Qual a melhor época para ir a Chapada dos Veadeiros?

Pertinho de Brasília, fácil de chegar e com inúmeros atrativos de ecoturismo. Mas afinal, tem uma melhor época para ir para a Chapada dos Veadeiros?

Tem sim! 

Quando ir a Chapada dos Veadeiros

A melhor época para ir a Chapada dos Veadeiros é o período de seca, que nessa região vai de abril a setembro. Acontece de chover em abril, mas bem menos. Por outro lado, de maio a julho costuma ser frio e a água das cachoeiras, que já são geladas, ficam congelantes.

De qualquer forma, não chega a ser um inverno de fato. De noite a temperatura cai, mas os dias continuam ensolarados e quase que perfeitos para curtir o dia nas cachoeiras. O complicado mesmo é a água que fica menos convidativa. 

Melhor época para ir a Chapada dos Veadeiros

Mas se não quer saber de frio, os meses de agosto e setembro têm melhor temperatura. Mas o sol pode castigar por conta do tempo seco. E não subestime  a secura dessa região. Fique atento para não se desidratar durante uma trilha. Por mais que esteja acostumado a fazer grandes percursos, você pode não estar acostumado ao clima seco do Cerrado.

Quando ir a Chapada dos Veadeiros

Durante o mês de outubro ainda chove pouco, então ainda pode ter uma sensação de desconforto com relação ao tempo seco. Mas ainda, assim, essa é sem dúvida a melhor época para conhecer a Chapada dos Veadeiros. 

Quando chove na Chapada dos Veadeiros?

Entre os meses de outubro e março (mais ainda entre novembro e fevereiro) as chuvas podem predominar na Chapada dos Veadeiros. É uma experiência diferente e que precisa de muito cuidado, por conta do risco de tromba d’água. 

Cachoeira santa bárbara na chapada

A visita a algumas cachoeiras chega a ficar em suspenso. É o caso, por exemplo, da Cachoeira das Cariocas, que fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Como o acesso é feito por cima, na época das chuvas, o fluxo das águas sobe demais e não há como chegar às piscinas naturais. 

Melhor época Chapada dos Veadeiros

Do mesmo modo, algumas cachoeiras também não valem a pena a visita durante a seca. Por conta da falta de chuvas, algumas ficam com um volume de água pequeno ou mesmo seca. É o caso da Cachoeira do Abismo e a do Cordovil, que costumam ficar secar em alguns períodos do ano. 

Outra diferença do período chuvoso para o período de seca é a cor da água de alguns atrativos. Quando chove, algumas cachoeiras com águas cristalinas tendem a ficar com tom mais escuro.

Cor da água das Cachoeiras

De qualquer forma, é possível sim ir no período chuvoso, como carnaval, por exemplo. Só fique muito atento, pois o risco de tromba d’água é real. Em dias de chuvas intensas, alguns atrativos fecham afim de evitar qualquer incidente. A dica é: contrate um guia local e vá em segurança.

Risco de Tromba d’água

E mesmo que não dê para visitar cachoeiras específicas, há atrativos que vão além disso. Para citar alguns: Jardim de Maytrea, Vale da Lua, Mirante da Janela, águas termais, além da culinária e da própria energia de estar em contato com a natureza. 

Melhor época Chapada dos Veadeiros

A única certeza, no entanto, é que independentemente da época, a Chapada dos Veadeiros é maravilhosa de janeiro a janeiro.

Veja aqui um Guia Completo da Chapada dos Veadeiros. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Guia completo da Chapada dos Veadeiros

  2. Pingback: Across the Universe | Cachoeira Loquinhas na Chapada dos Veadeiros

  3. Pingback: Across the Universe | Cachoeira Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros - Across the Universe

  4. Pingback: Across the Universe | Roteiro de 2, 3, 5, 7 ou 10 dias na Chapada dos Veadeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *