Como participar de uma audiência com o Papa

Ir a Roma já é incrível, mas ir a Roma e ter a chance de ver o Papa de perto e ser abençoado pode ser o ápice da sua visita à capital da Itália. Nesse post, vamos resumir três situações e histórias diferentes de audiências com o Papa Francisco realizadas em agosto, setembro e outubro de 2017.

Em agosto, na primeira experiência, nossa amiga Millena Lopes participou de uma audiência pública, sem necessidade de convite, mas, mesmo chegando beeeeem cedo, ficou na parte de fora da Sala de Audiência de Paulo VI, onde foi realizada a celebração. Quando achava que se contentaria em ver o Papa Francisco pelos televisores instalados na parte de fora, eis que a guarda se posiciona e, calmamente, ele cumprimentou a todos os que estavam na parte de fora e conseguiram alcançar as mãos dele.

Em setembro minha irmã Maisa Lemos também viveu essa experiência. Nesse post aqui, ela conta como foi a audiência pública onde minha sobrinha Helena se tornou notícia nacional ao ser beijada e abençoada pelo Papa em meio a uma multidão com cerca de 20 mil pessoas. Saiba como ela conseguiu essa façanha aqui.

Em outubro, eu apenas segui as dicas que elas me deram e tive sucesso. Participei da audiência pública e o vi de tão perto como nunca na vida eu imaginei que teria a honra de ver.

Como conseguir o convite da audiência papal

As audiências acontecem geralmente às quartas-feiras e podem ser fechadas ou públicas. Para ter acesso ao espaço reservado à benção do Papa, na Praça San Pedro, em frente à Catedral do Vaticano, é preciso solicitar com antecedência o convite à Prefeitura da Casa Pontifícia e aguardar a confirmação por carta ou email. Salvo nos casos em que a audiência for pública, quando o Vaticano libera a entrada – mas é preciso olhar no site com antecedência para se programar (veja a sessão calendário).

Primeiro passo

Entrar no site do Vaticano e verificar as datas das audiências e o formato delas. Com o calendário em mãos, organize sua viagem de forma que você tenha uma quarta-feira livre na cidade. Identificada a data, é preciso solicitar o convite com antecedência para ter acesso ao espaço reservado à benção do Papa, que, inclusive, é bom frisar, não se trata de uma missa, mas sim uma benção. As missas são celebradas aos domingos, na mesma Praça.

O pedido do convite deve constar a data da audiência que pretende ir, o número de pessoas, o nome do responsável, um email, endereço para envio de carta e um telefone. Pode fazer um texto simples pelo word ou fazer o download do documento padrão por esse link aqui. O detalhe é que esse pedido deve ser feito por fax. Sim, aquela engenhoca que você nem sabia que existia mais. Mas não se desespere. Com a modernidade, é possível enviar fax pela internet com a mesma simplicidade de um email e sem pagar nada.

Como? É só fazer um cadastro rápido no HelloFax (é de confiança, eu fiz assim e deu certo – e ninguém tinha me dado garantia de nada). Como se trata de uma ligação internacional, é preciso ter uma conta premium. Tem várias categorias. A Home Office já serve e custa US$9,90 por mês. Para isso, é preciso colocar os dados do seu cartão. Mas para nossa sorte, o primeiro mês é gratuito e você pode mandar o fax e, em seguida, cancelar a conta antes que o primeiro mês se acabe. Ou seja, você não paga nada.

Eu fiz dessa forma e cancelei a assinatura depois que recebi a confirmação do convite por email. Só não pode esquecer de cancelar ou será cobrado depois de 30 dias. Mas, se tiver receio, vá pelos meios convencionais e procure um fax. Geralmente as secretarias de igrejas tem esses aparelhos e podem ceder pelo preço de uma ligação internacional. O número para enviar o fax é +39 06 6988 5863.

Fax enviado é preciso esperar a confirmação por email ou mesmo carta. O meu chegou por email 3 dias depois do fax enviado. Mas li casos de cartas que demoram mais de mês para chegar. Por isso, tente fazer o pedido com o máximo de antecedência possível. Também li casos de confirmações que nem chegaram, mas que quando a pessoa procurou o ingresso na portaria, lá estava ele. Então, se não receber a confirmação, não se desespere. Ainda há esperança.

Email do Vaticano confirmando nossa presença foi enviado em espanhol

Segundo passo
De posse da confirmação do seu convite, você precisa se dirigir até o portão bronze à direita do Vaticano para trocar a confirmação pelo convite oficial. Você faz isso um dia antes entre 15h e 19h ou no mesmo dia da audiência, a partir das 7h30.

Convites que são resgatados um dia antes da audiência

No meu caso, chegamos na cidade um dia antes, mas tarde da noite. Não dava mais tempo. Na manhã da audiência, chegamos no Vaticano já eram quase 8h e eles simplesmente pularam essa formalidade e estavam autorizando a entrada de quem estava só com a confirmação em mãos. Não sei se é assim sempre, mas nesse dia foi.

Terceiro passo
Chegue cedo, pois há muita gente para entrar e as filas são enormes. Se posicione junto ou o mais próximo do cercado de madeira e, se possível, próximo de uma família com bebê. Explico: antes da audiência e às vezes também depois (dependendo da disposição dele naquele dia), o Papa faz um passeio no Papa Móvel entre as pessoas e ele passa por esse corredor formado pela cerca de madeira (a de metal só fecha o espaço da Praça). Nesse momento ele tenta parar e abençoar as crianças que estão no caminho.

Obviamente ele não consegue chegar até todas, então os seguranças escolhem algumas que estão em evidência, geralmente na primeira fileira, no ombro dos pais. Foi assim com a minha sobrinha. Mas apesar de saber disso, não tive clareza nas ideias para buscar me aproximar de uma criança, quando entrei e vi a cerca livre na minha frente. Me agarrei a ela e dalí só saí depois da benção do Papa, meio amarrotada, emocionada e o melhor, abençoada.

 

Mesmo sem perceber, eu estava ao lado de uma família com um bebê. Então quando o Papa Francisco se aproximou, com toda aquela energia, simpatia e disposição, o carro parou bem em frente a nós e, enquanto filmava e fotografava de forma desengonçada, nem percebia que as lágrimas escorriam no meu rosto enquanto ele beijava a criança. Quando terminou, ainda teve tempo de olhar para nós, sorrir e acenar.

Nessa hora eu me descontrolei com o celular, não sei se por emoção ou por empurrão de um grupo de argentinos que estavam atrás de mim, gritando o nome dele e do país. Ok, perdoemos. Se o Papa fosse brasileiro, faríamos pior. Talvez chegássemos dando ordens na Catedral.

Esse passeio no meio do povo foi antes da audiência que começa às 10h e dura cerca de 2 horas. Durante essas audiências, o Papa também abençoa casais que se casaram no religioso há menos de 6 meses. Para conseguir essa benção especial, é preciso seguir o mesmo procedimento, colocando no fim do documento uma nota dizendo que tem o interesse de receber a benção dos noivos.  Ao enviar o fax, anexar uma cópia da certidão de casamento no religioso.

No dia é preciso ir com trajes de noivos. Chegando dentro do cercado, os guardas mostram o espaço reservado para os noivos, bem na frente, próximo ao altar onde fica o papa.

E você, já participou de uma audiência com o Papa? Conta sua experiência aí nos comentários.

Pacotes All Inclusive - Com tudo incluso é muito mais gostoso!

Compartilhe este artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *