Chapada dos Veadeiros: Catarata dos Couros será transformada em Parque Estadual

Um dos atrativos mais famosos da Chapada dos Veadeiros, a Catarata dos Couros, será transformada em uma unidade de conservação de gestão compartilhada entre o Governo de Goiás e a Prefeitura de Alto Paraíso. A medida, visa garantir a preservação da área de 5 mil hectares de cerrado hoje pertencente ao Incra. O local será chamado de Parque Estadual das Cataratas do Rio dos Couros.

A ideia é garantir a proteção da Catarata dos Couros, a realização de atividades de ecoturismo, pesquisa científica e trabalhos de conscientização e educação ambiental. A medida é preventiva e foi tomada após a deflagração de desmatamentos em outras regiões da Chapada dos Veadeiros. A Catarata dos Couros está entre as cachoeiras mais incríveis da Chapada. 

Veja também: onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Catarata dos Couros

Em 2017, a área da Catarata dos Couros chegou a ser cogitada quando discutida a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas acabou ficando de fora. Mas além das belezas e riquezas naturais, a área tem importância para o desenvolvimento econômico sustentável regional, por meio do turismo controlado e da disciplina do impacto das ações humanas.

Bioma Cerrado

O Cerrado é hoje uma das áreas com maior riqueza de biodiversidade no país, sendo objeto de estudos de diferentes instituições, inclusive internacionais. A Chapada dos Veadeiros é considerada uma das áreas prioritárias para a conservação do bioma Cerrado pelo Ministério do Meio Ambiente desde 2007.

Veja também: As trilhas mais fáceis da Chapada dos Veadeiros

Bioma Cerrado na Chapada dos Veadeiros

Por outro lado, a proteção da região da Chapada dos Veadeiros ainda atende outra demanda crescente no cenário econômico internacional. Desde o ano passado, fundos de investimento internacionais iniciaram um processo de exigência de ações do poder público brasileiro para conter a destruição do meio ambiente. São 230 grupos americanos e europeus, que devem se recusar a investir em áreas com desmatamento acelerado. No caso brasileiro, a intenção é retirar R$ 5 bilhões já investidos.

Em Goiás, o cenário é acompanhado de perto pelo governo, uma vez que mercados internacionais recusam produtos agrícolas de regiões de desmatamento. Ou seja, o boicote atingiria fortemente a economia goiana, que conta hoje com cerca de 80% de suas exportações vindas do campo.

Veja ainda: Guia completo da Chapada dos Veadeiros



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | 6 lugares para viajar em julho no Brasil

  2. Pingback: Across the Universe | Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

  3. Caciane Izabel Gross
    29 jul 2020

    Como chego na Catarata dos Couros? Quanto tenho que andar a pé para chegar na Catarata? A trilha é plana? Fácil? Obrigada

    • Oi, Caciane. A Catarata dos Couros fica a 53 km de Alto Paraíso, sendo 18 km de asfalto e 35 km de terra. A trilha tem 6km (contando ida e volta) e é relativamente plana. Eu diria que tem nível de dificuldade moderado. Mas tem muitas paradas pelo caminho, o que facilita o trajeto caso você se canse.

  4. Pingback: Across the Universe | 10 cachoeiras da chapada dos veadeiros que são imperdíveis

  5. Pingback: Across the Universe | Guia completo da Chapada dos Veadeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *