9 países que brasileiros não precisam de passaporte

Surgiu a oportunidade de fazer uma viagem internacional, mas você ainda não tem passaporte? Isso talvez não seja exatamente um problema. Existem alguns países que brasileiros não precisam de passaporte. Veja abaixo quais são e se organize.

Por que existem alguns países que brasileiros não precisam de passaporte?

Graças a um acordo assinado em 2008 pelos 10 países pertencentes ao Mercosul, os cidadãos e/ou residentes podem circular entre eles sem passaporte. No entanto, no acordo sobre documentos de viagem é determinado que esses viajantes devem portar o documento de identidade. 

Países que não precisam de passaporte

No caso dos brasileiros é o nosso RG. Ainda assim, esse documento deve ter sido expedido há no máximo 10 anos. Esse é o prazo máximo de validade para documentos aceitos por imigração. 

E certifique-se que o documento tenha uma foto visível e que reflita a sua realidade atual. Além disso, não são aceitos como documento de identidade a CNH ou registro profissional.

E sim, essas regras são seguidas à risca. Já vi turista ser barrado porque levou uma carteira da OAB. Então não arrisque.

O único ponto que sei que passou a abrir exceção é na fronteira terrestre de Puerto Iguazu, com Foz do Iguaçu. Lá eles aceitam a CNH. Mas a regra não é válida para aeroportos, por exemplo.

9 países que brasileiros não precisam de passaporte

Todos os países que brasileiros não precisam de passaporte estão dentro da América Latina. O que é ótimo, já que é bem mais fácil para encontrar passagem aérea barata. Afinal, esses destinos estão bem aqui ao nosso lado. E isso nem de longe quer dizer que são destinos menos interessantes. 

Veja algumas das maravilhas que você pode encontrar nos 9 países que brasileiros não precisam de passaporte. 

Argentina

Pela proximidade, boa oferta de vôos e preços, a Argentina costuma ser um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na América do Sul. E é realmente uma ótima opção. 

Casa Rosa na Argentina

Buenos Aires é uma cidade encantadora e que vale uma visita sempre que possível. Rica em cultura, opções de entretenimento, culinária e com preços realmente atrativos. 

Do mesmo modo, Bariloche é destino de quem quer esquiar na neve. Já Puerto Iguazu, na divisa com Foz do Iguaçu, é opção para conhecer o lado argentino das Cataratas do Iguaçu.

Lado argentino das Cataratas

Chile

Outro destino também muito procurado para brasileiros principalmente no inverno é o Chile. Em Santiago você encontra uma cultura encantadora, muita história e ainda tem a oportunidade de ter contato com a neve em um passeio de bate e volta para o Valle Nevado, por exemplo.

Países que não precisam de passaporte

Aqui no blog você encontra um roteiro redondinho de Santiago e dicas do que fazer ao redor. Outro destino perfeito no país é o Deserto do Atacama, que tem uma das paisagens mais encantadoras da América do Sul. 

Deserto do Atacama

Aqui no blog você vê um roteiro de 3 dias no Deserto do Atacamadicas de hospedagem e também um relato sobre a logística dessa viagem.

Bolivia

Um dos lugares mais fascinantes que conhecemos na América do Sul. A Bolívia é um país de lindas paisagens, mas que escondem grandes perrengues.  Afinal, quem não conhece alguém que já teve problemas viajando por lá, não é mesmo? 

Salar de Uyuni

Mas é lá que você também encontra o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni. E sempre digo que tudo é uma questão de preparação. Então veja aqui 11 coisas que você precisa saber antes de ir para a Bolívia. 

Paraguai

Não tem como negar que quando o tema é Paraguai, o brasileiro só pensa no país para fazer compras. Visto com o “mundo das muambas”, o município paraguaio que fica na fronteira com Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, é destino certo de quem quer fazer compras baratas.

Compras no Paraguai

Temos um post específico com dicas sobre como chegar, qual o melhor meio de transporte para ir até lá, quais são as regras para as compras. Além disso, pontuamos os detalhes que você deve estar atento para não cair em furadas e o que realmente vale a pena comprar. 

Lojas do Paraguai

Veja aqui o texto sobre compras no Paraguai. 

Uruguai

Outro destino rico em cultura, Uruguai está ainda mais perto para quem mora no sul do Brasil. A capital, Montevideu é lembra muito Buenos Aires em alguns aspectos, mas é bem menor. 

Países que não precisam de passaporte

É um destino bastante procurado por brasileiros principalmente por ser fácil de encaixar em uma viagem de fim de semana prolongado. Inclusive, aqui temos a sugestão de um roteiro de 3 dias em Montevideu.

Outra cidade super interessante por lá é Punta Del Este, que bomba no verão. Uma vez lá, não deixe de conhecer o Hotel Casa Pueblo. 

Por do sol no Hotel Casa Pueblo

Colombia 

Colômbia é um país que sofre com a imagem negativa das guerrilhas e do narcotráfico, mas surpreende pela diversidade, a preservação da cultura, a modernidade e pela riqueza das paisagens.

Países que não precisam de passaporte

A capital Bogotá deve ser parada obrigatória, como uma porta de entrada ao país. Dinâmica e moderna, a cidade é equivalente a São Paulo. Um lugar que combina balada, diversão, história, cultura e boas compras.

Mas para praias, Cartagena e San Andres disputam no quesito beleza. Afinal, estamos falando de mar de caribe. 

Cartagena, na Colômbia

Equador

Da Amazônia equatoriana, passando pelos Andes e pela Costa do Pacífico, o país guarda boas surpresas. Além disso, a ilha de Galápagos surpreende pela biodiversidade.

Já a capital, Quito, preserva o título de primeiro patrimônio cultural da humanidade. 

Peru

Peru é mistura de culturas em um território com monumentos históricos e sítios arqueológicos. Um dos destinos mais procurados pelos mochileiros, eu diria que o Peru é muito mais do que falam por aí. 

Países que não precisam de passaporte

Sua principal atração, Machu Picchu, é nada mais, nada menos que uma das 7 maravilhas do mundo moderno e esconde incontáveis segredos. Temos vários posts com nossa experiência na região. Dá uma olhada aqui. 

Venezuela

A Venezuela é mais um daqueles países que tem muito mais a oferecer aos turistas do que é geralmente destacado. Ultimamente as notícias da Venezuela se resumem a crises políticas e, consequentemente financeiras, mas o turismo não acabou por alí.

Los Roques na Venezuela

Sempre repito que Los Roques, um arquipélago venezuelano, é um dos lugares mais lindos que já conheci. Aqui você encontra diversas dicas para organizar os passeios por lá. E tem também um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre Los Roques.

De qualquer forma, se possível, leve o passaporte

A apresentação do passaporte pode não ser obrigatória em alguns países, mas é altamente recomendável. 

Por que?

Porque um passaporte é um documento que não será questionado, como seu RG pode vir a ser. E colecionar carimbos é mais que um hobby. 

Os carimbos contam assim como uma experiência profissional no seu currículo. Eles te credenciam na hora de encarar a imigração na Europa ou na hora de pleitear um visto para os Estados Unidos.

Isso porque as autoridades levam em consideração a sua experiência turística na hora de determinar se você se qualifica ou não para receber o visto. 

Países que não precisam de passaporte

Além disso, seu destino pode até não exigir passaporte, mas e o país onde vai fazer conexão? Certifique-se se o seu voo é direto ou que o local onde vai fazer conexão também não precisa de passaporte. 

Tem muita passagem  para países da América do Sul com conexão no Panamá, por exemplo. Por lá brasileiros precisam apresentar passaporte. 

Agora que você já sabe quais são os países que não precisam de passaporte, veja também 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional. 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | As Cataratas do Iguaçu, o lado argentino

  2. Pingback: Across the Universe | 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional

  3. Pingback: Across the Universe | Como ir para Puerto Iguazu de Foz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *