – Tour pelo centro de Roma

Como é o primeiro dia, pode ser que você não tenha ele inteiro disponível e nem esteja adaptado ao fuso. Pegue leve e faça um tour básico pelo centro de Roma, visitando os principais monumentos da região, como Fontana di Trevi, Panteon, etc.

Fontana di Trevi em Roma

Dia 2 – Coliseu e Palatino

O segundo dia você reserva para conhecer o Coliseu, o Fórum Romano e o Palatino. Apesar de ficar um ao lado do outro, você vai gastar o dia inteiro.

Por dentro do Coliseu

Dia 3 – Vaticano

Você vai precisar de no mínimo um dia inteiro para o Vaticano. Se for dia de audiência com o Papa (acontece sempre às quartas-feiras e recomendo fortemente que você tente encaixar esse dia no seu roteiro), talvez fique puxado você participar da audiência, visitar o Museu do Vaticano e conhecer a Basílica de São Pedro. Mas se não for dia de audiência, dá para conhecer a Basílica pela manhã e o Museu a tarde.

Audiência com o Papa

Dia 4 – Monumentos mais afastados, museus, castelos e outros

Reserve esse dia para você conhecer aqueles pontos que não estão exatamente no centro e não deu para você fazer no dia 1. Por exemplo: Boca da Verita, Piazza del Popolo, Piazza di Spagna, etc. Também dá para encaixar algum castelo ou museu específico que queira visitar. Dê uma olhada aqui em uma sugestão de roteiro por Roma. 

No fim do dia, pegue um trem para Florença. Tem em vários horários. Você pode comprar o ticket pelo site da Trenitália.

Piazza di Spagna, em Roma

Onde ficar em Roma

Já me hospedei nas proximidades da Estação Termini e não recomendo muito. É estratégico e tal, mas é uma região feia. De qualquer forma, a hospedagem ideal vai depender muito do seu gosto e do seu bolso. Já nos hospedamos no Hotel Residenza Il Duca, que fica a 2km do Vaticano (dá para ir a pé tranquilamente) e adoramos. É simples, mas bem aconchegante. 

Também nos hospedamos no Home 57 Relais, que fica do outro lado, mas estrategicamente localizado ao lado da estação Re di Roma do metrô. O esquema é o mesmo. Simples, mas confortável. Se quer algo melhor, indico o Nerva Boutique Hotel e o Relais Santa Maria. Confortáveis, bem localizados e com serviço impecável. Caso queira ficar no centro histórico mesmo, tem o Primo Piano Suítes, que é bem charmoso, muito bem localizado e não custa tanto quanto os hotéis dessa região. 

Florença

Dia 5 – Tour pela cidade

No primeiro dia em Florença, faça um tour completo pela cidade, incluindo uma visita a Galeria Uffizi, um almoço no Mercado San Lorenzo e uma subidinha na Piazzale Michelângelo, onde você tem a vista mais linda da cidade.

Florença vista do alto

Dia 6 – Pisa

No sexto dia da sua viagem para Itália, sugiro que você explore as possibilidades de viagem bate e volta a partir de Florença e vá até Pisa de trem. Aqui eu explico como visitar a Torre de Pisa.

Viagem para Itália | Torre de Pisa

Dia 7 – Siena

Da mesma forma, no sétimo dia, sugiro que você vá a Siena de ônibus, a partir de Florença. Só que nesse caso, você já faz o check out, porque de lá, você parte para o próximo destino. A viagem de Florença para Siena dura aproximadamente 1 hora e meia e pode ser feita de ônibus ou trem. Ao chegar em Siena, deixe sua bagagem no armário (locker da estação).

Siena | Itália

Siena é um dos lugares mais legais da região da Toscana. Apesar de bem pequena, tem muita coisa legal para ver por alí. No fim do dia, volte para a estação, pegue sua bagagem no armário e tome um trem para Veneza. Você pode comprar o ticket com antecedência pelo site da Trenitália.

Roteiro de viagem para Itália

Onde ficar em Florença

Como nesse roteiro você deve fazer algumas viagens bate e volta saindo da Estação Santa Maria Novela, fica bem mais fácil se você se hospedar nas proximidades. O que significa também ficar perto do centro histórico. Então é uma excelente área para ficar em Florença.

Uma opção moderninha e muito bem avaliada pelos hóspedes é o Primo Piano Suítes. Outro mais simples e consequentemente mais barato é o Bed and Breakfast Zip B&B. Se faz questão de ficar no centro histórico, dê uma olhada no Room Mate Isabella. Muito bem localizado, avaliado e com uma decoração bem autêntica. 

Veneza

Dia 8 –  Tour por Veneza

Veneza é aquela cidade que impressiona. É pequena e com um certo aproveitamento do tempo, dá para fazer um roteiro bem legal em um só dia e fazendo tudo a pé. Veja aqui uma sugestão de roteiro em Veneza.

Roteiro de Veneza em 1 dia

Onde ficar em Veneza

Com pouco tempo e precisando otimizar o seu passeio, eu diria que o melhor é ficar próximo da Estação Santa Lúcia. Do ladinho tem uma opção muito boa, que é o Venice Times Hotel. Se quer algo mais barato, tem o Locanda. Se não se importa de ficar em hostel, tem o Alloggi, que apesar de bem simples, está muito bem localizado. tiver em um grupo maior, vale a pena alugar um apartamento. Um excelente nessa área é o Cannarageio. 

Viagem para Itália: o que fazer em 10 dias

Se você tem 10 dias para a viagem para Itália, eu faria exatamente igual o roteiro de 8 dias, apenas incluindo mais 2 dias em Milão. Sendo assim, você compraria passagem chegando por Roma e voltando para o Brasil por Milão. De Veneza para Milão você também vai de trem. A viagem dura em média 2h30.

Praça do Duomo | Milão

Milão

Dia 9 – Um city tour basicão pelo centro de Milão, começando na Praça do Duomo e incluindo uma visita à Catedral de Milão e a Galeria Vitorio Emanuele.

Dia 10 – Reserve o décimo e último dia da sua viagem para ver a Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Onde ficar em Milão

Em Milão, seria bem legal ficar nas proximidades da Praça do Duomo e o Room Mate Giulia é uma excelente opção por alí, como também o Straf e o Hemeras. Mas dá para ser feliz se hospedando em outra área, como perto da Estação Central, que tem hotéis mais baratos, como o 43 Station ou o Echo

Viagem para Itália: o que fazer em 12 dias

Se você tem 12 dias para essa viagem, eu faria basicamente igual a de 10 dias, mas aumentaria mais 2 dias na região da Toscana. Dessa forma, você colocaria cidades como San Gimignano, Assis, San Leo, Vinci ou Cortona, fazendo da mesma forma como Pisa e Siena, partindo de de Florença.  Nesse roteiro sua passagem seria a mesma do roteiro de 10 dias: chegando por Roma e saindo por Milão.

Vinci | Itália

Vinci, Itália

Viagem para Itália: o que fazer em 15 dias

Caso você tenha 15 dias e sua viagem para Itália seja entre abril e setembro, vale a pena dar uma esticadinha até o litoral. Mas atenção! Não é a quantidade de tempo ideal para curtir uma praia, mas é possível. Com 3 dias você precisa escolher apenas um local. Não pense que vai conseguir visitar tudo em tão pouco tempo, porque não dá.

Viagem para Itália | Mapa

Então escolha entre Capri e Costa Almafitana para gastar os 3 últimos dias do seu roteiro pela Itália e seja feliz. Detalhe: nesse roteiro de 15 dias, o ideal é que você faça ele inverso. Chegando por Milão e saindo por Roma. Isso porque para ir ao litoral da Itália, o ideal é por Roma.

Então seu roteiro ficaria assim: Milão > Veneza > Florença e arredores > Roma > Litoral (costa almafitana ou capri). Sendo que você precisa ir para Capri ou Costa Almafitana a partir de Roma e depois voltar para lá novamente para embarcar para o Brasil. Ou seja, pode ser meio puxado. Uma sugestão é: diminuir os dois dias que acrescentamos na região da Toscana e assim ficar com 5 dias livres no litoral. Mas isso vai depender do seus gostos e prioridades.

Qual o valor de uma viagem para Itália?

O preço final de uma viagem para Itália vai depender muito do estilo de viagem de cada um, da época e das promoções que você aproveita. Mas tem um outro post com dicas sobre como calcular os custos de viagem e ainda com indicação de preços de uma viagem para Itália.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema Destinos na Europa. Veja os posts dos outros blogs participantes:

Vamos viajar pra onde agora – Explorando Braga em Portugal 
Dani TurismoO que fazer na Europa?


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: San Gimignano: a Manhattan Medieval – 3 Gerações e 1 Mala

  2. Pingback: Across the Universe | Vinci: Na terra de Leonardo - Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | Como participar de uma audiência com o Papa

  4. Pingback: Across the Universe | San Leo: La più bella città medievale d'Itália - Across the Universe

  5. Pingback: Across the Universe | Como visitar a Torre de Pisa, na Itália - Across the Universe

  6. Pingback: Across the Universe | Como é a bizarra experiência de pegar uma 'acqua alta' em Veneza - Across the Universe

  7. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Roma - Across the Universe

  8. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Veneza - Across the Universe

  9. Pingback: Como visitar as estações de esqui de Andorra - Viajante Econômica

  10. Barbara Cortat
    31 jul 2020

    Adorei todas as opções de roteiros de viagem para a Itália. São um boa forma de pincelar os principais pontos, principalmente para quem prefere se perder pelos lugares ao invés de ficar visitando museus.

  11. Pingback: Destinos quentes da Europa no inverno - férias fim de ano - Viajante Móvel

  12. Cecilia
    01 ago 2020

    Ótimas sugestões de roteiros para uma primeira viagem à Itália. Particularmente gosto de viajar mais devagar então faria no máximo três cidades grandes e alguns bate-voltas para conhecer bem as diferentes regiões da Itália. Mas claro que tem gente que gosta de ver tudo em pouco tempo. Mas tudo é questão de escolha. De qualquer forma, seu post ficou inspirador.

  13. Quando fui para a Itália fiquei 18 dias, e para conhecer tudo que queria precisava de mais uns 2 meses hahaa. Adorei o seu roteiro, foi basicamente o mesmo que fiz, mas não fui para Siena.

  14. Ótimas sugestões para uma primeira viagem para a Itália. Eu só tenho uma observação: estive no verão passado na Costa Amalfitana e estava tudo tãão cheio e tããão quente, que acho importante considerar também a primavera ou o outono para esta região. Mas Itália é sempre muito cheia nestes destinos tão maravilhosos.

  15. Pingback: Cidades para conhecer na Itália - Uma Viagem Diferente

  16. Andrea
    03 ago 2020

    Ficou muito legal as dicas, bem completinho e cheio de boas dicas para quem vai ver os pontos principais. Eu viajei para a Itália em setembro/2019, ficamos 15 dias, mas optamos em cortar Milão e aproveitar mais a Toscana, e ficamos com o gostinho de quero mais.

  17. Angela Martins
    03 ago 2020

    Adorei os roteiros de 8 a 15 dias propostos para uma viagem para a Itália. Já conheci alguns desse lugares mas toparia fácil esse de 15 dias. Lugares incríveis! Amei as dicas!

  18. Hebe
    03 ago 2020

    Fiz esse seu roteiro na minha primeira ida a Itália, e foi ótimo . Ficamos 10 dias e se pudesse ficaria uns 15 dias conforme vc mencionou. Eu sou apaixonada por esse país.

  19. Amo o circuito Milão, Florença e Roma. Há tantos lugares incríveis para visitar!
    Gostei muito da dica de finalizar o tour na costa almafitana. Caso a pessoa termine o tour em Milão, sugiro o Lago de Como, um lugar único para relaxar.

  20. Sil Mendes
    05 ago 2020

    A Itália está entre os três países da Europa que eu sou apaixonada. Essas suas sugestões de roteiros na Itália ficaram ótimas . A vontade é de ficar no mínimo um mês todinho percorrendo esse país encantador. Mas como não é possível ainda a gente vai conhecendo aos poucos.

  21. Maria C
    05 ago 2020

    Eu havia programado uma viagem para a Itália agora em 2020 mas, como não será possível, espero que não passe de 2021. Estou ansiosa para desbravar os cantinhos desse país e agora com esse roteiro perfeito pela Itália, certeza que serão dias felizes e muito bem aproveitados!

  22. GISELE PROSDOCIMI
    10 ago 2020

    Concordo plenamente com você, Polliana, a Itália não é um país para se visitar com pressa, nem em uma viagem rápida. É meu país predileto no mundo, já visitei 3 vezes e ainda tem tanta coisa para eu conhecer, que morro de vontade de retornar. Amei suas dicas de roteiros, ótimas sugestões para qualquer viajante, o de primeira viagem à Itália ou o que pretende voltar, como eu. Obrigada!

  23. Pingback: Across the Universe | Puglia: Como chegar em Alberobello

  24. Pingback: Across the Universe | Processo de reconhecimento de cidadania italiana em 5 minutos: Quem tem direito e benefícios

  25. Francisco Lopes de Oliveira
    11 jul 2022

    Boa tarde, gostaria de saber se consigo, colocar as cidades de Assis (são Francisco de Assis) e a terra de Santa Rita de Cassia, num roteiro, junto com o Vaticano etc.. 1 semana, obrigado.

  26. Pingback: Descubra os Principais pontos turísticos de Paris – vamosporai.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *