Cachoeira Macaquinhos e seus 10 atrativos

Já tinha visto uma ou outra foto das cachoeiras que compõem o Complexo de Macaquinhos, na Chapada dos Veadeiros (GO), mas como fica mais longe de São Jorge, um dos principais pontos escolhidos pelos visitantes para se hospedar na região, essa atração não é tida como uma das mais visitadas.

 

Como chegar

Ao pesquisar, achamos parcas informações atualizadas sobre o acesso e várias delas recomendavam fortemente ir em um carro 4X4. Depois de muito analisar, pedimos informações a um guia e resolvemos ir em um carro pequeno, por nossa conta e risco mesmo. Fomos em Junho/2017, época da seca e, certamente, com melhores condições de acesso.

Saindo do centro de Alto Paraíso, é preciso pegar a GO-118 no sentido Brasília. 11 km depois você vê a primeira placa indicando para virar à esquerda. Depois disso, são 31 km de estrada de chão, que quando fomos estava em boas condições. Antes da metade do caminho tem mais uma placa indicando para virar à direita (é bom ficar atento às placas). Vai ser preciso abrir alguns colchetes, já que a estrada passa dentro de propriedades particulares, incluindo fazendas de gado. Depois disso, é só seguir. Achamos a estrada bem sinalizada.

Atenção: quem estiver de carro pequeno deve estacionar o carro 900m antes do inicio da trilha e seguir a pé. Lá vai ter uma placa advertindo que o trecho seguinte é indicado apenas para veículos altos e com tração.

Aviso do acesso por veículos baixos

Logo depois há uma subida muito íngreme e com cascalho. É melhor nem insistir, já que é o ponto mais crítico do percurso. Sendo assim, seguimos a pé até a recepção da Fazenda Santuário das Pedras, que é a reserva ecológica onde as cachoeiras estão localizadas.  O local é muito bem estruturado e há, inclusive, área para camping.

Quanto custa

Pagamos R$30 para visitação e seguimos por uma trilha de 1.800m com dez atrativos. A trilha é de nível moderado, com alguns trechos íngremes, mas muito bem sinalizada.

 

Os principais são:  Banho dos Macacos, Poço Sereno, Cachoeira Pedra Furada, Cachoeira do Banho Pelado – essa dedicada ao nudismo, Poço do Jump, Cachoeira da Luz, Cachoeira da Caverna e Cachoeira do Encontro.

 

O ponto alto são as duas últimas cachoeiras do percurso, ambas lindíssimas e com águas da cor de esmeralda: a Cachoeira da Caverna e a Cachoeira do Encontro. A primeira fica ao lado de uma caverna que pode ser acessada a nado.

 

 

Já a Cachoeira do Encontro é onde dois rios (Macaquinhos e Fundão) caem lado a lado e formam duas quedas que se complementam.

 

Dá para ficar ali o dia inteiro contemplando a beleza do local.  Certamente essas cachoeiras já figuram como uma das minhas preferidas na Chapada dos Veadeiros. Vale muito a pena incluir no roteiro.

Mais informações: www.macaquinhos.com

Veja também todos os outros posts que já publicamos sobre a Chapada dos Veadeiros aqui!

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Toda vez que vejo fotos da Chapada dos Veadeiros são cachoeiras diferentes e uma mais maravilhosa que a outra. Esse lugar é mesmo um paraíso da natureza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *