Roteiro de 2, 3, 5, 7 ou 10 dias na Chapada dos Veadeiros

Já fomos inúmeras vezes na Chapada dos Veadeiros, sempre tentando conhecer todos os atrativos (e muitas vezes repetindo alguns), mas a verdade é que mesmo após uns 10 anos explorando a região, ainda temos muito a conhecer. Então por isso é bom já ter um roteiro em mente quando chegar a Chapada dos Veadeiros. 

Jardim de Maytrea

Como são muitas cidades e inúmeros atrativos, isso evita que você fique fazendo zig e zag. Em um outro post, já fizemos um Guia Completo da Chapada dos Veadeiros com dicas sobre como chegar, onde ficar, o que não perder, as melhores cachoeiras, trilhas, além de outros detalhes importantes. Mas hoje resolvi fazer uma sugestão de roteiro para 2, 3, 5, 7 ou 10 dias na Chapada dos Veadeiros. 

Quantos dias ficar na Chapada dos Veadeiros?

Pense na Chapada dos Veadeiros como aquela metrópole com mil e um atrativos para você conhecer. Cabe a você dizer quantos dias tem disponibilidade para gastar nesse paraíso. 

O que ver na Chapada

Eu costumo dizer que dois dias é um tanto bom para você começar a se apaixonar pela Chapada dos Veadeiros, mas ainda é muito pouco. Se você mora perto e pode ir várias vezes, ótimo. É o que costumamos fazer aqui em Brasília. Ir várias vezes no ano, aproveitando os fins de semana. 

Mas para quem vai uma vez na vida, eu diria que é um desperdício de viagem. 3 dias também é pouco. O ideal mesmo é você se programar para ficar de 5 a 10 dias na Chapada dos Veadeiros. 

Roteiro de 2 a 10 dias na Chapada dos Veadeiros

Assim você vai conseguir conhecer bastante do que a região tem a oferecer e fazer os principais passeios. Então veja como organizar o seu roteiro na Chapada dos Veadeiros com 2, 3, 5, 7 ou 10 dias.

O que ver na Chapada dos Veadeiros

Basicamente, os atrativos da Chapada dos Veadeiros se resumem em cachoeiras, águas termais e alguns pontos específicos. E ao contrário do que alguns imaginam, nem todos os pontos turísticos estão dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Alguns estão em propriedades privadas.

As trilhas para as Cachoeiras

Mas no fim, tudo acaba em trilha. Então, prepare o fôlego e, se não tiver com um bom preparo físico, tente fazer um treinamento prévio antes de viajar para que você consiga aproveitar ao máximo os atrativos da região. Porque para conhecer os atrativos, vai precisar andar muito. 

Agora, se você tem dificuldade de locomoção ou não gosta mesmo de tanto esforço, já confere quais são as trilhas mais fáceis da Chapada dos Veadeiros. 

Roteiro de 2 dias na Chapada dos Veadeiros

Vou deixar aqui então uma sugestão de roteiro de 2, 3, 5, 7 e 10 dias pela Chapada dos Veadeiros. Para saber infos mais detalhadas sobre cada um dos passeios, é só clicar no link deles. 

Dia 1

Manhã: Cachoeira do Label
Tarde: Vale da Lua

A região da Chapada inclui vários municípios e o primeiro do caminho é São João D’Aliança, que tem a maior cachoeira do Estado de Goiás, a Cachoeira do Label. Então por isso sugiro que você faça esse passeio já na ida. 

Cachoeira do Label

De lá, siga para Alto Paraíso, mas no caminho entre as duas cidades, faça uma parada para experimentar a famosa coxinha sem massa. Depois, conheça o Vale da Lua e escolha se hospedar em Alto Paraíso ou Vila São Jorge. 

como é o vale da lua

Para o roteiro de 2 ou 3 dias, ficar em Vila São Jorge é mais cômodo. Mas também não é problema optar por Alto Paraíso. Em um outro post, explico em detalhes onde ficar na Chapada dos Veadeiros, com dicas de algumas hospedagens bem legais que já experimentamos por lá. 

Dia 2

Manhã e tarde: Trilha dos saltos e corredeira (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros)
Pôr do sol: Jardim de Maytrea

Roteiro para a Chapada dos Veadeiros

Roteiro de 3 dias na Chapada dos Veadeiros

Segue o roteiro 1 e acrescenta:

Dia 3

Manhã e tarde: Cachoeiras Almécegas 1, 2 e São Bento.
Fim do dia: Águas Termais

As Cachoeiras Almécegas 1, 2 e São Bento ficam todas em uma mesma propriedade e é mais viável pagar o ingresso para visitar as 3 juntas.

Roteiro para a Chapada dos Veadeiros

No fim do dia, relaxe nas Águas Termais. Se for for ficar mais dias, continue no mesmo hotel. 

piscina de água quente na chapada dos veadeiros

Roteiro de 5 dias na Chapada dos Veadeiros

Dia 4

No dia seguinte, faça o check out e siga para a cidade de Cavalcante. 

Manhã e tarde: Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira Capivara

Cachoeira santa bárbara na chapada

Durma em Cavalcante. (Pousadas em Cavalcante)

Dia 5

Manhã: Poço Encantado
Tarde: Cachoeira dos Cristais

Roteiro pela Chapada dos Veadeiros

No dia seguinte, faça o check out em Cavalcante e pegue a estrada voltando para Alto Paraíso, mas pare em Teresina de Goiás para conhecer a Cachoeira do Poço Encantado. Sugiro um almoço no local. 

De lá, continue o caminho para Alto Paraíso até a Cachoeira dos Cristais. Então, nesse dia, se hospede em Alto Paraíso.

Roteiro de 7 dias na Chapada dos Veadeiros

Dia 6

Manhã: Loquinhas
Tarde: Raizama e Morada do Sol

Roteiro de até 10 dias na Chapada dos Veadeiros

Dia 7

Mirante da Janela ou Trilha dos Cânions e Cachoeira Cariocas

São duas trilhas pesadas. Por isso sugiro reservar um dia inteiro. O passeio para o Mirante da Janela é só mesmo para contemplação e fotos incríveis da Cachoeira do Salto, do Parque Nacional, que está no dia 2 do roteiro. Mas você não tem acesso à cachoeira. 

Cachoeira das Cariocas

Já a trilha dos Cânions e Cachoeira Cariocas é uma outra trilha do Parque que também é bem interessante e sugiro fazer. No entanto, em algumas épocas do ano, a Cariocas não tem muita água. Por isso é bom verificar aqui a melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros. 

Roteiro de 10 dias na Chapada dos Veadeiros

Dia 8

Cachoeira do Segredo

Dia 9

Catarata dos Couros

Dia 10

 Macaquinhos

Cachoeira Macaquinhos
Quer sugestões de outros roteiros? O blog Expedições em Família tem um roteiro incrível pela Estrada Real. Já o blog 6 viajantes tem um roteiro para conhecer Caldas Novas.  Ainda dentro do Brasil, indico o roteiro de 1 dia em São Paulo, além de dicas do que visitar em Tiradentes, em Minas Gerais

Já para destinos internacionais, indico o roteiro de 15 dias pela Califórnia e Las Vegas, 7 dias pela Toscana, 5 dias em Buenos Aires ou 3 dias em Lisboa. Ou seja, agora você tem bastante opção para definir as suas próximas férias. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Roteiro 15 dias Califórnia e Las Vegas - Uma Viagem Diferente

  2. Pingback: Roteiro Buenos Aires 5 dias | Argentina -Turismo | De Lugar Nenhum

  3. Moises
    15 jul 2021

    Este sim é um roteiro pra lá de interessante. Pois realmente está destinado a vários tipos de viajantes achei mais razoavel o roteiro de 5 dias na chapada dos veadeiros mas os outros estão maravilhosos também.

  4. Deyse
    16 jul 2021

    A Chapada dos Veadeiros é um destino que quero muito conhecer nos próximos meses. E sempre fico na dúvida quantos dias devo separar para aproveitar melhor os atrativos. Amei conhecer o seu Roteiro de 2, 3, 5, 7 ou 10 dias na Chapada dos Veadeiros. Me ajudará a montagem do meu. Obrigada.

  5. Pingback: Roteiro de 1 dia em São Paulo | Chicas Lokas na Estrada | Dicas de viagem

  6. Pingback: Roteiro 7 dias pela Toscana – 3 Gerações e 1 Mala

  7. Uau, adorei seu roteiro da Chapada dos Veadeiros. Esse é um destino que quero muito visitar. Seu artigo está me ajudando muito a montar meu roteiro. Obrigada por compartilhar. Beijinhos

  8. Andrea
    16 jul 2021

    Olá,
    Adorei o post, primeiro por me fazer entender que, para quem mora mias distante, não é uma viagem para se fazer em um feriado, e em segundo por ver quantas possibilidades. A Chapada dos Veadeiros é lindíssima e realmente merece mais tempo.

  9. Letícia
    17 jul 2021

    Uau, que post completo com roteiro de 2, 3, 5, 7 ou 10 dias na Chapada dos Veadeiros! Eu ainda não conheço essa região e fiquei babando nas suas fotos! De fato eu preciso incluir mais destinos de natureza nas minhas viagens, porque acabo só visitando cidades, sou muito uma turista urbana! Dicas todas anotadas e estímulo para eu me aventurar mais!

  10. Já tinha lido alguns posts sobre a Chapada dos Veadeiros e confesso que cada vez fico mais com vontade de ir. Achei os vossos roteiros pelo local bem interessante e capaz de preencher os requisitos de todos, pois oferece várias opções de visita.

  11. roberto caravieri
    18 jul 2021

    Quero muito conhecer a Chapada dos Veadeiros quando visitar o Brasil e amei o seu roteiro de viagem pra lá! Parece ser um lugar inesquecível, quero muito pode ir em breve! Abraços

  12. ANGELA MARTINS
    19 jul 2021

    Adorei as dicas de roteiro para a Chapada dos Veadeiros. Esse lugar incrível tem tantas opções que é fundamental fazer esse planejamento! Essa foi uma das minhas viagens que foi cancelada em virtude da pandemia. O post me deu mais vontade de visitar!

  13. normeide neto de carvalho
    20 jul 2021

    Já estive na Chapada dos Veadeiros e naquela época, fiquei dias. Acabo de descobri que ainda tenho muito o que conhecer naquela região. Bateu uma grande vontade de retornar. Com certeza vou me passei no seu roteiro, pois está perfeito. Obrigada por isso.

  14. CINTIA C.
    20 jul 2021

    Tenho muita vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros. Adoreis as opções de roteiro de 2, 3, 5, 7 ou 10 dias. Obrigada por compartilhar!

  15. Nossa, muito bacana esses roteiros pela chapada dos Veadeiros, acho que ficaria 5 ou 7 dias. E aproveitaria os outros 3 em uma cidade mais urbana haha.
    Adorei

  16. Melchior Trueeb
    16 out 2021

    Ola Polliana, tudo bem? As suas sugestões de roteiros na Chapada dos Veadeiros são ótimas, porém os atrativos à visitar em um só dia poderiam ser um pouco mais amplos, mais arrojados! Por exemplo:
    1 dia: Cachoeiras Almécegas 1, 2 e São Bento, Cachoeira do Cordovil (localizada um pouco antes do Vale da Lua, à caminho de São Jorge) e Águas Termais.
    1 dia: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com a trilha dos Saltos e Corredeiras e a trilha dos Cânions com Cachoeira Cariocas! Dá para fazer com bom preparo físico, as 2 trilhas (total 20 km aprox.) não são pesadas e paga-se uma só entrada ao Parque…
    1 dia: Trilha do Mirante da Janela (imperdível) e Cachoeira do Segredo, na mesma região.
    Mas obviamente tudo depende da condição física (e financeira) de cada um…

    • Oi, Melchior! Coloquei sugestões para curtir com um ritmo mais tranquilo e sem muita correria. Além disso, como você mesmo disse, precisa de um bom preparo físico para fazer muitos atrativos em um só dia. A trilha dos cânios e Cachoeira dos Cariocas, por exemplo, eu jamais conseguiria fazer no mesmo dia da trilha dos saltos e corredeiras e também não aconselho. São trilhas em cerrado aberto, onde você pega sol 100% do tempo.

  17. Pingback: Across the Universe | 10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro

  18. Bruno Luiz Neptuno de Oliveira
    16 maio 2023

    Olá. Gostei bastante desse post índice com roteiro, porém eu fiquei só com uma dúvida. Desses dias todos você só colocou um dia no parque nacional da chapada dos veadeiros, não curtiu ou não achou nada lá dentro legal pra fazer além da trilha dos saltos e corredeiras?

    • Nãooooo! Desculpe se não me fiz entender, mas aqui tem um outro post específico sobre o parque (https://acrosstheuniverse.blog.br/parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros/), onde inclusive recomendo 4 dias inteiros para conhecer o parque direito. Mas, diferente de outras regiões onde tbm existe um parque de conservação, na Chapada dos Veadeiros, a maioria das atrações está fora da administração do Parque. Traduzindo: estão dentro da area da Chapada, mas não dentro da área administrada pelo ICMBIO.
      Então, sim… muitos dos atrativos famosos estão fora do parque. E como há infinitos atrativos, em um roteiro de 10 dias eu realmente faria só um inteiro dentro do parque. Mas dá uma olhada no post que indiquei e veja as outras opcoes de trilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *