Chapada dos Veadeiros: Trilha dos Saltos e Corredeiras

Dizem que para baixo todo santo ajuda né… Pois bem. Esse é o lema da primeira parte da Trilha dos Saltos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (um dos passeios disponíveis dentro do parque). No total, são 9 kms entre ida e volta, mas os primeiros 4 kms são basicamente de descida e bem tranquilos. No entanto, são os quilômetros de volta que dão a classificação do nível de dificuldade da trilha: médio/difícil. Mas antes que você desista de ler, já aviso: vale muito a pena.

Salto de 120m - Trilha dos Saltos - Chapada dos Veadeiros

A Trilha dos Saltos é feita dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no distrito de São Jorge, a 36km de Alto Paraíso de Goiás. A entrada é gratuita e não há obrigação de um guia, mas se deseja ter mais informações sobre a região, ou mesmo sobre o garimpo que funcionava ali, é bom contratar o apoio de um. Em São Jorge, indicamos o Sr. João, que é super prestativo e atencioso (Contatos: (62) 9669.4046 pousadabercodasaguas@hotmail.com ou joaocarlosguia@hotmail.com).

Ao entrar no Parque o visitante só precisará assistir um vídeo de aproximadamente cinco minutos com orientações e explicações sobre a trilha. Todo o percurso dura entre quatro e seis horas (depende da pressa e preparo físico).

A primeira parada ocorre após os 4 kms, no salto de 120 metros de altura. Até lá, aquela natureza impecável do Parque da Chapada (ok, somos suspeitos pra falar). A cachoeira é maravilhosa. Uma pena o acesso ao poço estar proibido. Só é permitido apreciar de um mirante. O barulho da água e a sensação de ver aquela queda gigante do Rio Preto são indescritíveis. O local permite ótimas fotos também.

Chapada dos Veadeiros - Salto de 120m - Trilha dos Saltos

Como não tem banho, a parada é rápida e seguimos a trilha (sinalizada pelas setas amarelas). Mais 800 metros de caminhada e estamos no Salto de 80 metros.

Trilha dos Saltos - Chapada dos Veadeiros

Agora sim é hora de dar aquele mergulho, de sentar nas pedras e de lavar a alma. Certamente vale uma parada com tranquilidade para contemplar tanta beleza. É onde a maioria dos grupos de visitantes se encontra por conta da possibilidade de um banho relaxante e de um excelente local para nado e mergulho. No entanto, por questões de segurança, a área do poço é limitada por conta do nível da água.

Trilha dos Saltos - Chapada dos Veadeiros - 3

Próxima parada: Corredeiras. Outros 800 metros de uma subida cruel (não recomendada para “pessoas com problemas respiratórios, hipertensão arterial e asmáticos”) e mais 1,5 km de caminhada quase plana e então a recompensa. As Corredeiras do Rio Preto formam piscinas naturais e hidromassagens e em muitos pontos a água é quentinha por conta do sol nas pedras.

Corredeiras - Trilha dos Saltos - Chapada dos Veadeiros

A principal recomendação para as Corredeiras é: aproveite para relaxar porque o pior está por vir. É a última parada (exceto aquelas em que você vai achar que não consegue mais respirar) antes de encerrar a trilha. E muita atenção ao horário pois o parque fecha às 18h.

O restante do percurso (3,2 kms) é muito hard. Como diria aquela funkeira: pre-pa-ra! A maior parte do terreno é acidentado e muito cheio de pedras. É um sobe e desce e vai. É uma falta de ar, falta de fôlego e falta de sombra. Falta de tudo, mas, no final, sobra vontade de novos banhos nos três pontos da trilha. E você sairá do parque já marcando um retorno.

Coisas que você não pode esquecer:

– Água
– Lanches leve e frutas
– Protetor solar
– Boné/Chapéu
– Roupa de manga e que cubra bem o corpo do solzão
– Um analgésico (vai que)

Informações adicionais

Quer saber como foi nossa experiência na Travessia das Sete Quedas? Não deixe de ler esse post.

Quer dicas de um roteiro de um fim de semana na Chapada dos Veadeiros? Não deixe de ler essa série de posts.

Pacotes All Inclusive - Com tudo incluso é muito mais gostoso!
Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Roberta
    03 abr 2014

    Oi, Natalie.
    Muito obrigada!

  2. Maisa
    06 abr 2014

    Muito legal. Deu vontade de ir. Da próxima vez chama eu….

  3. Sensacional! To pesquisando esses lugares pra viajar esse ano! Top. valeu!! (ps. to me preparando fisicamente tb!) ahahaha

    • E aê Coqs!
      Se aparecer, avisa a gente. Estamos aqui pertinho e quem sabe não conseguimos ir juntos.
      A Chapada dos Veadeiros é sempre uma boa pedida! 😉
      Obrigado pela visita.

    • Roberta
      30 maio 2014

      Marcos, é bom preparar sim pra ter fôlego. Algumas trilhas são mais puxadinhas. Mas em toda a Chapada dos Veadeiros há também trilhas bem fáceis de fazer e tão lindas quanto essa. Você vai gostar. Boa viagem!!

  4. Anderson Vargas
    21 set 2015

    Olá Roberta, tudo bom? Estou com viagem marcada para a Chapada, e queria tirar uma dúvida. Farei a trilha dos Saltos, mas também queria ir nesse cânion dos cariocas. Depois que eu sair do Salto 80 Metros, como faço para chegar lá?

    E esses 3,2 km hard, são na volta do cânion para ir embora?

    Obrigado!

    • OI, Anderson… para ir para o Cânion é só seguir as placas do Cânion dos Cariocas. Não chegamos a ir, então não sei como é o retorno de lá. O retorno Hard que falamos é saindo das corredeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *