Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park

Já rodei um tantinho legal desse mundo, o que me deu a oportunidade de viver experiências bem interessantes, mas confesso que fazer um safári no Kruger National Park foi uma das coisas mais sensacionais que já fiz na vida. Desde que voltei, repito isso para os amigos: vocês precisam conhecer a África do Sul. O país todo é fantástico (veja o nosso roteiro completo aqui), mas com certeza o ponto alto da nossa viagem foi fazer um safári em um dos parques mais famosos do mundo.

A expectativa era alta, mas ainda assim, foi superada. É só o prazo de entrar no parque e começar a avistar os primeiros bichos soltos para você sentir a emoção que é um safári na África. Quando você menos espera, já está em busca dos Big Five, termo usado para definir os cinco animais mais perigosos para o caçador: leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo.

Vimos muitos elefantes, búfalos, rinocerontes e até assistimos uma briga de hipopótamos, que não está entre os Big five, mas muitos afirmam ser um dos animais mais perigosos da savana africana. E apesar de procurar muito, não vimos o leão e o leopardo, mas os vimos no Lion Park.

Como chegar no Kruger

O Kruger fica a 420km de Joanesburgo, já fazendo divisa com Moçambique. Há três possíveis formas de se chegar ao parque: alugando um carro, contratando um traslado ou indo de avião até um dos aeroportos da região. Nós optamos por alugar um carro pela RentCars e deu tudo certo. Se ainda não decidiu sobre o transporte, leia: Alugar ou não alugar um carro na África do Sul?

De Joanesburgo até o parque foram 6 horas de viagem e a estrada estava perfeita. A vantagem de ir de carro é que já facilita para você fazer safári no Kruger por conta própria

Achei mais simples alugar logo o carro e ter a liberdade dos horários e das paradas. Até porque eram só pouco mais de 400km. Inclusive, se quiser admirar outras paisagens, pode fazer pegar uma estrada mais longa e fazer o trajeto Joanesburgo – Kruger pela Rota Panorâmica.

O trecho é famoso pelos belos cenários com montanhas, cachoeiras e mirantes. Se fizer a rota, o caminho fica mais demorado (cerca de 12h contando com as paradas), mas pelas imagens que vi, parece valer muito a pena. Não fizemos, pois nosso roteiro foi bem apertado e não tinha mais como encaixar. 

Como chegar no Kruger de avião

Se você não quer ter o trabalho de dirigir, pode contratar o traslado diretamente com o seu hotel. Alguns lodges oferecem o transporte por um preço mais acessível ou já incluso no valor do pacote. A terceira opção é ir de avião até um dos aeroportos da região: Nelspruit, Phalaborwa (ou Hendrik), Skukuza e Hoedspruit. Todos recebem voos diários de Joanesburgo e Cidade do Cabo.

Quando preparamos o roteiro, cheguei a olhar valores dos voos, mas achei que além de mais cara era, provavelmente, uma opção mais demorada. Isso levando em conta o horário que precisa chegar para check in e deslocamentos para o aeroporto. Além disso, se quiséssemos fazer o safári no kruger de carro, continuaríamos tendo que alugar carro em um desses aeroportos. De qualquer forma, ainda tem o transfer longo até o parque, pois os aeroportos não são exatamente tão próximos.

Por qual portão entrar

O parque é gigante, tem quase 2 milhões de hectares e 10 portões bem espalhados. Os mais próximos para quem chega a partir de Joanesburgo são: Numbi Gate, Crocodille Bridge Gate, Malenane Gate, Pabheni Gate e Paul Kruger Gate. Para saber qual a melhor opção de portão, é preciso verificar a localização do seu hotel/camping.

Mesmo sendo dentro ou fora do parque, pesquise antes qual o portão mais próximo para você ir direto para lá. As distâncias dentro da reserva são gigantes e a velocidade máxima é de 50km por hora.

Onde se hospedar

As opções de hospedagem no Kruger são as mais variadas, indo desde camping com barraca até suítes luxuosas. A escolha vai depender do que você busca nessa experiência e de quanto você tem disponível para gastar. Nós optamos por nos hospedar dentro do parque para viver a aventura da forma mais real possível, mas ainda gastando pouco. 

Em um outro post explicamos alguns detalhes sobre a hospedagem dentro e fora do parque. Para se hospedar dentro do Kruger, a reserva é feita exclusivamente pelo site da administração do parque (veja nesse post aqui como fazer a reserva) Agora, se quer se hospedar em hotéis nas imediações ou mesmo reservas luxuosas, na minha opinião, o booking é a melhor opção de site de reserva.

Que passeios contratar no Kruger

Se optar por ir de carro alugado, você consegue economizar com safári no Kruger e até aproveitar melhor seu tempo no parque. Mas, ainda assim, vale a pena fazer alguns passeios guiados, já que os guias do parque entendem melhor sobre os costumes dos bichos e se comunicam por rádio avisando onde avistaram animais ou situações mais inusitadas.

As opções de passeios vão depender do acampamento que você está hospedado ou portão por onde você entra. Mas basicamente tem o Night Drive (que é um passeio feito a noite, em um horário que ninguém pode sair do camping a não ser por esse passeio), o Morning Walk (que é a única chance que você vai ter de caminhar pela savana, além de aprender sobre os hábitos e a movimentação dos bichos), o Sunset Drive (no horário do pôr do sol) e o Game Drive (que é o mais comum).

Nós fizemos o Night Drive e o Morning Walking. Mas para decidir, é bom você ler sobre as vantagens e desvantagens do passeio guiado e do safári por conta própria.

Como reservar os passeios

Tem post detalhado sobre como fazer sua reserva de hospedagem e passeios no Kruger. Mas basicamente, para fazer a reserva dos passeios, é preciso entrar no site da administração do parque, fazer seu login, ir até a confirmação da sua hospedagem. A partir de lá, verificar os passeios disponíveis no seu camping.

Se você não tem uma reserva de hospedagem dentro do Kruger, você não vai conseguir fazer a reserva antecipada dos passeios através do site. Nesse caso, você tem duas opções: fazer os passeios com agências de fora ou ligar na recepção do portão por onde pretende entrar e fazer a reserva pelo telefone.

Onde comer

Não é porque você está indo para o meio da Savana, que vai ficar sem estrutura. Mesmo nos campings mais simples do parque você vai encontrar lanchonetes, restaurantes, postos de gasolina e lojinhas onde você compra desde panelas, temperos, a carnes, verduras e outros itens. E achei tudo com o preço bem justo. Mesmo que você não se hospede lá dentro, você pode entrar para fazer suas refeições. Inclusive, para saber sobre os custos da viagem, leia: como fazer sua reserva de hospedagem e passeios no Kruger

O que levar para um safári no Kruger

Apesar de ser um passeio diferentão, não é preciso comprar nenhuma tralha complexa. Nada diferente do que você levaria para outras viagens. Por exemplo: não precisa de tênis super elaborado. A não ser no Morning Walking, você só sai do carro dentro do acampamento. No último dia eu já fui de chinelo para ficar confortável.

Preciso de roupas adequadas? É bom apenas não vestir nada com cores muito arregaladas, para não chamar a atenção ou mesmo incomodar os bichos. Mas isso não é uma regra e ninguém vai te repreender por isso. É bom levar algumas roupas para um frio moderado, pois a noite é sempre fria por lá.

A única coisa diferente que acho interessante levar é um binóculo, pois às vezes você vê um bicho se movimentando bem longe, mas nem consegue saber o que é e o binóculo ajuda muito. como fazer sua reserva de hospedagem e passeios no Kruger

Ainda tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que respondemos rapidinho.

como fazer sua reserva de hospedagem e passeios no Kruger


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: 15 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári no Kruger | Across the Universe

  2. Pingback: Safari no Kruger: melhor com guia ou por conta própria? | Across the Universe

  3. Pingback: Roteiro de 10 dias pela África do Sul | Across the Universe

  4. Pingback: Safari no Kruger: melhor se hospedar dentro ou fora do parque? | Across the Universe

  5. VR
    24 set 2019

    Olá, vc poderria me informar quanto custou cada passeio no kruger e qual foi a sua programação de cada dia? 🙂

  6. Aline
    25 set 2019

    Vou me espelhar no seu roteiro pra nossa viagem de amigas!

    Estamos pensando na melhor época pra ir. Já percebi que em janeiro as hospedagens ficam bem mais caras. Como é o clima em novembro?

    • Que delícia, Aline! Vcs vão adorar. Novembro é a melhor época porque o clima não está nem muito frio, nem muito quente e, apesar de ser alta temporada, não é tao procurado quanto dezembro e janeiro, quando costuma lotar. Em novembro só sentimos frio durante a noite, em alguns dias, mas nada muito forte.

  7. Boa Tarde!
    Em julho de 2020 irei para o parque com minha esposa e filha de 1ano e 8 meses! É um local seguro no ambiente de hotel, para os bebês? Devo pensar em algo específico para essa situação.

    • Oi, Émerson. É seguro sim. A unica limitação com o bebê é que não dá para fazer os safáris guiados… só os safáris com carro próprio (alugado). Aí vc pode fazer a vontade.

  8. Ariadne
    16 jan 2020

    Parabéns pelo blog!!! Sempre o consulto para organizar minhas viagens!!! Desta vez vou para a África do Sul e estou adorando seus posts sobre o país.
    Pretendo me hospedar dentro do parque em alguns de seus Rest Camps. Embora tenha lido muito sobre esse tipo de hospedagem ainda tenho as seguintes dúvidas: Quando chegar no park (por volta das 9 da manhã) já é possível deixar minhas bagagens naqueles pequenos chalés ou tem um horário fixo de check in e check out? Como são cobradas as diárias? A cada diária devo pagar a taxa do parque ou, por ex, reservando duas noites posso permanecer 3 dias no parque sem pagar a taxa desse último dia? Agradeço muito pela sua atenção e desejo um 2020 repleto de lindas viagens para você!!

    Grande abraço.

    Ariadne

    • Oi, Ariadne!! Quanta honra saber que somos referência para suas viagens. O horário de check in é às 14h e o check out às 10h. Mas acredito que eles deixam você colocar suas coisas na recepção do camping. Tem um espaço grande lá.
      A taxa de conservação é diária… vc paga junto com a hospedagem, na hora da reserva no site ou quando chegar lá no portão do parque. Sobre a taxa de conservação do parque, eu não me lembro direito, mas acredito que seja por dia sim, então nesse caso você pagaria 2 noites de hospedagem, mas 3 dias de taxa, pois pode ficar lá dentro até o fim do dia.

      Qualquer dúvida, só falar.
      Ps: um 2020 cheio de viagens lindas para você tbm!! 😉

  9. Martina
    16 jan 2020

    Olá Polliana.
    Primeiro gostaria de dizer que seu blog é o melhor para auxiliar na viagem a Kruger Parque! Muito bem escrito e descritivo.
    Mas eu fiquei com uma dúvida, já reservei 3 noites em RestCamps. Cada noite em um.
    Não achei a opção de reservar os passeios no site. Você sabe como faço?
    Outra dúvida, não sei se você ouvir falar do WildCard. Vou junto com meu namorado, então vamos pagar 2 X as taxas de conservação para 4 dias no Kruger e aida vamos visitar o Table Mountain Park e o Garden Route Park. Você acha que vale a pena adquiri-lo?
    Obrigada

  10. Ah, que saudade da África do Sul! Fazer um safári é uma experiência que todos deveriam ter um dia. Eu fiquei no Pilanesberg Park, mas vejo que o Kruger também é muito legal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *