10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro

Se engana quem pensa que há pouco o que conhecer em Brasília. Além de todas as belezas arquitetônicas, museus, bares, restaurantes e um lago, Brasília tem outro atrativo: vários pontos turísticos ao seu redor. Veja 10 cidades próximas a Brasília que vale a pena conhecer.

Conhecido como o quadradinho de Goiás, o Distrito Federal está em uma região estratégica, no cerrado brasileiro, cercado de belezas naturais. Entre os principais atrativos dessa região estão as cachoeiras, rios, lagos e águas termais. Inclusive, listamos aqui 10 cachoeiras incríveis e próximas de Brasília. Além disso, há várias cidades históricas, todas dentro do estado de Goiás.

Cidades próximas a Brasília

Para quem está em Brasília, há 10 destinos perfeitos para uma viagem de fim de semana e que você pode ir de carro. Por outro lado, se ainda não decidiu a hospedagem, veja aqui onde ficar em Brasília. Mas se vai só passar pela cidade, veja opções de hotéis próximos ao Aeroporto de Brasília

Pirenópolis (150 Km)

Pirenópolis é uma das cidades próximas a Brasília mais procuradas. Talvez por unir o charme de uma cidade histórica, com boas opções de restaurantes e ainda abrigar centenas de cachoeiras. Patrimônio Histórico Nacional, a cidade abriga o mais antigo monumento do Centro-Oeste: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1727. 



Igreja de Pirenópolis

Além de todos os atrativos já listados e da Serra dos Pirenéus, Pirenópolis ainda turistas pelos festivais culturais ao longo do ano. Veja aqui os melhores hotéis e pousadas em Pirenópolis.

Cristalina (130 Km)

A maior reserva de cristais do mundo está a apenas 130km de Brasília, em Cristalina. No quesito turismo, é um dos lugares mais diferentes para visitar em Goiás. Afinal, que outro lugar você tem a oportunidade de visitar um garimpo de cristais e extrair a sua própria pedra bruta do solo das jazidas? Além disso, a cidade tem diversas cachoeiras, um lago para stand up padle, trilhas cobertas de cristais e um cartão-postal conhecido como Pedra do Chapéu. 

Pedra do Chapéu | Cidades próximas a Brasília

Formosa (70 Km)

Uma das cidades mais próximas a Brasília, Formosa tem inúmeros atrativos. Aos poucos, a cidade tem investido bastante na estrutura do turismo. Não é para menos, é uma região privilegiada por grutas, cavernas, cânions, lagos e inúmeras cachoeiras, além de sítios arqueológicos. Entre os atrativos mais famosos, estão o Salto do Itiquira, a Cachoeira do JK e a Cachoeira do Bisnau. 

O bom é que a cidade tem excelentes opções de hospedagem, com preços bem mais em conta do que outras cidades. Então veja aqui dicas de onde ficar em Formosa.

Salto do Itiquira

Corumbá de Goiás (119 Km)

Corumbá de Goiás fica a 119 km de Brasília. O destino pode ser uma boa opção de passeio bate e volta, mas é também um excelente local para passar uns dias relaxando. O grande atrativo da cidade é o Salto de Corumbá, um complexo de 7 cachoeiras uma mais linda que a outra. Uma super pousada, com restaurante, parque aquático para crianças e área reservada para camping completam a estrutura.  

Cachoeiras perto de Brasília

Caldas Novas (306 km)

Uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo fica a apenas 306km de Brasília. Caldas Novas é um lugar perfeito para família com crianças, casais em busca de romance e jovens querendo diversão. Ou seja, um destino perfeito para todos. Afinal, quem não gosta de curtir água quentinha? Não a toa, é uma das cidades próximas a Brasília mais procurada pelos brasilienses. Veja opções de onde ficar em Caldas Novas com o melhor custo-benefício. 

cidades próximas a Brasília

Cidade de Goiás (315 km)

A antiga capital do estado de Goiás preserva a arquitetura colonial em quase 100% de sua estrutura, o que, por si só, já é uma grande atração turística. Patrimônio Cultural da Humanidade, a Cidade de Goiás é conhecida por ser a terra da poetisa Cora Coralina.

Inclusive, o Museu de Cora, criado dentro da antiga casa da doceira é um dos principais atrativos da cidade. Além disso, na cidade há um vasto acervo de arte sacra nas igrejas da região. Um exemplo é o Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Cidades próximas a Brasília

Terra Ronca (440 Km)

Com estimativa de mais de 1000 grutas em um raio de 40km, a região do Parque Estadual Terra Ronca abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. Fica na região nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Guarani e São Domingos.

Além de cavernas e grutas incríveis, na região você encontra colinas, rios com águas cristalinas e cachoeiras. Dessa forma, a singularidade da região atrai estudiosos, turistas, aventureiros e curiosos de todas as partes do mundo.

Destinos para ir de carro a partir de Brasília

Mambaí (309 Km)

Mambaí é uma cidade pequena, que fica no Nordeste de Goiás. No entanto, aos poucos, ela vem sendo descoberta por turistas que gostam de natureza e um pouquinho de aventura. Entre os atrativos, estão cachoeiras, poços, grutas e cânions. Da mesma forma, são inúmeras as atividades de aventura, como trekking, rapel, tirolesa e pêndulo. Além disso, todas essas atividades são feitas em um visual deslumbrante, em meio a paisagem do Cerrado. 

Cidades próximas a Brasília

Alto Paraíso (230 Km)

A cidade mais completa para quem quer conhecer a Chapada dos Veadeiros. Alto Paraíso tem fácil acesso e abriga em seu território a Vila São Jorge, um distrito ao lado do portão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O Parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e tem trilhas, cachoeiras e piscinas rústicas.

Por outro lado, Alto Paraíso é a cidade que tem melhor acesso para atrativos como Cachoeira Loquinhas, Cachoeira Almécegas, São BentoVale da Lua. Veja aqui uma sugestão de roteiro na Chapada dos Veadeiros.

Vale da Lua em Goiás

Cavalcante (311 Km)

Cavalcante fica a alguns quilômetros mais adiante, mas ainda dentro do território da Chapada dos Veadeiros. A cidade abriga um dos atrativos mais famosos da região: a Cachoeira Santa Bárbara.

água da cachoeira santa bárbara

A cidade é vista como um tesouro ainda pouco explorado e tem outros atrativos como a Cachoeira da Capivara, Cachoeira do Prata e a Fazenda Veredas. É uma cidade pequena, mas bem estruturada. Tem boas opções de hospedagem, lanchonetes e uma cervejaria artesanal, a Aracê.

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado.
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.  

Planeje sua viagem com os nossos parceiros:

- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).

 

Veja outras opções de lazer nas proximidades de Brasília:
7 opções de chácaras para alugar no DF
4 opções de hotel fazenda perto de Brasília
Opções de hospedagem próximas ao Lago Corumbá IV
Cachoeira do Girassol, a 1 hora de Brasília
Paraíso na Terra: 6 cachoeiras a 50km de Brasília
Como visitar a Cachoeira do Tororó, em Brasília
Chapada Imperial: day use e hospedagem


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. MARCIUS DI PIETRO NOBREGA
    14 jul 2021

    Parabens pela reportagem sobre locais turisticos proximos a Brasilia!!! Gostaria de receber mais informações como essas!!!

  2. Joao
    30 jul 2021

    Legal, mas bastante óbvio.
    Que tal outra materia falando de vila procopio, hidrolandia, Aureliopolis, Alexania, Jaborandi,…

  3. Pingback: Across the Universe | Salto do Itiquira: uma opção de passeio nos arredores de Brasília

  4. Pingback: Across the Universe | 10 atrações para curtir em Brasília com crianças

  5. Damião DIAS DA SILVA
    03 maio 2023

    Quero conhecer mais os atrativos turísticos mais lindo dessa Região

  6. Pingback: Across the Universe | Salto de Corumbá: conheça as 7 cachoeiras do complexo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *