Tudo sobre a Cachoeira do Label, na Chapada dos Veadeiros

Com 187 metros de queda d’água, a Cachoeira do Label, na Chapada dos Veadeiros, é a maior do estado de Goiás, superando até mesmo o Salto do Itiquira. Mas diferente de muitas cachoeiras tão altas, seu poço é perfeito e seguro para banho. 

Cachoeira do label, na Chapada dos Veadeiros

Um paredão gigante e semi circular deixa o cenário ainda mais encantador. Só recomendo levar um chinelo ou ir de sapatilha de mergulho, pois há muuuuitas pedrinhas e elas incomodam bastante na hora de entrar no poço.

Cachoeira do label, na Chapada dos Veadeiros

De qualquer forma, além da própria Cachoeira do Label, há outras 5 paradas onde você pode curtir pequenas piscinas naturais e cachoeiras menores. 


Como chegar na Cachoeira do Label

Aberto à visitação há menos de 3 anos, o local fica em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) localizada a 25km de São João D’Aliança, na região da Chapada dos Veadeiros. 

A cidade fica fica a 150km de Brasília, o que torna o passeio bate e volta bem viável. E foi exatamente o que fizemos. No entanto, é perfeitamente possível encaixar a Cachoeira do Label em um roteiro pela Chapada. É só colocar ela no início ou no fim da sua viagem, já que São João D’Aliança está na entrada da região, a 70km, de Alto Paraíso, por exemplo.

Para chegar até lá, saindo de Brasília, é preciso seguir pela BR-020, sentido Planaltina. Lá na frente, pega a esquerda, na GO-118 (a entrada é bem sinalizada). Ao chegar em São João D’Aliança, vá até um posto de combustível próximo ao Hotel Atos. 

Poço Ypa Xuru, na Reserva Bellatrix

É nesse ponto que você identifica a primeira placa que vai te conduzir até a Reserva Bellatrix. Não tente ir pelo Google Maps ou Waze. Os administradores do local alertam para o fato de que sempre dá erro na chegada da reserva. Portanto, siga as placas. 

São 26km de estrada de chão. Antes de ir, a ideia de ter que atravessar um riacho nesse trecho nos deixou preocupado, mas realmente não foi nenhum problema. No entanto, o cascalho na estrada fez o carro derrapar em alguns momentos. Então, muito cuidado. Fomos em época de chuva, mas nesse dia o sol estava forte e não havia lama, mas imagino que possa piorar. Além disso, a presença de animais na pista é bem comum. 

A trilha da Cachoeira do Label

Para chegar até a Cachoeira do Label, você precisa percorrer 1,8km. A distância não assusta, mas a trilha é considerada como de nível moderado pelos 200 metros finais, que é cheio de pedras. Nesse trecho, você precisa de ajuda de algumas cordas e tábuas de madeira que foram colocadas no local. Elas auxiliam na travessia de algumas várias pedras. 

Trilha Cachoeira do Label

Em alguns trechos pode ficar confuso identificar o caminho a seguir. Mas é só seguir setas pintadas nas pedras. Estou longe de ser uma trilheira profissional, mas achei a trilha tranquila. Ela só exige muito cuidado e atenção. O fato de ser em mata fechada praticamente o tempo todo também ajuda muito a não sofrer com o sol.

Cachoeira do label, na Chapada dos Veadeiros

Não recomendaria a trilha para idosos ou adultos com crianças pequenas. No entanto, entre as poucas pessoas que vimos nesse dia, tinha vários com crianças e idosos. Então, tudo vai depender muito da realidade de vida de cada um. Atrás da gente mesmo chegou um casal carregando uma bebê de pouco mais de um ano naquelas bolsas canguru. 

A Cachoeira do Label fica no final da trilha. Mas ao longo do caminho você passa por 5 poços: Abaete Açu, Ypa Xuru, Imbau Bento, Espelho e Itu Pyau.

Veja também: Cachoeira do Bonito, em São João D’Aliança

Poço Abaeté Açu

É um mais lindo que o outro, mas minha recomendação é que você vá direto para a principal e na volta vá fazendo paradas para conhecer todos os outros pontos. 

Informações gerais

Cachoeira do label, na Chapada dos Veadeiros

– A entrada custa R$50 por pessoa e eles não aceitam cartão, porque o sinal de internet oscila muito por lá. Então, leve dinheiro.
– No local não pega nenhum tipo de operadora.
– É permitido e recomendado levar alimentos. No entanto, eles proíbem churrasco e bebida alcoólica.
– De qualquer forma, é possível acampar no local e lá sim é permitido beber e fazer churrasco. Mas não conheci bem a estrutura.
– Durante a pandemia, tanto o camping, quanto o serviço de almoço servido no local estão suspensos.
– Leve um lanchinho e água. Lá na entrada tem um filtro onde você pode encher também.
– Por se tratar de uma Reserva, não é permitido o acesso de animais domésticos. 

Onde ficar em São João D’Aliança

Entre as opções de hospedagem em São João D’Aliança, tem a Eco Pousada da Betânia, que tem um quintal maravilhoso e o Atos e Ferronatos Hotel, que são opções um pouco mais moderninhas. Uma sugestão: São João d’Aliança é a primeira cidade da Chapada dos Veadeiros no caminho e você vai passar por ela querendo ou não. Então, chegue cedo, curta os atrativos que você quer e vá dormir em Alto Paraíso ou São Jorge, onde há mais opções de hospedagem

Veja também um guia completo da Chapada dos Veadeiros

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado.
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.  

Planeje sua viagem com os nossos parceiros:

- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).

 



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Melchior Trueeb
    02 abr 2021

    “A entrada custa R$30 por pessoa e eles só aceitam cartão, porque o sinal de internet oscila muito por lá.”
    Esta informação deixa qualquer um confuso! Penso que em lugar de “cartão” deveria constar “dinheiro vivo”, correto?

    • Realmente, Melchior. Está confuso. Quis dizer que não aceita cartão. Já consertei.
      Obrigada e bom passeio.

  2. Pingback: Across the Universe | Guia completo da Chapada dos Veadeiros

  3. Melchior Trueeb
    20 jun 2021

    Oi Polliana, tudo bem? Aqui eu de novo…
    O seu blog está desatualizado por conta da taxa de visitação que cobram na entrada! Desde 01.04.21 aumentaram para 50 Reais! Um ABUSO, e deixei isso bem claro também em outros comentários sobre esta cachoeira! Tivemos a intenção de visitar a Cachoeira do Label no fim de Abril passado. Ao chegar na tal de sede, que não tem absolutamente nada a oferecer, fomos surpreendidos pelo novo valor! Como não nos conformamos com este ABUSO, retornamos de lá mesmo sem visitar a cachoeira! Outro casal desconhecido e independente de nós fez a mesma coisa.
    Durante os 6 dias que ficamos na Chapada dos Veadeiros, visitamos muitos atrativos da região, e comparando chegamos à conclusão que os 30 Reais que cobravam antes era justo e aceitável, afinal é somente uma questão de manter a trilha.
    O valor de 50 Reais que cobram pelo “Day Use” no Salto de Corumbá, por exemplo, é amplamente justificado pois além do Salto tem mais 3 cachoeiras, tem restaurante, piscina enorme com cadeiras longas, e outros atrativos.
    Se a pessoa que se diz “dona da cachoeira do Label” tivesse bom senso, e sobretudo conhecimento de outros atrativos similares na região, não cobraria este valor abusivo para a simples visitação da maior cachoeira do Estado de Goiás.

    • Atualizei no post o valor. Obrigada por nos avisar. Realmente tenho visto essa tendência de aumento assustador nos valores dos ingressos dos atrativos da Chapada desde o início do ano. Lamentável.

    • Juliana Carretta
      03 mar 2022

      Cachoeira linda mas a trilha é moderada para difícil não recomendo para idosos e crianças pois é necessário entrar na cachoeira e ir caminhando entre água e pedras escorregadias um bom pedaço da trilha… Levamos alguns escorregões e arranhões de presente. Achei mal sinalizado tanto na ida quanto na volta da trilha… infraestrutura péssima: um filtro sem água, banheiros sem condições de uso e lixeiras cheias (mesmo na baixa temporada – tinha apenas mais 6 visitantes… era falta de cuidado mesmo)… o final compensa, pela natureza.. mas foi a pior “recepção” de toda a chapada que já vivenciei

  4. Juliane
    24 jul 2021

    Estou doida para conhecer a cachoeira do Label mas vi que no caminho para a cachoeira é preciso atravessar um riacho. Gostaria de saber se dá para ir de carro baixo ou é preciso carro alto ou 4×4?

    • Oi, Juliane. Não precisa ser 4×4. Carro comum passa tranquilo, especialmente em época de seca como agora.

  5. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Formosa: dicas das melhores hospedagens

  6. virna
    08 mar 2022

    bom dia! eh obrigado ir com guia? aberto todos os dias? obrigada

    • Não é obrigado a contratar guia e a trilha é bem sinalizada. É aberto todos os dias sim, mas é bom sempre confirmar pelo whatsapp. O telefone é 62 98452-2402

  7. virna
    08 mar 2022

    Tenho outra duvida, se tiver q escolher entre label e itiquira, qual vc sugere??

    • Virna, eu prefiro a do Label, porque vc pode tomar banho nela, aproveitando o poço embaixo e os outros diversos pontos de banho. Já a do Itiquira o banho não é permitido na cachoeira, só ao longo do rio, mas os poços são bem rasinhos e pouco interessantes. Por outro lado, a cachoeira do Itiquira é bem mais próxima de Brasília, sem estrada de chão e com uma trilha mínima. Já a do Label tem tudo isso. Então vai muito do que vc busca.

  8. Jadson
    16 abr 2022

    O local é excelente, vale a pena realmente ir quem gosta de se aventurar.
    o local é um pouco complicado, não aconselho levar criança ou idosos, muita pedra, o que pode correr o risco de cair e se machucar seriamente.
    O valor atualmente é R$50,00, porém é somente para entrar.
    não oferece nenhum tipo de serviço, comida, etc.
    somente um freezer onde tem água, cerveja, refrigerante, etc.
    Aconselho ir de manhã cedo, pois é um horário onde o sol bate na água e fica bem iluminado.
    lá é um paredão enorme, dependendo do local que chegar vai tá muito gelado.
    durante a trilha vi algumas pessoas subindo 14:30 o que eu achei uma loucura, rsrs
    mas vale a pena sim, quero ir outras vezes.

  9. Fernanda
    17 abr 2022

    O que ninguém conta é o caminho pra chegar na portaria, os 26km de estrada de chão que é basicamente subida de serra!!! Um carro por vez beirando o precipício kkkk no dia que fui chuviscou e a ser derrapava foi apavorante. 50 reais a entrada, e NÃO TEM O MÍNIMO DE MANUTENÇÃO!!! A trilha é pesada apenas no final por conta de atravessar as pedras, levem comida e água

  10. Luiz FErnando
    15 jul 2023

    olá, gostaria de saber se essa época atualmente julho/2023 a estrada esta boa para carro normal e se tem sinalização nos 26km até a entrada?

    • Sim, a estrada é sinalizada. E imagino que durante o período de seca, como é o caso nessa época, a estrada seja ok sim. Mas para informações atualizadas, só mesmo entrando em contato com a administração do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *