Chapada dos Veadeiros: Uma visita a Fazenda Veredas

No nosso último dia em Cavalcante, decidimos ir à Fazenda Veredas. Localizada a dois quilômetros da cidade, a Fazenda, que também funciona como pousada, tem excelente estrutura e fica em uma área privilegiada com sete cachoeiras. Para desfrutar de um dia na propriedade, você paga R$ 10 por pessoa e só mesmo com um bom preparo físico para conhecer todas as cachoeiras no mesmo dia. Como não é o meu caso, visitamos apenas duas: a Poço Encantado e a Toca da Onça.

Fazenda Veredas | Cavalcante | Subida Ingreme

Funciona assim: você paga ao entrar na propriedade e segue de carro (sem guia mesmo) por 1,5km até a base da Serra Santana. Depois são 900 metros de subida beeeeeeem íngreme e outros 800 metros sem grandes obstáculos até a Cachoeira Poço Encantado. Atualização: hoje o carro já chega mais próximo e a trilha é de apenas 200 metros, sendo agora uma das mais fáceis da Chapada dos Veadeiros.

A piscina do Poço Encantado é formada pelo Rio de Pedras, que nasce no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O poço é excelente para banho, com algumas pequenas quedas d’águas. O único problema é que não há muita sombra no local.

Fazenda Veredas | Cavalcante | Poço Encantado



Acima do Poço Encantado, seguindo na mesma trilha, caminha-se mais 600 metros (dá-lhe subida!) e chega-se a Toca da Onça. A cachoeira é cercada por belas formações rochosas. No local há um pequeno poço e uma queda d’água excelente para massagens. De lá é possível tirar excelentes fotos pegando toda a vista da região.

Fazenda Veredas | Toca da Onça

Ainda seguindo a mesma trilha e continuando na torturante subida, você chega ao topo da Serra de Santana de onde se tem uma bela vista do Vão de Cavalcante. Infelizmente meu preparo físico não me permitiu chegar lá dessa vez, mas é lá que fica a Cachoeira Véu de Noiva. Ficou para uma próxima oportunidade.

Fazenda Veredas | Cavalcante

As demais cachoeiras que ficam dentro da Fazenda Veredas (Veredas, Veredinhas, Cobiçada e Canyon) ficam em trilhas separadas, cada uma com seu nível de dificuldade e belezas diferentes. A pousada também oferece opções de rapel e tirolesa que também não foi dessa vez que experimentamos.

Informações adicionais

Não deixe de ler também os outros posts relacionados a essa viagem a Cavalcante:

– Nossa visita a Cachoeira de Santa Bárbara;

– E também nossa hospedagem na Pousada Cayana.

Recentemente nosso amigo Wilton passou três dias em Cavalcante e contou tudo para gente. Não deixe de conferir!

Não deixe de ver também o Guia completo da Chapada dos Veadeiros, com tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Chapada dos Veadeiros: Cachoeira de Santa Bárbara | Across the Universe

  2. Pingback: Onde ficar na Chapada dos Veadeiros | Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | Hospedagem em Cavalcante: Pousada Cayana - Across the Universe

  4. Pingback: Across the Universe | 10 trilhas mais fáceis da Chapada dos Veadeiros

  5. Pingback: Across the Universe | Guia completo da Chapada dos Veadeiros

  6. Pingback: Across the Universe | 10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *