San Leo: La più bella città medievale d’Itália

Sugeri a duas colegas do curso de italiano (sim, o título do post foi para gastar o que aprendi), Daniella e Jennifer, de conhecermos a República de San Marino no final de semana. Elas toparam e assim fizemos. Saímos de carro de Florença no sábado pela manhã com sugestões de lugares adicionais para aproveitarmos e conhecermos pela região. San Leo, na província de Rimini, era uma delas, mas Bologna teria nossa preferência.

Ao retornarmos de San Marino no domingo pela manhã, a ideia era irmos direto para Bologna. Mas antes fiquei tentado a curiar San Leo previamente pelo Google Street View no celular, só por desencargo de consciência. As imagens chamaram a nossa atenção e quando sugeri mudança de planos, ouvi de Jennie um incentivante: “Why not?“.

Joguei San Leo no GPS e rumamos morro acima. Quanto mais aproximávamos da pequena cidade medieval, mais ficávamos encantados com a beleza do lugar. Geologicamente privilegiada, no alto de uma grande rocha, motivando os romanos a construírem um forte, no ponto mais alto da região

San Leo – Por Daniela Castro Mena

San Leo ainda não sofre do assédio de turistas, a maioria deles são italianos, viajando em finais de semana com a família. Não encontramos nenhum turista estrangeiro, o que dá ainda mais charme a cidade, pois você consegue captar melhor a essência do lugar e o cotidiano dos moradores, já que os turistas ainda são minoria. E você ainda sai da cidade com a aquela sensação boa de ter descoberto um lugar inédito.

O trânsito em San Leo – Por Daniela Castro Mena

Cotidiano de Moradores – Por Daniela Castro Mena

Você se encanta com cada pedacinho do lugar. Eu e Daniela, fotógrafos compulsivos, parecíamos duas crianças felizes no parque de diversões. Cada um correu para um lado com suas armas em punho e quando topávamos um com o outro, era para se gabar das imagens que havíamos acabado de fazer. Jennifer aproveitou para caminhar pelas vias da cidade, observando cada detalhe, sem pressa, sem nenhum compromisso com o tempo.

Pare, observe e sinta San Leo

San Leo em imagens

As imagens falam mais por San Leo. Sem sombra de dúvidas, a mais bela cidade medieval da Itália. Se você for a San Marino, não deixe de dar uma esticada até lá. Se San Pietro estiver colaborando, como colaborou conosco, reserve um dia inteiro e bem tranquilo para visitá-la sem pressa. Explore bem a cidade, San Leo é desses lugares que são fotogênicos por natureza. Qualquer pessoa pode fazer fotos fantásticas. Sinta a energia do lugar, observe os detalhes, as pessoas e a paisagem. Faça uma bela refeição em um bom restaurante acompanhado de um bom vinho. Tenho certeza que você não irá se arrepender.


Veja mais fotos no Flickr

Como ir?

San Leo fica a pouco mais de 20km da República de San Marino, na província de Rimini, ao sul da Emilia Romagna. De Florença são 244km pela auto estrada A1. Há uma estrada por Pontassieve, que encurta em 100km a distância, mas fomos desencorajados por meus tios. Segundo eles, a estrada é estreita e repleta de curvas.

De trem não é possível chegar. A estação ferroviária mais próxima fica em Rimini, distante 35km.

Onde comer?

Almoçamos no Ristorante Il Bertolino, um aconchegante  lugar com ótimos pratos e preços condizentes com o padrão de qualidade oferecido. Nos demos o direito de cometer essa extravagancia. E a experiência gastronômica foi única. Uma refeição completa, com entrada, primo piatto, uma carne e uma sobremesa, custa em média 40 euros por pessoa, fora bebidas. Mas pedimos o vinho da casa, mais em conta e meravigliosamente buono! Saímos do restaurante com uma coragem absurda de gastarmos o nosso italiano. Será por quê?

Il Bertolino – Por Daniela Castro Mena

Il Bertolino – Por Daniela Castro Mena

Tortelli di Gorgonzola. Mamma mia!

Il Bertolino
Via Montefeltro, 4/6
+39 0541916265

Informações adicionais

Centro de Informacões Turísticas de San Leo

Prefeitura de San Leo


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog


Cupom de 15% de desconto no Seguro Viagem

Um Comentário para "San Leo: La più bella città medievale d’Itália"

  1. Denya disse:

    Oi Marcelo, comi vai? Descobri te blog enquanto pesquisava sobre San Leo. Queria saber se os brasileiros a conheciam mas acredito que nao. Te convido a visitar meu blog, escrito aqui da Itália e hj falo dessa linda cidade medieval que é san Leo. Espero que vc venha nos visitar e deixe um relato…abraço, denya http://www.grazieateblog.com

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório