Chapada dos Veadeiros: Uma visita a Fazenda Veredas

No nosso último dia em Cavalcante, decidimos ir à Fazenda Veredas. Localizada a dois quilômetros da cidade, a Fazenda, que também funciona como pousada, tem excelente estrutura e fica em uma área privilegiada com sete cachoeiras. Para desfrutar de um dia na propriedade, você paga R$ 10 por pessoa e só mesmo com um bom preparo físico para conhecer todas as cachoeiras no mesmo dia. Como não é o meu caso, visitamos apenas duas: a Poço Encantado e a Toca da Onça.

Fazenda Veredas | Cavalcante | Subida Ingreme

Funciona assim: você paga ao entrar na propriedade e segue de carro (sem guia mesmo) por 1,5km até a base da Serra Santana. Depois são 900 metros de subida beeeeeeem íngreme e outros 800 metros sem grandes obstáculos até a Cachoeira Poço Encantado. Ela é formada pelo Rio de Pedras, que nasce no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O poço é excelente para banho, com algumas pequenas quedas d’águas. O único problema é que não há muita sombra no local.

Fazenda Veredas | Cavalcante | Poço Encantado

Acima do Poço Encantado, seguindo na mesma trilha, caminha-se mais 600 metros (dá-lhe subida!) e chega-se a Toca da Onça. A cachoeira é cercada por belas formações rochosas. No local há um pequeno poço e uma queda d’água excelente para massagens. De lá é possível tirar excelentes fotos pegando toda a vista da região.

Fazenda Veredas | Toca da Onça

Ainda seguindo a mesma trilha e continuando na torturante subida, você chega ao topo da Serra de Santana de onde se tem uma bela vista do Vão de Cavalcante. Infelizmente meu preparo físico não me permitiu chegar lá dessa vez, mas é lá que fica a Cachoeira Véu de Noiva. Ficou para uma próxima oportunidade.

Fazenda Veredas | Cavalcante

As demais cachoeiras que ficam dentro da Fazenda Veredas (Veredas, Veredinhas, Cobiçada e Canyon) ficam em trilhas separadas, cada uma com seu nível de dificuldade e belezas diferentes. A pousada também oferece opções de rapel e tirolesa que também não foi dessa vez que experimentamos.

Informações adicionais

Não deixe de ler também os outros posts relacionados a essa viagem a Cavalcante:

– Nossa visita a Cachoeira de Santa Bárbara;

– E também nossa hospedagem na Pousada Cayana.

Recentemente nosso amigo Wilton passou três dias em Cavalcante e contou tudo para gente. Não deixe de conferir!

E não deixe também de conferir os nossos vários outros posts sobre a Chapada dos Veadeiros. São a inspiração que você precisa para visitar este local encantador.


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog

 

Nenhum Comentário para "Chapada dos Veadeiros: Uma visita a Fazenda Veredas"

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório