Tudo para você conhecer a Cachoeira do JK, em Formosa

Já falei como as opções de ecoturismo nos arredores de Formosa são imperdíveis. Recentemente conhecemos a Cachoeira do JK e mesmo vendo algumas fotos do local antes de ir, fiquei impressionada com a beleza. Abaixo você confere tudo o que precisa saber para conhecer a Cachoeira do JK. 

Cachoeira do JK

Onde fica e como chegar na Cachoeira do JK

A Cachoeira do JK fica no município de Formosa, mas bem depois que passa a primeira entrada da cidade. Para ser mais exata, ela fica no Distrito do JK, depois do povoado do Bisnau, 60km depois de Formosa. 

Para chegar na Cachoeira do JK, não tem muito segredo. Saindo de Brasília, você segue a BR-020 sentido Bahia. Depois de Formosa, você continua na mesma pista. Depois que passar pelo Bisnau, ainda tem mais 13km. Colocando no Waze ou Google Maps, não tem erro. 

 


Da BR020, você avista uma placa indicando a entrada para a cachoeira, à sua esquerda. Na porteira, já conferem sua reserva e pagamento, você segue de carro por mais 1km até o estacionamento em uma estrada de terra bem tranquila. 

A trilha

De lá, inicia a trilha que tem 1km de extensão. Do ponto de apoio, você segue por uma trilha entre algumas pedras, descendo rumo ao rio. Logo você chega ao rio e tem que atravessar com ajuda de uma corda. Dependendo da época do ano e do nível das águas, nesse ponto você não chega a molhar os pés, pois atravessa pisando em algumas pedras estratégicas. 

Trilha atravessa rio

De qualquer forma, aconselho muito que você vá de sapatilha daquelas usadas para mergulho ou um tênis confortável que você não se importe de molhar. Porque vai molhar bastante e não tem como ir de chinelo ou descalço de jeito nenhum. Além disso, a sapatilha facilita na hora de tirar e colocar para seguir para outro atrativo.

Os atrativos da Cachoeira do JK

Depois de atravessar o rio, você vê a placa principal indicando a Cachoeira das 3 Quedas, a Gruta e a Piscina do Lajedo do lado direito e a Cachoeira do JK do lado esquerdo. Nós fomos primeiro para a Cachoeira das 3 quedas. São tantos pontos legais para curtir que você acha que não faz diferença por onde você vai começar. Mas mais para frente explico que pode fazer sim.

Placas indicativas para as cachoeiras

São tantos pontos legais para banho, que nem fomos na gruta por puro esquecimento. Mas já vi fotos e é realmente bem interessante. Por alí, você vai andando e conhecendo mais opções, se encantando com algum cantinho. 

Atrativos da Cachoeira do JK

Para mim, o ponto mais interessante do local são as piscinas do lajedo. É um espaço plano, acima das 3 quedas, com algumas piscinas naturais esculpidas nas pedras com a força das águas. Lembra muito o Vale da Lua, da Chapada dos Veadeiros. 

Piscinas do Lajedo

É um lugar perfeito para curtir com crianças, por exemplo. Tem piscinas bem rasas e mais fundas, algumas quedas d’água e uma borda infinita natural. Tudo isso com água bem cristalina. Aliás, um dos diferenciais do local é a água cristalina. 

Piscinas naturais em Formosa

Descendo, ainda depois das 3 quedas (que não consegui fotografar direito), tem mais alguns pontos legais para banho, até chegar em uma parte que você só avança se for pelo rio mesmo, pois não tem trilha. Mas é perfeitamente possível ir. 

Explore a área primeiro e depois veja onde vai parar para tomar um banho. A água é fria, como em toda cachoeira, mas não é nada que vai limitar sua diversão. Voltando até a placa e continuando para o outro lado da trilha, você segue rente ao rio até a Cachoeira do JK. 

A Cachoeira do JK

Toda a trilha é muito bem sinalizada. De um lado você segue pelas setas amarelas, do outro lado da trilha pelas setas vermelhas. Ainda assim, para chegar na Cachoeira do JK o negócio é tenso. Primeiro começa tranquilo, margeando o rio, com diversos pontos bem interessantes para banho. 

Trilha bem sinalizada

Aí você chega a uma primeira queda d’água com poço para banho e até acha que é alí a parada final. Mas não é. A verdade é que para chegar na cachoeira principal, você vai subindo entre as pedras, por dentro do rio e das diversas pequenas quedas d’água. 

Atrativos da Cachoeira do JK

Nesse ponto a aventura começa a ficar mais complicada e eu não recomendo para quem tem dificuldade de locomoção. Aqui você molha em alguns pontos até acima do joelho, se equilibra em pedras e na corda instalada no local. 

Trilha para a Cachoeira do JK

É um trecho pequeno, mas puxado. Você se guia pelas cordas e pelas setas que, mesmo ali, são bem sinalizadas.

Grau de dificuldade da trilha

No final, chega no prêmio final, a Cachoeira do JK. E aqui explico porque a ordem dos atrativos pode fazer diferença. Porque a Cachoeira do JK fica meio que dentro de um paredão estreito e o sol não bate lá dentro o dia inteiro. 

Cachoeira do JK

O ideal é chegar quando o sol está mais centralizado. Ou seja, entre 11h e 13h. Desse modo, você consegue ver a cachoeira com aquela cor turquesa característica. Quando chegamos lá, já era depois das 14h e já não tinha sol direto na água. Mas se não dá para ser nesse horário, não tem problema. Ela é linda de qualquer jeito. 

Cachoeira do JK em Formosa

Estrutura do local

Há algum tempo as pessoas costumavam explorar o local por conta própria. Paravam o carro na porteira, junto da BR-020 e desciam a pé. Depois, vendo que não conseguiam ter controle, os proprietários decidiram organizar as visitas.

E, ainda bem, diferente de alguns que apenas colocam uma cadeira na porta e passam a cobrar pela entrada, esses fizeram um mínimo de estrutura. “Tem restaurante? Local para acampar?” Calma, ainda não é para tanto. 

Eles fizeram uma pequena sede após o estacionamento, como um ponto de apoio aos turistas. Alí eles deixam sempre um café quentinho na recepção e você tem banheiros limpinhos e até decorados. Se precisar de água, também tem. 

Estrutura do local

No mais, sugiro que você leve tudo o que precisar. Desde o kit básico para trilha (repelente, protetor e a garrafa de água), como um lanchinho para fazer no local. Como visto, há muito o que se ver no local e não dá para acelerar tudo por conta da fome. 

Não esqueça de levar uma sacolinha para recolher todo o seu lixo. O melhor ponto para fazer um lanche é no alto das 3 quedas, onde tem umas piscinas naturais e uma estrutura de pedra mais plana com espaço para um piquenique. 

Piscinas do Lajedo em Formosa

Perto dalí, eles indicam o Restaurante Bisnau 2, que fica na beira da pista, voltando para Brasília. Não comi por lá, mas disseram que era uma comida caseira delícia. 

Qual o valor para entrar na Cachoeira do JK?

Para acessar o local é preciso pagar uma taxa de R$30 por pessoa (preço de agosto de 2021). As reservas devem ser feitas com antecedência mediante o pagamento da taxa via transferência. 

Você pode deixar para pagar no local, mas leve dinheiro em espécie, pois mesmo na entrada, o sinal de internet é quase inexistente. Assim, vai ser difícil conseguir fazer a transferência dalí. 

Com agendamento prévio é possível visitar a cachoeira em qualquer dia da semana, mas de sexta a domingo ela fica aberta sempre das 8h às 17h. Para agendar, é preciso entrar em contato pelo telefone 61 99694-0413. 

Cachoeira do JK é pet friendly

A Cachoeira é pet friendly. Você pode legar o seu cachorro. Nós levamos nossos dois doguinhos e eles, inclusive, tem dois cachorros que vivem no local, o Lord e a Mileide. 

Vai se hospedar na região? Veja aqui dicas de onde ficar em Formosa. Há excelentes opções com preços super justos.

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado.
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.  

Planeje sua viagem com os nossos parceiros:

- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).

 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Formosa: dicas das melhores hospedagens

  2. Pingback: Across the Universe | Cachoeira do Girassol, em Goiás, é programa perfeito perto de Brasília

  3. Pingback: Across the Universe | 10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro

  4. Pingback: Across the Universe | Como visitar a Cachoeira do Tororó, em Brasília

  5. Pingback: Across the Universe | Paraíso na Terra: 6 cachoeiras a 50km de Brasília

  6. Mesquita
    03 maio 2022

    Olá!
    Gostaria de saber se posso acampar por lá?
    Obrigado!

  7. Luciano
    21 maio 2022

    Olá!
    Gostaria de saber se lá tem hospedagem perto.

  8. Lukas
    07 dez 2022

    Oi Polliana,
    Muito obrigado pelo seu post. Ajudou muito.
    Eu estou de férias em Brasília até o fim do mês e procurando trilhas com cachoeiras pra fazer com o meu cachorro (tamanho médio). Você disse que levou os seus; como passou pelas partes com cordas? E você acha que agora dá pra passar legal com ele ou o rio está muito cheio pra cruzar?
    Muito obrigado!
    Abraço.

    • Oi, Lukas. Nas primeiras partes é bem tranquilo. Ele vai molhar as patinhas, mas é tranquilo passar. Agora, no trecho mais complexo para chegar até a cachoeira principal, é mais difícil. Meus doguinhos são tamanho mini, então não animei levar e segui sozinha e meu marido ficou embaixo com eles. Mas se o seu tem porte médio e é mais corajoso, não acho que será um problema. Vai mais da sua disposição para subir e tbm ajuda-lo nesse trecho. No mais, sobre as chuvas, aí só in loco mesmo para saber como está o volume. Mas falando com o pessoal da administração pelo whatsapp, eles vão saber te informar.

  9. Pingback: Across the Universe | 10 cachoeiras incríveis e próximas de Brasília

  10. Gostaria de passar aqui apenas para parabenizá-la pelo post, me ajudou bastante, vou conhecer o local neste proximo fds. Aqui contém todas as informações e dicas necessárias para aproveitar bem o local.

    • Que legal ter esse retorno, Vanessa!! 🙂
      É bom saber que compartilhando nossa experiência, a gente consegue ajudar outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *