Portugal: Uma viagem entre Lisboa e Porto

O trajeto entre Lisboa e Porto tem 290km e, de carro, é feito tranquilamente em 2h30 ou 3 horas pela auto-estrada A1. Para fazer essa viagem, optamos pelo carro e pela comodidade de um GPS, embora a rodovia seja muito bem sinalizada e em perfeito estado. Entre as duas cidades há outras que também merecem uma visita, como Coimbra ou Fátima, que está a 130km de Lisboa e é acessível a 5 minutos da auto-estrada. A saída é bem sinalizada, sem chance de erro.

A estrada de Lisboa a Porto

Também ouvimos dizer que nesse trecho há cidades cercadas como castelos e que a culinária de mariscos e doces é única. O que a gente viu é que tudo por ali é muito perto e mesmo que decidíssemos sair da rota, não daríamos muita volta. Mas nessa viagem não dispúnhamos de muito tempo, então optamos por focar em Porto e irmos direto, sem paradas.

Alugando o carro

Para alugar o carro, fiz a reserva ainda aqui no Brasil, pesquisando os melhores preços no site de busca da Rental Cars (caixa de pesquisa abaixo), que verifica os melhores preços entre as locadoras locais. A empresa que oferecia o melhor preço era a Goldcar, então fechamos pelo site da Rental Cars mesmo e pagamos 57 euros no ato da reserva. O carro seria o mais simples, com ar condicionado e duas portas, mas na hora de pegar o carro no aeroporto de Lisboa, acabamos ganhando um upgrade e ficando com um Fiesta 1.6, 4 portas.

No momento de pegar o carro ainda pagamos 118 euros pelo tanque cheio, o GPS e a liberação do passe livre para seguir sem parar nas zonas de pedágios. Não é necessário devolver o carro com o tanque cheio e se sobrar algum combustível eles fazem o cálculo e lhe devolvem o valor. Também na hora da retirada do carro é feito um bloqueio (como se fosse um caução) no cartão de crédito no valor de 1200 euros para caso de alguma avaria. O valor é retirado quando devolvemos o veículo.

De trem

O carro é opção mais barata caso esteja com mais pessoas. Mas também é possível fazer o trajeto de trem, com passagens a partir de 26 euros. Em Lisboa os trens saem de hora da estação Santa Apolônia ou da Gare do Oriente e chegam na estação Campanhã, em Porto. O bilhete contempla o transporte da estação de Campanhã até a estação de São Bento, no centro histórico.

Estação de São Bento | Porto

A viagem dura entre 2h30 e 3h e você tem desconto se comprar a passagem com pelo menos cinco dias de antecedência. Dizem que o Alfa Pendular, opção um pouquinho mais cara, tem wifi gratuito e é bem confortável. As duas opções você encontra aqui  ou aqui.

De ônibus

A rota é feita pela Rede Expressos e o bilhete de ônibus custa cerca de 19 euros. O trajeto é feito entre 3h30 e 4h. Uma das linhas, a nº 50, faz apenas uma parada em Fátima. A nº 11 faz parada em Fátima e Coimbra, por isso demora mais. Os ônibus saem da Rodoviária Sete Rios, em Lisboa e boa parte da frota disponibiliza wifi.

De avião

O trecho entre Lisboa e Porto de avião é feito pela TAP e pela Ryanair. O valor das passagens varia bastante, mas você encontra entre 15 e 70 euros. O tempo de viagem é de aproximadamente 55 minutos.

A cidade de Porto | Portugal

 Algumas informações úteis

– Brasileiros podem dirigir na Europa com a habilitação simples, sem a necessidade de emitir uma carteira internacional.

– A lei seca também é levada a sério por lá. Em menos de 48 horas com o carro fomos parados pela polícia e foi feito o teste do bafômetro. Isso às 5h da manhã, quando seguíamos para o aeroporto.

– Ao todo gastamos menos de 1 tanque e meio, algo em torno de 75 euros.

– Ao ir decidir pela viagem de carro, considere as taxas de pedágio que custam cerca de 20 euros por trecho e o estacionamento, já que em Porto você faz tudo a pé e um carro vai mais atrapalhar do que ajudar.

– Como muita gente combina a ida à Portugal com outros países, uma boa opção é organizar a viagem de forma que Porto seja sua última parada em Portugal. No aeroporto de lá há voos operados pelas principais companhias low-coast da Europa. Se for de carro alugado, você pode combinar com a locadora de entregar o veículo em Porto. Dalí segue sua viagem de avião.

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Nosso Roteiro: Porto

  2. Katia
    01 ago 2016

    Ola! Estou em duvida sobre escolher trem ou onibus para o trajeto de Porto a Lisboa, voce poderia opinar sobre qual opcao tem paisagens mais bonitas? Obrigada!

    • Oi, Kátia. Vou ficar te devendo essa informação, porque só fui de carro mesmo, mas creio que de trem seja mais interessante, porque vai além das paisagens da estrada… vai mais por dentro. Depois conta para gente como foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *