Safari no Kruger: melhor com guia ou por conta própria?

Uma das dúvidas que tive ao organizar a viagem para África do Sul era essa: melhor fazer safári com guia ou dá para fazer (bem feito) por conta própria? Além do fato de que eu queria evitar ter que locar carro para não ter que dirigir na mão inglesa, eu achava que um safári seria complexo demais e que sozinhos no Parque Nacional do Kruger, não veríamos nada.

Dirigindo pela África do Sul

Não posso dizer sobre outro parque porque esse foi o meu primeiro safári, mas não tem nada de complexo. É só entrar, dirigir respeitando as regras e rapidinho você começa a ver os bichos. Nos nossos primeiros 2km, já vimos um grupo de zebras e já fiquei encantada com o passeio. Com alguns instantes, a busca pelos bichos fica desafiante e você não tem vontade de parar e logo estará, assim como todos, à caça dos Big Five (leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo).

Leia também: 15 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári no Kruger

Safári por conta própria


Desvantagens do safári por conta própria

Na minha opinião, a única desvantagem de fazer o Self Drive (que é como eles chamam o safári por conta própria) é que o motorista tem mais dificuldade para procurar os bichos, já que precisa dividir a atenção com a direção. No Game Drive (como chamam os safáris guiados), você fica livre para observar e tirar fotos. Outra vantagem é que os guias trocam informações pelo rádio. Então se algum vir alguma situação mais interessante, avisa no rádio para que outros grupos também tenham a chance de ver.

Safári com guia

Fora isso, os passeios guiados podem ter suas desvantagens, além do peso no seu orçamento (veja quanto custa uma viagem para a África do Sul). Sem o carro no Kruger, você não pode se locomover entre um camping e outro.  Nós, por exemplo, nos hospedamos dentro do Kruger, no Pretoriuskop, mas fomos até o Skukuza almoçar, pois achamos o restaurante melhor.

E íamos ao mesmo tempo que fazíamos nossas buscas pelos bichos. Outra desvantagem de ir sem carro é que você fica meio que preso ao acampamento nos horários que não for fazer safáris. Porque não tem como sair da área do hotel/camping sem carro.

Sugestão

Minha sugestão: contratar os passeios guiados apenas para aqueles safáris que oferecem uma experiência que você não teria a chance se estivesse em um self safári. São eles: Night Drive (que é um passeio feito a noite, em um horário que ninguém pode sair do camping a não ser por esse passeio) e Morning Walk, que é a única chance que você vai ter de caminhar pela savana, além de aprender sobre os hábitos e a movimentação dos bichos.

Safári guiado

No restante do tempo dentro do parque, faça seu safári por conta própria, parando ou não onde bem entende. É fantástico e sem segredo. Outro detalhe importante: não é preciso um carrão. Pode locar um carro popular simples. As estradas do Kruger (e da África do Sul em geral) são ótimas e bem sinalizadas, até mesmo aquelas sem asfalto.

Safári por conta própria

Estávamos na dúvida, mas depois que li alguns relatos, decidi por alugar o carro. Inclusive, foi melhor também para chegar até o Kruger, já que são 430km a partir de Joanesburgo (leia sobre nosso roteiro completo pela África do Sul).  A outra opção seriam voos que deixavam em aeroportos próximos ao parque, o que implicaria em uma nova logística até o portão ou ainda para o aeroporto dentro do parque, para onde os voos não estavam com tarifas tão atrativas.

Alugamos um carro básico com a Rentcars, que é parceira aqui do Blog. Fazendo a sua reserva por esse link, você nos ajuda a manter esse espaço sempre cheio de conteúdo. 😉

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que respondemos rapidinho.

Para ver todos os outros posts já publicados sobra a África do Sul, clique aqui.

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Roteiro de 10 dias pela África do Sul | Across the Universe

  2. Pingback: 15 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári no Kruger | Across the Universe

  3. Pingback: Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park | Across the Universe

  4. Pingback: Alugar ou não alugar carro na África do Sul? | Across the Universe

  5. Pingback: Como é o passeio “morning walk” do Kruger National Park | Across the Universe

  6. Carolina
    03 dez 2019

    Oi Polliana,

    Você saberia me informar se eu posso fazer “Morning Walk” e o “Night Drive” mesmo me hospedando fora do Kruger Park? Reservei um hotel em Hazyview.

    Irei para África dia 15/12 e estou adorando as dicas do seu blog!

    Obrigada desde já!

    Att.,

    Carolina Salviato

  7. Sineiva
    09 mar 2020

    Boa tarde!!
    Irei sozinha no mês de julho e não curto a ideia de alugar carro. Existe algum serviço de transfer de um camping para outro? Obrigada.

    • Oi, Sineiva. Talvez tenha como contratar isso direto na recepção do parque, mas eu realmente desconheço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *