O que fazer em Brasília

Muitos não procuram Brasília por turismo. O mais comum é chegar aqui por conta do trabalho, negócios ou para fazer a prova de algum concurso público. Mas isso não é desculpa para não aproveitar a cidade. Nesse texto, relaciono algumas dicas sobre o que fazer em Brasília. 

Mas tem turismo em Brasília?

Antes de mais nada, deixe de lado qualquer preconceito ou desânimo provocado pela política e permita-se se encantar com cada detalhe dessa cidade. É possível que ela te cause um certo estranhamento logo de cara. Afinal, que outro lugar tem um esquema urbanístico tão organizadinho?

O que fazer em Brasília

80% do território é planejado, organizado e setorizado. Foram previstas até mesmo as distâncias entre cada ponto e a distribuição de escolas, creches, postos de saúde e hospitais. Além disso, as ruas foram simetricamente desenhadas e hierarquizadas seguindo preceitos técnicos rodoviários, com os devidos usos destinados. 

Então não é só uma impressão. A cidade foi construída em um “pano em branco”. Um terreno plano e completamente vazio. Desse modo, os arquitetos e urbanistas tinham o equivalente a um quadro em branco para um artista.  E posso dizer que aproveitaram bem o espaço. Há inúmeras obras icônicas de Oscar Niemeyer, como a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional, o Museu da República e o Teatro Nacional. 

O que fazer em Brasília

Definitivamente, entre as opções do que fazer em Brasília, a visita a prédios e monumentos para admirar a arquitetura única, com certeza é ponto alto no seu roteiro. Não à toa, é a única cidade moderna a ser considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Mas não para por aí. Em Brasília você tem muitos museus, muita história para ser compreendida, muitas opções de passeios ao ar livre e excelentes opções gastronômicas. 

O que fazer em Brasília

Então vou deixar uma lista de opções mais óbvias para quem busca o que fazer em Brasília. Por outro lado, mais abaixo relaciono alguns outros pontos que merecem sua visita caso tenha mais tempo na cidade. Além disso, se ainda não decidiu, sua hospedagem, veja este outro post com dicas de onde ficar em Brasília

Eixo Monumental

Eu começaria o tour por Brasília aqui. Descendo essa que já foi considerada pelo Guinness Book como a avenida mais larga do mundo. Com seis faixas de tráfego em cada sentido e 250 metros de largura, o Eixo Monumental abriga vários pontos de interesse de Brasília. 

vista da Torre de Tv | Brasília

O Estádio Nacional Mané Garrincha é um exemplo e fica aberto à visitação aos sábados pela manhã. Não acho que ele difere de outros, mas se achar interessante, se programe para a visita. Se nao, tire uma foto do lado de fora. 

Inclusive, esse passeio pelo eixo pode ser feito com bicicleta alugada. Outros pontos que valem uma foto: Praça do Cruzeiro (ponto mais alto do Plano Piloto e perfeito para assistir ao pôr do sol), Catedral Militar Rainha da Paz, Memorial dos Povos Indígenas e Memorial JK, que falo mais adiante. 

Praça do Cruzeiro em Brasília

Já na parte chamada de Esplanada dos Ministérios, abaixo da rodoviária do Plano Piloto, o trecho começa com a Catedral e o Museu Nacional, ambos prédios espetaculares e que valem ao menos um clique. Do outro lado da pista, um pouco menos evidente, o Teatro Nacional

Museu Nacional | Brasília

Dalí também você já avista os dezessete blocos idênticos, além dos prédios do Congresso Nacional, Itamaraty, Palácio da Justiça, finalizando na Praça dos Três Poderes. Agora, se estiver sem tempo, sugiro uma parada ao menos alí no gramado do Congresso para uma foto desse prédio. Mas já aviso que alí na praça logo abaixo ainda tem muito o que explorar. 

Na verdade, você poderia gastar até mais de um dia inteiro para explorar tudo o que há de interessante em cada ponto do Eixo Monumental. Desse modo, vou destacar abaixo alguns dos 5 pontos que considero mais interessantes e que valem uma parada no Eixo Monumental. 

Memorial JK

Descendo o Eixo Monumental, eu faria a primeira parada no Memorial JK, que é um dos museus mais interessantes de Brasília. O espaço conta um pouco sobre a vida e o trabalho do 21° presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. O local, que além de museu é considerado como um centro cultural e mausoléu, também tem muito material sobre a construção de Brasília. 

Estatátua JK e Sarah

O prédio é incrível e logo do lado de fora, no alto de uma torre de quase 30 metros, é possível ver uma grande estátua de bronze do ex-presidente com um aceno aos visitantes. Fica aberto de terça a domingo, das 9h às 18h e a entrada custa R$10. 

Torre de TV

É a segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura e merece uma visita, pois a vista lá de cima é linda, além de explicar muito sobre o formato da cidade. É um dos atrativos mais procurados por quem busca o que fazer em Brasília. 

Torre de Tv | Brasília

O acesso ao mirante é gratuito e funciona entre 12h e 17h45 nos meios de semana e 9h às 17h45 aos fins de semana. A partir de lá é possível ter uma boa noção da esplanada, do estádio, do autódromo, o parque da cidade e tantos outros pontos. 

O que fazer em Brasília

Na parte debaixo, uma fonte com o tradicional letreiro também rendem boas fotos. E, do outro lado, uma feirinha com comidas típicas de todos os estados e artesanato. 

Catedral de Brasília

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento erguido na Capital Federal e é um dos maiores símbolos de Brasília. Com uma arquitetura peculiar, o prédio desperta atenção e coleciona algumas curiosidades. Em um outro post falei mais detalhes sobre a Catedral de Brasília e a visita. 

Catedral de Brasília

Congresso Nacional

É possível visitar o prédio suntuoso que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Alí você fica por dentro de detalhes sobre a construção, o funcionamento e entende como é o prédio é por dentro. A visita é gratuita e precisa de agendamento apenas em alguns casos específicos. Mas para saber mais detalhes, é só conferir neste link aqui

Congresso Nacional

Praça dos 3 Poderes

Fica logo atrás do Congresso e abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário). Tudo obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. 

Panteão da Pátria

A pira, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, o Espaço Lúcio Costa, o Museu Histórico de Brasília, a bandeira e a escultura em homenagem aos candangos completam os pontos de interesse da praça. 

CCBB

Saindo do Eixo Monumental e seguindo em direção ao Lago Paranoá, você tem acesso ao Centro Cultural do Banco do Brasil, CCBB. É um espaço que reúne exposições e espetáculos para todos os gostos.Tem apresentações de artistas locais e nacionais, cinema, teatro e também recebe exposições de arte temporárias. 

CCBB

A programação varia e pode ser conferida com antecedência no site. Além disso, lá dentro fica o Museu do Banco do Brasil, que além da própria história do banco, expõe obras de artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx.

Ermida Dom Bosco

Saindo do CCBB, aproveite para cruzar o Lago Paranoá em uma das pontes mais lindas que você vai ver na sua vida, a Ponte JK. Faça uma parada antes de atravessar para tirar umas fotos. Logo abaixo dela tem uma pracinha, com um gramado e um pequeno parque. 

Ponte JK

Dalí, siga para a Ermida Dom Bosco. Conhecido como o ponto onde se tem a melhor vista da cidade, a pequena capela fica dentro de um parque ecológico na beira do Lago Paranoá. Se quiser algo ainda mais lindo, se programe para assistir ao pôr do sol no local.  

Ermida Dom Bosco

A micro capela tem formato de pirâmide, é revestida em mármore branco com uma cruz de metal no topo e abriga a imagem de Dom Bosco. É uma das 7 igrejas mais icônicas de Brasília

Pontão do Lago Sul

Certamente, se você perguntar a alguém sobre o que fazer em Brasília, vão te indicar o Pontão do Lago Sul. Nem que seja apenas para comer. O centro de lazer também fica à beira lago, o que te faz achar que está em uma cidade praiana.

Pontão do Lago Sul no Natal

Por lá você encontra excelentes opções para um almoço, lanche ou jantar. Tem bares, restaurantes, quiosques, área para piquinique e uma “orla” legal também para a prática esportiva. 

Parque da Cidade

O Parque da Cidade é unanimidade quando o assunto é o que fazer em Brasília. Pelo menos para os moradores. Alí você tem áreas para piquenique, churrasqueiras, lagos artificiais, quadra de esportes, pistas de caminhada, bicicleta e skate, parque de diversões e espaço exclusivo para cachorros. 

Parque da Cidade | Brasília

Além disso, há alguns restaurantes e quiosques que funcionam como lanchonetes. A área do parque é gigante – equivalente a 420 hectares. Ou seja, há muito o que curtir no parque, além dos eventos culturais esporádicos. 

Museu do Catetinho

O Museu do Catetinho fica a 27km do centro da cidade e é considerado símbolo do início da construção de Brasília. Acho interessante a visita, porque o local é bem simbólico. Ele foi projetado por Oscar Niemeyer e construído em apenas 10 dias para abrigar o presidente Juscelino Kubitschek em visita às obras da nova capital federal. 

Museu do Catetinho | Vista Geral

A ideia do “Palácio de Tábuas” nasceu de uma conversa informal entre amigos do presidente JK para que ele não tivesse que dormir em barraca quando visitasse as obras da nova capital. Assim, o projeto do Catetinho ficou majestoso, mas ao mesmo tempo simples. A suíte do presidente, a de hóspedes e uma sala de despachos estão preservados e decorados com mobiliário da época. 

Dicas extras para quem busca o que fazer em Brasília:

Palácio do Itamaraty
Santuário Dom Bosco
Super Quadra 308 Sul, a quadra modelo da construção de Brasília
Planetário
Museu Vivo da Memória Candanga
Torre de TV Digital
Parque Nacional de Brasília
E uma lista com 10 cachoeiras próximas à Brasília

O que fazer em Brasília

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado.
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.  

Planeje sua viagem com os nossos parceiros:

- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).

 

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com a ideia de indicar o que fazer em diferentes locais. Então veja os posts dos outros blogs participantes:

Vamos viajar pra onde agora? O que fazer em Paris de Graça
Expedições em Família- O que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real
Uma Viagem Diferente – O que fazer em Belo Horizonte
Mundo Viajante – O que fazer em Arraial do Cabo
Cantinho de Ná – O que fazer em Aveiro, a Veneza portuguesa
6 Viajantes – O que fazer em Bariloche no inverno con crianças
3 Gerações e 1 Mala – O que fazer em Pomerode
Chicas Lokas na Estrada- O que fazer em Trindade-Paraty


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: O que fazer em Trindade – Paraty | Chicas Lokas na Estrada | Dicas de viagem

  2. Deyse
    15 ago 2022

    Estou louca pra conhecer Brasília e agora, lendo essas dicas, fiquei bem impressionada. Não sabia que tinha tanta coisa bacana para se fazer em Brasília. Estou encantada.

  3. Patrícia
    16 ago 2022

    Engraçado que Brasília nunca foi das localidades brasileiras que sonhei conhecer. Mas através do seu post percebi que pode ser uma cidade bem interessante de visitar.

  4. Pingback: O que fazer em Pomerode – 3 Gerações e 1 Mala

  5. Pingback: Across the Universe | O que ver no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves 

  6. Pingback: Across the Universe | 10 cachoeiras incríveis e próximas de Brasília

  7. Pingback: Across the Universe | 7 opções de hamburguerias no Sudoeste, em Brasília

  8. Pingback: Across the Universe | Como ir do Aeroporto de Brasília até o centro da cidade

  9. Pingback: Across the Universe | Como visitar a Cachoeira do Tororó, em Brasília

  10. Pingback: Across the Universe | Paraíso na Terra: 6 cachoeiras a 50km de Brasília

  11. Pingback: Across the Universe | Exposição Egito Antigo em Brasília

  12. Pingback: Across the Universe | Cachoeira do Girassol, em Goiás, é programa perfeito perto de Brasília

  13. Pingback: Across the Universe | 6 Docerias em Brasília que vale a pena conhecer

  14. Pingback: Across the Universe | 10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro

  15. Pingback: Across the Universe | Igrejas de Brasília: 7 templos icônicos para você conhecer na capital

  16. Pingback: Across the Universe | Tudo sobre a visita ao Memorial JK, em Brasília

  17. Pingback: Across the Universe | 10 atrações para curtir em Brasília com crianças

  18. Pingback: Across the Universe | O que fazer em Brasília: Conheça o Cine drive-in

  19. Não sabia que Brasilia haviam tantos locais fascinantes para serem visitados, ainda bem que achei seu blog lotado de informações bacanas, estou indo para Brasília semana que vem. Portanto seu blog me ajudou bastante! Muito obrigada

  20. Norma Carvalho
    20 ago 2022

    Eu adoro turistar em Brasilia e acho que todos deveriam conhecer a nossa capitar. O seu guia do que fazer em Brasilia ficou incrível. Parabéns.

  21. Hebe
    20 ago 2022

    Ainda não conheço nossa capital acredita? Mas agora ja sei o que fazer em Brasilia quando for visitar minha cunhada que mora lá. Já relacionei suas dicas para ela me levar para conhecer. kkkkkk

  22. Andrea
    22 ago 2022

    Eu acho a arquitetura de Brasília fantástica, e lendo o teu post se tem muito o que fazer na cidade. Já estava pensando em visita-la, agora com as tuas dicas o roteiro sai do papel.

  23. Meu irmão mora em Brasília e pelo menos 1x ao ano passo uns dias na cidade. Sempre que vou ele me leva a lugares que ainda não conheço. Na minha lista do que fazer em Brasília ainda estou devendo o Museu Catetinho, pretendo riscá-lo em breve hehehe.

  24. Cintia
    22 ago 2022

    Apesar do meu desânimo com a política no momento, sempre tive vontade de conhecer Brasília! Vou salvar este artigo para quando for, fiquei ainda mais encantada depois de ler. Obrigada..

  25. Pingback: O que Fazer em Belo Horizonte - Uma Viagem Diferente

  26. Eu adoro Brasília. Já fui não sei quantas vezes pra lá a trabalho. Mas, de todos os lugares que você listou o unico que ainda não conheci foi o CCBB. Sou doido pra ir
    Adorei suas dicas

  27. Izabela
    23 ago 2022

    Amei suas dicas sobre o que fazer em Brasília, inclusive preciso voltar nesse pedacinho do Brasil, já que essa foi uma das minhas primeiras viagens sozinhas anos atrás 🙂

  28. Angela Camara
    23 ago 2022

    Brasilia me encanta! Muitas coisas bacanas para fazer em um lugar único por sua arquitetura e importância! Adorei o post!

  29. Letícia
    23 ago 2022

    Ta aí um lugar que eu adoraria turistar: Brasília! Realmente não tem cara de cidade turística, mas é um lugar com tanta história do Brasil e com tanta importância que com certeza merece a visita! Fiquei ainda mais certa disso lendo o seu post! Amei!

  30. Confesso que não achava que Brasília tinha tantos pontos turísticos. A cidade nunca me chamou muito atenção, mas seu post me surpreendeu e me fez olhar Brasília com outros olhos. Parabéns pelo post!

  31. Pingback: Across the Universe | Memorial dos Povos Indígenas: o que ver por lá?

  32. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Brasília: conheça as melhores opções

  33. Pingback: Cachoeiras, Parque da Cidade, clubes e Lago Paranoá, refúgios para aproveitar o melhor do DF em tempo de seca - Guará News I Notícias e utilidade pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *