Onde ficar em Brasília: conheça as melhores opções

A capital do Brasil não costuma ser uma opção muito procurada quando o assunto é turismo. Na verdade, muitas pessoas chegam a Brasília por motivos de trabalho, negócios ou mesmo para a realização de concursos. Mas não se engane. Há muito o que fazer em Brasília e a cidade conta com uma zona hoteleira completa com opções para todos os gostos. Nesse texto vamos fazer uma seleção de onde ficar em Brasília, explicando o que é mais adequado em cada uma das regiões.

Museu JK em Brasília

Quem chega a Capital Federal para realizar concursos ou fazer negócios costuma ficar nas regiões mais centrais, próximas dos principais órgãos públicos e, consequentemente, também dos principais pontos turísticos da cidade.

O que talvez você não saiba é que a vida política e os negócios influenciam diretamente nos valores cobrados pelos hotéis. Com isso, o preço das hospedagens diminui sensivelmente nos fins de semana. Curioso, né? Vai na contramão do esquema de qualquer outra cidade. Isso porque a rotina dos parlamentares é mais agitada nos dias de semana, já que eles costumam voltar para seus estados geralmente a partir de quinta-feira. 

Veja também: 18 curiosidades sobre a Catedral de Brasília


Catedral de Brasília

De qualquer forma, há opções de valores diversos. Por isso, você deve avaliar o diferencial de cada lugar, os serviços oferecidos e a localização para poder escolher o melhor lugar para se hospedar. 

Onde ficar em Brasília: a localização

Se ainda não conhece a cidade, talvez estranhe um pouco, pois Brasília é toda dividida por setores de serviços. As principais regiões, que são as mais centrais, são a Asa Sul e a Asa Norte. E é aqui que você vai encontrar a maioria dos hotéis. De qualquer forma, a zona hoteleira das duas asas ficam bem próximas, separadas pelo Eixo Monumental, que é a avenida dos ministérios, do Congresso, da Rodoviária do Plano e dos principais pontos mais famosos de Brasília. 

Onde ficar em Brasília

De qualquer forma, como moradora da cidade há anos, entendendo um pouco do que é enfrentar Brasília. Quem não está acostumado com a forma como ela funciona, pode ficar perdido. Então vou deixar aqui uma seleção de hotéis que acho ideal para cada tipo de ocasião ou perfil de viajante. 

Então antes de mais nada, tenha em mente o que você busca como prioridade, elencando suas necessidades principais, pois isso fará diferença no momento de escolher onde ficar em Brasília.

Hotéis na Asa Sul e Asa Norte

Na minha opinião não faz muita diferença se hospedar no Setor Hoteleiro Sul ou Norte. As duas zonas são separadas apenas por uma via, o Eixo Monumental. Embora seja a pista mais larga do mundo, não vai fazer muita diferença, pois em Brasília você faz pouca coisa a pé.

Eixo Monumental em Brasília

Nessa região você estará sim perto dos principais pontos (seja para turismo ou para trabalho). Mas ainda assim, as distâncias são grandes e você vai depender muito do carro. Você pode alugar um pela Rentcars, que é um buscador de locadoras de carro, mostrando todas as opções de modelos e preços disponíveis na cidade. O melhor é retirar já no Aeroporto de Brasília.

Aliás, se estiver de carro, não deixe de reservar uma noite para conhecer em Brasília o último cine drive-in da América Latina. Outro fator que vai fazer você querer a comodidade do carro é que a região hoteleira é muito movimentada durante o dia, mas a noite é vazia e mal frequentada. O melhor mesmo é sair de carro. 

Meliá Brasil 21

Nessa região, o que considero com melhor estrutura é o Meliá Brasil 21, de frente à Torre de TV e ao lado do Shopping Pátio Brasil e de uma das principais entradas do Parque da Cidade. É uma excelente localização, além de uma puta estrutura de um hotel 5 estrelas, que tem um bom restaurante e está exatamente de frente a uma das mais famosas churrascarias da cidade, a Fogo de Chão.

Veja também: 4 opções de hotel fazenda perto de Brasília

Meliá Brasil 21 em Brasília

Foto: Divulgação Booking

Hotel Nacional

Bem próximo, o Hotel Nacional oferece luxo, mas em uma estrutura um pouco mais antiga. O café da manhã é excepcional e bastante elogiado e os quartos tem uma vista bem interessante da região central de Brasília.

Kubitschek Plaza Hotel

Já do lado do Setor Hoteleiro Norte tem o Kubitschek Plaza Hotel, que tem quartos amplos e confortáveis. É um hotel um pouco mais caro, mas atende bem às expectativas de hóspedes mais exigentes.

Fusion Hplus Express +

Além disso, o Fusion Hplus é outra opção bem avaliada de onde ficar em Brasília. Também é um hotel luxuoso, com academia, spa, sala de reunião e um buffet com várias opções vegetarianas. Sem dúvidas, uma das melhores escolhas. 

onde ficar

Foto: Divulgação Booking

Hotel Mercure Brasília Lider

O Mercure é uma opção mais barata, mas que ainda tem conforto e qualidade, porém sem grandes luxos. Fica bem próximo de dois bons shoppings e de excelentes restaurantes e do Estádio Mané Garrincha. É perfeito para quem vem para Brasília para eventos no estádio.

Hotel Athos Bulcão

Nessa mesma área, um dos melhores é o Athos Bulcão, que é um dos poucos hotéis pet friendly em Brasília. O serviço do hotel costuma ser impecável e as avaliações dos hóspedes ótimas.

Onde se hospedar em Brasília para fazer concurso

Agora, se você vem para uma prova, é bom saber onde se hospedar em Brasília para fazer concurso. Eu diria que o melhor é se hospedar na Asa Sul e Asa Norte mesmo. Isso porque as provas costumam ser realizadas em prédios da região central.

A melhor opção para os concurseiros é o Nobile Suites, pois além da excelente localização tem quartos com cozinha compacta e um home-office. O único problema é que ele não é tão barato. Mas como falei no início, no fim de semana os preços são mais em conta. E é justamente quando as provas são realizadas.

Veja também: As 7 igrejas mais icônicas de Brasília

Hospedagem em Brasília

Foto: Divulgação Booking

Mas como imagino que você queira economizar ainda mais, vou listar algumas opções de hospedagem barata em Brasília para quem vai fazer concurso.

O Hotel Casablanca é uma opção modesta e, consequentemente, mais econômica. Mas tem excelente custo benefício. A diária gira em torno de R$150 e está bem próximo do Brasília Shopping e do Estádio Mané Garrincha. Outro simples, bem localizado e econômico é o Econotel

Um hotel que costuma receber muitos concurseiros é o St. Paul Plaza Hotel, que está bem próximo de bares, estação de metrô, shoppings e restaurantes. A noite a região costuma ser mais vazia, mas por estar bem na região central, tem ótimo acesso ao transporte público.

Da mesma forma, o Saint Moritz também é uma opção mais em conta e com boa localização, já que ele está junto do Shopping Conjunto Nacional e ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, de onde você tem metrô e ônibus para todas as regiões do Distrito Federal. 

Veja também: Tudo sobre o Memorial JK, em Brasília

hotel para quem vai fazer concurso

Foto: Divulgação Booking

Hospedagem barata em Brasília: albergues e pousadas

Em um nível bem mais simples e modestos, vou listar algumas opções de hotéis baratos em Brasília: Pousada Distrito Federal, (que fica em uma área próxima a vários colégios, onde são realizadas algumas provas de concursos) e o Hostel Villa Brasília (que mais parece uma pensão e fica no Cruzeiro Velho, que é um pouco mais afastado, embora ainda bem localizado. Agora, se procura um albergue com padrão internacional, escolha o Hostel 7.

Onde se hospedar em Brasília: Lago Paranoá

Para quem está em família ou apenas busca sossego e descanso, escolha ficar em um dos hotéis do Lago Paranoá. A região é tranquila e próxima ao Palácio da Alvorada. Lembrando que para se hospedar aqui é realmente mais indicado estar de carro. 

Por outro lado, quem procura mais que uma hospedagem, recomendamos fortemente o Brasília Palace. Já fizemos, inclusive, um post completo sobre o hotel, mas em resumo ele une história, boa localização, conforto e excelente custo-benefício. 

Veja também: 10 opções de passeios em Brasília com crianças

Brasilia Palace | A piscina projetada por Niemeyer

Outra excelente opção de hotel na beira do Lago Paranoá é o Royal Tulip, também muito procurado pelos próprios brasilenses como opção de lazer nos fins de semana e pelas noivas que querem um espaço intimista para a preparação do grande dia.  Com uma estrela a menos (portanto, 4), o Golden Tulip segue o mesmo estilo de conforto.

Onde ficar em Brasília: a cidade satélite de Taguatinga

Uma das principais cidades satélites de Brasília, Taguatinga fica a 25km de Brasília e tem metrô que conecta ao centro da cidade. Além disso, se não for em horários de pico, você chega ao Plano Piloto em em 15-20 minutos. De qualquer forma, vale lembrar que em horários de grande fluxo, o trânsito pode ser infernal. 

O comércio é forte em Taguatinga. Inclusive, é aqui que acontece uma das maiores feiras do Distrito Federal, a famosa feira dos goianos. Taguatinga fica ao lado de Águas Claras, outra cidade satélite com excelente estrutura.

Hotel em Taguatinga

Foto: Divulgação Booking

Então vou deixar aqui duas boas opções de hospedagem nessa região: o Dok Brasília Hotel, que é uma opção simples e bem econômica e o Intercity Led, que é bem mais confortável, com um certo luxo e excelente localização. Mas se a sua ideia é se hospedar perto do aeroporto, veja essa lista com 10 hotéis próximos ao Aeroporto de Brasília

Em resumo, essas foram nossas dicas de onde ficar em Brasília. Não deixe de ver aqui todos os posts já publicados sobre a cidade.

Além disso, uma opção de turismo de isolamento é alugar uma chácara para relaxar nos arredores de Brasília. Em um outro post fizemos uma seleção de 7 chácaras para alugar no DF, para você poder viajar de carro mesmo. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | 10 atrações para curtir em Brasília com crianças

  2. Pingback: Across the Universe | Brasília: Conheça o único Cine Drive-In da América

  3. Pingback: Across the Universe | Brasília Palace: Para quem procura mais que uma hospedagem na capital - Across the Universe

  4. Pingback: Across the Universe | Brasília: O desfile de 7 de Setembro - Across the Universe

  5. Pingback: Across the Universe | Conhecer Brasília pode ficar mais barato - Across the Universe

  6. Pingback: Across the Universe | Brasília: Uma visita ao Museu do Catetinho - Across the Universe

  7. Murilo Pagani
    06 maio 2020

    Adorei suas dicas sobre onde ficar em Brasília! Tinha planos de ir em setembro, mas já cancelei por conta da Pandemia.

    Ainda não tinha procurado hospedagem, mas já anotei aqui o Hostel 7. Parece ótimo! Agora é esperar para tirar essa viagem do papel!

    Abraço

  8. Pingback: Across the Universe | 18 curiosidades sobre a Catedral de Brasília

  9. Pingback: Across the Universe | Igrejas de Brasília: 7 templos icônicos para você conhecer na capital

  10. Pingback: Across the Universe | 10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro

  11. Oi ,eu nunca foi a Brasília estou indo para os eventos de sete de setembro e não quero gastar muito onde me hospedar? Obrigada !

    • Oi, Antônia. O evento acontece tradicionalmente na Esplanada dos Ministérios, então o ideal é você se hospedar no Setor Hoteleiro Sul ou Norte. Entre as opções mais em conta estão o Econotel e o Saint Moritz , que fica a 10 minutos a pé da Esplanada.

  12. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Formosa: dicas das melhores hospedagens

  13. Pingback: Across the Universe | O que fazer em Brasília - Across the Universe

  14. Pingback: Across the Universe | 10 hotéis próximos ao Aeroporto de Brasília (com preços)

  15. Boa tarde! Vou a Brasilia para o congresso da UMADEB que acontece em fevereiro, poderia me dar alguma dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *