15 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári no Kruger

1 – As dimensões do parque são gigantes

Fazer safári no Parque Nacional do Kruger é uma experiência única. O parque é gigante, tem quase 2 milhões de hectares e 10 portões bem espalhados. Os mais próximos para quem chega a partir de Joanesburgo são: Numbi Gate, Crocodille Bridge Gate, Malenane Gate, Pabheni Gate e Paul Kruger Gate.

Sol nascendo no Kruger

2 – A velocidade máxima dentro do parque é de 50km/h

Apesar de imenso, é preciso ter em mente que para percorrê-lo você vai precisar de paciência, mesmo porque você entra para observar os bichos e não há como fazer isso em uma velocidade mais alta.

A velocidade máxima é de 50km/h nos trechos asfaltados (a maior parte do parque) e 40km/h nas estradas de chão. É bom levar esse limite em consideração na hora de calcular seus prazos de deslocamento.

Planejamento antes de fazer um safári no Kruger

3 – Faz frio na África do Sul

A ideia de frio na África pode até parecer estranha, mas não é. As temperaturas podem ficar baixas na África do Sul mesmo no verão. Então coloque algumas opções de roupas quentinhas na sua mala.

LEIA TAMBÉM: Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park

4 – Não precisa levar comida para o parque

Não pense que é porque você está indo para o meio da savana que ficará sem estrutura. Mesmo nos campings mais simples do Kruger, a estrutura é maravilhosa. Você vai encontrar lanchonetes, restaurantes (inclusive de grandes redes), postos de gasolina e lojas com os mais variados produtos.

Na verdade você encontra tudo alí dentro e com preço justo. E mesmo que você não se hospede dentro do parque, pode entrar nessa área comum dos campings. É bom passar em uma dessas lojinhas e deixar algo dentro do carro (água pelo menos), pois as distâncias entre um ponto e outro são grandes e você pode sentir fome.

Mercados dentro do Kruger National Park

5 – Leve dinheiro

A estrutura é excelente, mas às vezes acontece do sinal das máquinas de cartão falharem. Então é melhor ter dinheiro em mãos e em rands (a moeda local), pois o dólar não é aceito nem mesmo nos lugares mais turísticos.

Leia também: Quanto custa uma viagem para a África do Sul

Restaurante no Kruger

6 – Dá para se hospedar dentro do Kruger gastando pouco

É comum ver safáris associados à belíssimas hospedagens em lodges chiquérrimos com direito a elefante bebendo da água da sua piscina particular. Tudo isso é real e realmente custa alguns muitos dinheiro. Em um outro post explicamos como fazer a reserva dos passeios e hospedagem dentro do Kruger.

Mas não se desespere, porque há opções para todos os bolsos dentro do Kruger. Desde camping em barraca, bangalôs com banheiros compartilhados e até mini casinhas de 3 quartos. E tudo muito bem organizado. Leia aqui o post que fizemos sobre nossa hospedagem dentro do Kruger.

Planejamento antes de fazer um safári no Kruger

7 – Vale a pena alugar um carro

Com o carro “próprio”, você economiza fazendo o mínimo de safáris guiados e tem mais liberdade para ficar mais tempo observando um animal que lhe chama mais atenção ou dando menos moral para aquele que você já viu demais.

Self Safári

8 – Não é preciso alugar um carrão

Você pode locar um carro popular simples. As estradas do Kruger (e da África do Sul em geral) são ótimas e bem sinalizadas, até mesmo aquelas sem asfalto. Então não se preocupe em alugar um carro mais potente. Não por isso. Nós alugamos sempre com a RentCars, que é parceira do blog e tem a melhor assistência antes, durante e até depois da viagem.

Clique aqui para fazer sua cotação com a RentCars 

Zebra na África do Sul

9 – Há opções de safáris guiados e por conta própria

Com o carro você economiza, mas com o passeio guiado (por guias do Kruger ou de agências), você pode ter mais chances de ver algo, já que eles entendem os costumes dos bichos e se comunicam por rádio avisando onde avistaram animais ou situações mais inusitadas.

O fato de você não dirigir e ficar com os olhos livres à procura exclusiva dos bichos também é uma vantagem. Mas não se preocupe, porque mesmo sozinho não é difícil encontrar os animais. É preciso apenas paciência. Nesse outro post aqui, detalhamos melhor os prós e contras do safári guiado e por conta própria.

Safári Guiado

10 – Não é preciso esforço físico, nem roupa apropriada

A não ser que você faça a caminhada guiada (que também não exige grande esforço), você nem terá chance de expôr sua figura fora do carro. Então, pode ir até de chinelo, já que você vai passar todo o tempo dentro do carro. Apenas vista-se de maneira confortável.

11 – Reserve tudo com antecedência

Antes de fazer um safári no Kruger, planeje bem. As opções de hospedagens e passeios pelo Kruger são limitadas e disputadas. Procure reservar com o máximo de antecedência possível no site, pois esgotam rápido. Veja como fazer sua reserva de passeios e hospedagem dentro do Kruger.

O que você precisa saber antes de fazer um safári no Kruger

12 – Reserve de 3 a 5 dias para ficar no parque

Quando estava planejando li muita gente indicando dois dias. Decidi reservar três, mas saí de lá achando pouco. Teria ficado mais 2 dias facilmente.

Rinoceronte

13 – É preciso obedecer regras dentro do parque

Antes de fazer um safári no Kruger, leia atentamente as regras do parque. A primeira delas é não sair do carro em nenhuma hipótese. Os bichos são selvagens e estão soltos, entendeu? Com exceção da caminhada guiada e de alguns raros pontos de observação (no alto de pedras, geralmente), você não pode sair do carro.

Os horários também são rígidos e dependem da época do ano, mas há hora para abrir e fechar (geralmente entre 6h e 17h para quem está hospedado dentro do parque e 6h30 e 16h30 para quem está fora). Leve isso em consideração  na hora de calcular sua rota dentro do parque. Você pode ser multado se circular fora dos horários.

14 – O comportamento dos bichos é imprevisível

Não dá para dizer que você vai ver isso ou aquilo naquele ou neste lugar. Pode depender do clima, do horário, da movimentação e até da região do parque. Em um dia você vai ver um monte de búfalo e depois pode passar dias sem ver. É vida selvagem real. Se fosse previsível, nem teria tanta graça. Não é difícil ver os bichos. É preciso apenas paciência e olhos atentos.

Planeje-se antes de fazer um safári no Kruger

15 – Você vai ficar atrás dos Big Five

Você pode até não fazer a mínima ideia do que se trata agora, mas uma vez dentro do parque, vai entrar no jogo e tentar achar todos. Quem são eles? Trata-se dos cinco animais mais perigosos para o caçador: leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo.

Búfalos

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber antes de fazer um safári no Kruger, me diga. Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que respondemos rapidinho.

Para ver todos os outros posts já publicados sobre a África do Sul, clique aqui.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Roteiro de 10 dias pela África do Sul | Across the Universe

  2. Pingback: Safari no Kruger: melhor se hospedar dentro ou fora do parque? | Across the Universe

  3. Pingback: Safari no Kruger: melhor com guia ou por conta própria? | Across the Universe

  4. Pingback: Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park | Across the Universe

  5. Pingback: Como é o passeio “morning walk” do Kruger National Park | Across the Universe

  6. Pingback: Como reservar os passeios e hospedagem no Kruger | Across the Universe

  7. Luciana
    12 fev 2020

    Olá, já fiz uma reserva de hospedagem no Skukuza para Março/20, agora estou comprando os “drive”. Gostaria de saber a diferença entre Night Drive V1, Night Drive V2 e Night Drive V3, alguém pode me ajudar? Já mandei e-mail pro Park e ninguém respondeu!

    • Oi, Luciana. Tudo bem? Não há diferença entre esses passeios. Significa apenas que há disponibilidade para 3 grupos/viagens desse passeio específico por dia no camping que vc escolheu.

  8. RICARDO VEIGA SILVA
    12 fev 2020

    BOA TARDE POLIANA
    PODERIA ME AJUDAR EM ESCOLHER EM QUE PARTE DO KRUGER FICAR? LI QUE VC FICOU EM PRETORIUS CAMP, CORRETO?
    OBRIGADO

    • Oi, Ricardo. Sim, ficamos no pretoriuskop. Vc vai para o Kruger a partir de Joanesburgo e volta para lá de novo? É bom ter isso em mente para saber quão longe você está disposto a ir, porque o parque é gigante e se escolher campings mais distantes de joanesburgo, siginifica mais tempo de estrada na volta. Se tiver 4 noites, eu escolheria dividir a hospedagem em 2 campings e optaria por 2 que são suficientemente longe para ter coisas novas para se ver, mas não tão longe para dificultar a viagem. Seria Skukuza e Crocodile. Amei pretoriuskop e indico, mas ele e o skukuza ficam próximos, então para dar uma variada, acho que seria mais interessante os dois que citei. E escolheria skukuza em detrimento do pretoriuskop por ele ter mais estrutura. Mas, se vc for chegar por outro lado do parque, melhor estudar os portões mais próximos.

  9. Pingback: Across the Universe | Como é o passeio “morning walk” do Kruger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *