Como é o passeio “Morning Walking” do Kruger

.Uma vez no Kruger National Park, você tem inúmeras formas de explorar o parque à procura dos mais diferentes animais. O jeito mais legal, na minha opinião é o self drive, que é você dirigir por conta própria o carro que você alugou, explorando todos os cantinhos do parque, fazendo seu trajeto, no seu tempo. Outra forma é contratar um dos passeios oferecidos pelo seu acampamento. Em um outro post, expliquei como reservar os passeios e a hospedagem dentro do Kruger. Veja nesse texto como é o passeio chamado de Morning Walking.

Guia do Morning Walking

Leia também: Alugar ou não alugar um carro na África do Sul?

Reservando o passeio Morning Walking

Antes de mais nada, é pelo site que você vai verificar quais são as opções, os valores e a disponibilidade para as datas que você deve passar pelo parque. Mas em geral, costuma ter o Game drive de 1 dia e de meio dia (safári normal), o Sunrise drive (safári que se inicia com o nascer do sol), Sunset drive (para pegar o horário do pôr do sol), Night drive (que é de noite) e o Morning walking, que é uma caminhada.

elefantes bebendo água

Leia também: Safári no Kruger: melhor com guia ou por conta própria?

Como estávamos de carro, desfrutando bem do self drive, contratamos passeios guiados apenas para aqueles safáris que oferecem uma experiência que não teríamos a chance se estivéssemos fazendo por conta própria.

São eles: Night Drive (que é feito em um horário que ninguém pode sair do camping a não ser por esse passeio) e Morning Walking, que é a única chance que você vai ter de caminhar pela savana. Além disso, é também uma forma de aprender sobre os hábitos e a movimentação dos bichos.

zebras atravessando a rua

Como é o passeio

No night drive não tivemos muita sorte. Choveu muito, nos molhamos e não conseguimos ver nada tão interessante que não tivesse sido visto de dia. Como disse, foi falta de sorte mesmo, mas ainda assim, recomendo. Agora, o Morning Walk foi mais interessante. A própria ideia de andar a pé pelo parque já é uma aventura. 

Afinal, em todos os outros modos de explorar o parque, o visitante é proibido de sair do carro. De acordo com as regras, isso serve para qualquer lugar que não seja a área do próprio hotel/camping. Então nesse passeio saímos do camping de carro às 4h30 da manhã, horário que ninguém ainda tem permissão para sair. Durante o caminho, assistimos o nascer do sol. Que cena!!

nascer do sol na áfrica

Regras do Morning Walking

Ao descermos do carro, os dois guias explicam todas as regras e recomendações do passeio. Acima de tudo, é preciso fazer silêncio para não incomodar e assustar os animais. A ideia é interferir o mínimo possível na rotina deles e apenas assisti-los. A caminhada dura 4 horas e percorre uns 6km do parque.

Não é difícil. Eles andam devagar e param sempre para observar a área, dar explicações ao grupo sobre os hábitos de um determinado bicho, curiosidades, mostrar pegadas e até animais que nem tínhamos percebido.

Guias do passeio do Kruger

Leia também: Roteiro com dicas gerais sobre um safári no Kruger

Na metade do percurso, paramos para fazer um lanche simples. A comida é levada pelos próprios guias. Eles têm uma bagagem imensa para passar para os turistas e ficam honrados por poder dividir isso com a gente.

O grupo, que pode ter até 10 pessoas (no nosso dia tinha apenas 6 – fora os 2 guias) deve andar em fila indiana e, se precisar falar, levantar a mão (um dos guias vai atrás, o outro na frente). Ou seja, onde eles pisarem, você pisa. Seja como for, se vir um animal, é preciso manter a calma e, sem atropelos, se proteger atrás dos guias, que estão armados.

Passeio morning walk no kruger

Leia também: 15 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári no Kruger

Surpresa com hiena

Durante nosso passeio, uma hiena apareceu do nada. Ela estava gritando e correndo para o nosso lado, fugindo provavelmente de um leão. O guia explicou que ela correu na tentativa de nos usar como proteção. Ela permaneceu por um bom tempo perto da gente só olhando assustada para a direção de onde veio. Durante toda a caminhada, vimos girafas, elefantes, zebras, gnu e hiena. O passeio custa 516 rands ou aproximadamente R$120.

Encontro com hiena dentro do Kruger

Já fez esse passeio? Divide com a gente a sua experiência aqui nos comentários.

Se quiser saber mais sobre nossa viagem à África do Sul, veja aqui todos os outros posts já publicados sobre esse destino.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Como reservar os passeios e hospedagem no Kruger | Across the Universe

  2. Pingback: Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park | Across the Universe

  3. Pingback: Roteiro de 10 dias pela África do Sul | Across the Universe

  4. Que experiência legal!! Você sentiu medo em algum momento? Depois que fiquei sabendo que existem caminhadas pelo Kruger quero voltar correndo pra lá.

    • Eita, Bruna… não sirvo muito de base. rs… Costumo dizer que só tenho medo do que já vivi. Então eu achei o máximo andar alí e fiquei foi torcendo para ver muita coisa de perto. ahahah

  5. Juliana
    30 set 2019

    Oi Polliana, amei seu blog pena só ter encontrado agora prestes a embarcar pra África, também tive muita dificuldade em pesquisar sobre hospedagem e passeios e não sabia dessas opções mais em conta, iremos ficar hospedados no portão do crocodile fora do parque, queria saber se todos esses passeios são ofertados pra quem não se hospeda no parque, pois tenho muita vontade de fazer e acredito que a experiência seja muito bacana como você descreveu.
    Excelente e super completo seu blog! Obrigada por compartilhar tudo bem explicadinho.

    • Oi, Juliana. Obrigada!
      Você pode fazer esses passeios sim, por agências ou reservando diretamente em um dos portões do Kruger. Como você vai se hospedar bem pertinho, já no dia que chegar, va até o portao próximo e na recepção eles te informam se tem vagas. É possível fazer essa reserva pelo telefone também. Só ligar na recepção do portão que você pretende entrar. Infelizmente a reserva online é só para quem já tem uma reserva de hospedagem dentro do parque. Depois me conta se conseguiu.

  6. Paulo
    27 out 2019

    Oi Polliana, muito legal seu blog. Pretendo fazer minha primeira viagem a África e seu relatos estão me animando ainda mais. Você disse que andou pelo parque em um carro alugado. Minha dúvida é a seguinte, exite alguma restrição de acesso no parque por estar fazendo o safari sem um guia? Uma outra questão seria quanto à comunicação pois meu inglês é bastante básico. Tem guias no parque que falam português? E por último, quanto você pagou no Night drive? Mais uma vez parabéns e digo que esta me ajudando muito.

    • Oi, Paulo. Sim e não… na prática, você pode ir a todos os lugares com o carro alugado, sem restrição, mas andando apenas na pista. E os guias, se virem algum bicho, entram até dentro do mato mesmo, saindo das vias. Não é comum, mas acontece. Em tese, a única diferença é quanto ao horário… os carros dos guias fazem passeios em alguns horários que vc não tem autorização para sair do acampamento sozinho.

      Não fiquei sabendo de guias que falam português, mas pode ser o caso de questionar por lá. Pagamos 258 rands no Night Drive, algo em torno de R$70 por pessoa.

  7. Cris Santiago
    14 nov 2019

    Viajo em Janeiro de 2020, tive uma duvida, a minha hospedagem é fora do parque, consigo efetuar a reserva ou não? Pelo que entendi não!!

  8. Eu sei que os valores mudam , mas estou numa duvida cruel entre Kruger e Pilanesberg. Estou atrás das opções mais econômicas possíveis. Você se incomoda de me dizer quanto ficou sua diária no Kruger e o Night Drive? Sei que vocês não fizeram o game Drive sunrise e sunset, mas lembra o preço? Pq no site não aparece o valor pra quem está hospedado.

    SEM DÚVIDAS ESSE É O MELHOR BLOG PRA TIRAR DÚVIDAS SOBRE A ÁFRICA DO SUL, já li e reli várias vezes. HAHAHAHHA

    • Ahahaha… obrigada, Larissa.
      E claro que não nos incomodamos!
      O night drive custou 258 rands por adulto e morning walking custou 516 rands. Não lembro o preço exato dos demais passeios, mas era tudo próximo do valor do night drive. O mais caro era o morning walking.
      A nossa diária ficou 414 rands pelo quarto (para 2 pessoas), mas nao sei se leu o post que falo da hospedagem… mas era um chalé bem simples, com cama de solteiro e usávamos o banheiro compartilhado (que tava sempre limpinho). Era o único disponível quando fui fazer a reserva.

  9. Pingback: Across the Universe | Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *