Processo de reconhecimento de cidadania italiana em 5 minutos: Quem tem direito e benefícios

A estimativa é de que cerca de 15% da população brasileira, ou, 30 milhões de pessoas, tenham o direito de entrar com o processo de reconhecimento da cidadania italiana. Isso é fruto de uma forte colonização do país europeu no Brasil, deixando heranças e descendentes.

Documentação Cidadadania Italiana

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Atualmente, morar no Velho Continente tem sido uma grande alternativa, principalmente para quem busca dar uma maior segurança para a família e, também, novas perspectivas profissionais e de educação.

Segundo dados do Serviço de Estatística da União Europeia (Eurostat), de 2002 a 2017 cerca de 30.294 brasileiros obtiveram o reconhecimento da cidadania italiana.

 Leia também: Viagem para Itália: sugestão de roteiro de 8 a 15 dias



Pensando nisso e, também, em auxiliar os brasileiros que possuem o direito a iniciarem o processo de cidadania italiana, preparamos um artigo que explica tudo sobre como conseguir e quem pode solicitar.

Aconchegue-se bem, pegue água ou café, e anote tudo o que considerar importante para você.

Seja bem-vindo(a) ao nosso blog!

Boa leitura!

Como saber se posso entrar com o processo de reconhecimento da cidadania italiana?

O primeiro passo para saber se é possível ou não entrar com o processo de cidadania italiana é ter em mãos a árvore genealógica da família. Somente com esse documento você saberá quem é o parente italiano mais próximo.

A cidadania italiana se baseia no direito de jus sanguinis, ou, em outras palavras, o direito de sangue. Que determina que todo filho de um cidadão italiano também é italiano desde o seu nascimento.

Entretanto, é importante salientar que não basta ter um antepassado italiano ou um sobrenome de origem do País da Bota, é necessário entender a fundo como funciona o processo de reconhecimento da cidadania italiana para saber se pode ingressar com um pedido.

Confira as formas de solicitar:

Por descendência

A cidadania italiana por descendência diz respeito aos brasileiros que têm um descendente italiano como base para solicitar, nesse caso, seja bisavô ou trisavô, por exemplo.

Porém, é muito importante que essa pessoa não tenha abdicado de sua nacionalidade italiana.

Leia também: Nosso roteiro: Roma

Todavia, é importante estar atento à legislação. Até 1º de janeiro de 1948, nenhuma mulher italiana transmitia a cidadania para os seus descendentes, então, se o seu parente italiano mais próximo seja filho de uma italiana e tenha nascido antes desse período, você terá que ingressar com o pedido de processo de reconhecimento da cidadania italiana via judicial.

Reconhecimento de cidadania italiana

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Via casamento

Quando o assunto é casamento, existem duas regras sobre como é feita a transmissão do direito.

Como é previsto em lei na Itália, apenas as esposas de italianos que se casaram antes de 27 de abril de 1983 podem obter a cidadania de uma forma direta pelo casamento. Já homens que tenham se casado com italianas antes dessa data não têm direito.

Entretanto, se o casamento ocorreu após 27 de abril de 1983, não importa se foi com um homem ou mulher, você tem o direito à naturalização, que é diferente da cidadania, sendo uma concessão do Governo Italiano.

Tempo de residência

Já a terceira forma de entrar com o processo de cidadania italiana é pelo tempo de residência no País da Bota.

De acordo com a lei 91/1992 prevê que toda pessoa que tenha prestado algum serviço à pátria italiana, ou, ainda, que resida no país por alguns anos, tem o direito a tornar-se um italiano.

Dessa forma, estrangeiros que não sejam cidadãos da União Europeia podem entrar com o processo após um período de 10 anos morando legalmente na Itália.

Vantagens da Cidadania

Após passar pelo tópico central que diz respeito sobre quem pode ou não entrar com o processo de cidadania italiana, vamos apresentar as principais vantagens de tornar-se um ítalo-brasileiro.

Confira nossa lista:

Ter um dos principais passaportes do mundo

Foto: Nostrali

De acordo com Henley & Partners, o passaporte italiano está em 4º lugar entre os mais poderosos do mundo. Dando livre acesso a 188 países sem a necessidade de visto consular.

Ainda, com esse documento, não será necessário visto para entrar nos Estados Unidos, outro país que é um destino dos sonhos para muitos brasileiros.

Trabalhar e estudar na Europa

Tentar a vida no Velho Continente é algo que muitos sonham. Com o processo de cidadania italiana finalizado e com o direito adquirido, você pode trabalhar e estudar na Europa sem depender de um tempo máximo de permanência.

Ainda, tem direito a estudar nas universidades públicas por ser um cidadão europeu.

Morar na Europa

Com a cidadania italiana, você pode escolher entre os 27 países da União Europeia ou aos 30 que pertencem ao Acordo de Schengen, sem contar o Brasil, que um ítalo-brasileiro pode escolher para morar.

A vantagem é não precisar de visto ou autorização para residir nesses países.

Confira a lista com os países:

Alemanha

Áustria

Bélgica

Bulgária

Chipre

Croácia

Dinamarca

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Grécia

Hungria

Irlanda

Itália

Letônia

Lituânia

Luxemburgo           

Malta

Países Baixos

Polônia

Portugal

República Tcheca           

Romênia

Suécia

 Passar a Cidadania a diante

Outro benefício de conseguir fazer o processo de cidadania italiana e ter o direito adquirido é poder passá-la adiante. Ou seja, caso você consiga, pode passar para seus filhos e netos, o que traz uma maior segurança para a família toda.

Conclusão

Entrar com o processo de cidadania italiana é uma segurança para você e, também, para sua família. Afinal, uma vez conquistada, você pode passar aos seus filhos e netos.

Sem falar que tem livre acesso em todos os países da União Europeia, além dos Estados Unidos. Com mais de 30 milhões de brasileiros podendo entrar com o processo, a expectativa é que nos próximos anos a procura cresça cada vez mais.

Se você tem o direito de adquirir a cidadania italiana, procure uma empresa especializada no processo e faça valer a sua cidadania.



Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *