Roteiro de 10 dias pela África do Sul

O que ver, quantos dias ficar, como se locomover. Ao iniciar o planejamento do nosso roteiro pela África do Sul eu fiquei bem confusa sobre como organizar tudo. As opções são inúmeras, mas no fim das contas achei que foi tudo quase perfeito. Seria melhor só se tivesse um pouco mais de tempo para explorar esse país encantador. Vou tentar explicar nesse post, como fizemos nosso roteiro e o que deu certo para nós.

Garden Route

Se já comprou suas passagens, ótimo. Se não, o melhor é comprar com a opção de múltiplos destinos, indo a ida por Joanesburgo e a volta pela Cidade do Cabo. Mas se não tiver como, não é o fim do mundo. Quando me dei conta disso, já não dava mais tempo e resolvi comprando uma passagem interna super em conta. É bem tranquilo.

Além disso, um segundo ponto importante: alugue 1 carro. Não curto locar carro na maioria das viagens, inclusive fiquei estudando várias formas alternativas para não locar na África do Sul. Um pouco pelo receio da mão inglesa, mas foi tudo perfeito e o carro foi essencial. Esse é um destino que vale muito a pena você alugar um carro, pois aumenta suas opções na hora de montar o roteiro. E não precisa ser nada incrementado. Um carro popular simples dá conta do recado.

Veja também: 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional

Roteiro pela África do Sul

Joanesburgo vista do alto / Top of Africa

Roteiro geral pela África do Sul:

Dia 1 – Joanesburgo
Dia 2 – Joanesburgo
Dia 3 – Kruger
Dia 4 – Kruger
Dia 5 – Kruger
Dia 6 – Garden Route
Dia 7 – Garden Route
Dia 8 – Garden Route
Dia 9 – Cidade do Cabo
Dia 10 – Cidade do Cabo

Se eu tivesse mais tempo, ficaria 2 dias a mais no Kruger National Park, um dia a mais na Garden Route e mais um dia na Cidade do Cabo. E se tivesse mais tempo ainda, faria a Rota dos Vinhos, como o pessoal do blog Turista Profissional. Nesse outro post aqui, do blog Viagens que Sonhamos, tem uma sugestão de roteiro de 2 dias pelas Vinícolas na África do Sul.  

Casa do Nelson Mandela em Joanesburgo

Casa do Nelson Mandela em Joanesburgo transformada em museu

Mas de forma geral, aproveitamos bem o tempo, ainda mais se levarmos em conta que o primeiro dia em Joanesburgo foi o da chegada. Chegamos antes das 9h da manhã, mas claro que estávamos cansados do voo e ainda tivemos problemas com o carro. Então não deu para aproveitar tanto.

Mas dando uma dica bem sincera: Joanesburgo é a parte menos interessante da África do Sul. Eu não tiraria do meu roteiro, mas se você tiver pouco tempo, um dia inteiro livre (sem contar o da chegada), dá para ter uma noção boa do que é mais interessante turisticamente falando. Veja aqui o nosso roteiro de 2 dias otimizados em Joanesburgo

Mas como montamos exatamente esse roteiro?

Dia 1

Chegamos às 9h em Joanesburgo (voo Latam)

Dia 2

Roteiro de 2 dias por Joanesburgo

Dia 3

Fomos de carro para o Kruger (6h de viagem). Ao chegar ainda tivemos tempo para um longo self safari e a noite fizemos um Night Safari.

Dia 4

Dia inteiro de self safari no Kruger

Girafa ao nascer do Sol

Dia 5

Fizemos um safari caminhando pelo parque com guias armados pela manhã (Morning Walk), depois fizemos self safari e no fim do dia voltamos para Joanesburgo. Nos hospedamos em um hotel perto do aeroporto.

Dia 6

Devolvemos o carro no aeroporto de Joanesburgo e pegamos um voo da Kulula para George (1h). Em George, retiramos outro carro alugado e começamos a Garden Route passando pelo Parque Tsitsikamma, Plettenberg Bay e dormindo em Knysna.

Dia 7

Passamos o dia em Knysna e no fim da tarde seguimos para Mossel Bay, onde dormimos mais uma noite.

Dia 8

Passamos o dia em Mossel Bay e às 15h seguimos para a Cidade do Cabo

Dia 9

Cidade do Cabo – roteiro dia 1

Dia 10

Cidade do Cabo – roteiro dia 2

Dia 11

Por fim, devolvemos o carro que pegamos em George no aeroporto de Cidade do Cabo e pegamos um voo da Flysafair (2h) até Joanesburgo. Em Joanesburgo, nem saímos do aeroporto e pegamos o voo para o Brasil.

Roteiro pela África do Sul

Então, ficou alguma dúvida?
Os links levam para os posts mais completos sobre cada parte da viagem. É só clicar e será direcionado (vou atualizando os links a medida que os posts forem publicados).

Leia também:
– Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park
– Safári no Kruger: melhor com guia ou por conta própria?
– 15 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári no Kruger
– Safári no Kruger: melhor se hospedar dentro ou fora do parque?
– Nosso Roteiro: Joanesburgo em menos de 2 dias
– Lion Park em Joanesburgo: ir ou não ir?
– Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park
– Alugar ou não alugar um carro na África do Sul?
– Nosso Roteiro de 3 dias pela Garden Route
– Roteiro compacto de 2 dias pela Cidade do Cabo
– Quanto custa uma viagem para a África do Sul
– Como é o passeio “Morning Walk” no Kruger Park

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Safari no Kruger: melhor se hospedar dentro ou fora do parque? | Across the Universe

  2. Pingback: Safari no Kruger: melhor com guia ou por conta própria? | Across the Universe

  3. Pingback: Nosso Roteiro: Joanesburgo em 2 dias | Across the Universe

  4. Pingback: Lion Park em Joanesburgo: ir ou não ir? | Across the Universe

  5. Pingback: Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park | Across the Universe

  6. Pingback: Alugar ou não alugar carro na África do Sul? | Across the Universe

  7. Pingback: Roteiro compacto de 2 dias na Cidade do Cabo | Across the Universe

  8. Opa, obrigada por mencionar o Turista Profissional. Li o texto e já deu saudades de lá. 🙂
    Beijos,
    Ana

  9. Mariana
    12 jun 2019

    Oii!! estou com passagem comprada para a África no final de outubro, junto com meu esposo.
    Chegarei em Joanesburgo em uma sexta e irei embora no outro domingo, totalizando 10 dias.
    Inicialmente pretendemos comprar um voo doméstico para a cidade do cabo, porém agora estou pensando em “copiar” sua parte do roteiro e descer pela garden route.

    Minha dúvida mesmo está em relação ao Kruger. Não falo nada de ingles, você acha que eu teria muitos problemas? sabe me dizer algum lodge que conta com alguym funcionário que fale portugues ou espanhol?
    pensei em ficar 2 noites no kapama river, chegando lá de carro, a partir de Joanesburgo.
    Você tem alguma sugestão ou dica para me dar??

    beijo grande!!!

    • Oi, Mariana. Não esquenta com o inglês. Os sul-africanos são muito receptivos e vão fazer de tudo para te ajudar no que for preciso. Idioma não será um problema. E como você vai estar de carro, não precisará de suporte dos funcionários. Pode fazer seu self drive (safári por conta própria) livremente. Minha dica é você reservar tudo com antecedência (passeios, hospedagem, reserva de carro, seguro viagem e passagens internas), porque assim, mesmo que seja em inglês, você tem tempo para traduzir, pedir ajuda, pesquisar melhor e resolver tudo com calma. Chegando lá é só seguir o planejamento e ser feliz. Qualquer dúvida, tô por aqui! 😉

  10. Pingback: Como reservar os passeios e hospedagem no Kruger | Across the Universe

  11. Polliana, que post perfeito para me ajudar! Quebrando a cabeça aqui com tantas opções para montar um roteiro em família, mas seu post deu uma boa clareada nas ideias, pois o plano é mesmo fazer tudo por conta. Africa do Sul é um sonho da criançada aqui de casa, só de falar eles já começam a fazer as malas rsrsrs

    • Ahaha… eu tbm estou prontinha para voltar. rs… Que bom saber que ajudamos, Cintia. Depois nos conte como foi sua viagem.

  12. Pingback: Quanto custa uma viagem para África do sul | Across the Universe

  13. Aguinaldo Pierre Anacleto
    30 nov 2019

    Boa tarde!

    Irei pra África em março, e vamos fazer um roteiro parecido com o seu, mas sem a Garden Route. Será que dá pra deixar o carro alugado lá no aeroporto mais proximo do Kruguer? Falo isso pq queria evitar 6 horas de viagem de volta, pra depois pegar aviao pra Cidade do Cabo.

    Minha ideia era Joanesburgo>Kruguer (carro), deixando o carro no aeroporto próximo ao Kruguer, e Kruguer>Cidade do Cabo (Aviao).

    Sera q ficaria mt caro? Sei q tem taxa extra por deixar o carro em outro aeroporto, mas sera q é mt alta? Pq evitaria 6 horas cansativas de viagem de carro. Voce sabe algo a respeito?

    • A taxa extra cobrada para deixar o carro em uma cidade diferente não costuma ser alta, mas você precisa ver é se a empresa com quem você pretende alugar o carro tem a opcao de entrega nesse aeroporto próximo do kruger. Aliás, você fala de qual aeroporto? Pois os aeroportos próximos são pequenos, então deve ter pouca opção de locadora.
      Faz a simulação no site da Rentcars, que é quem indicamos para as reservas de carro. https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=703
      Aí você coloca onde pretende pegar o carro e onde pretende deixar.

      O que deve encarecer sua viagem é o voo, pois como são aeroportos pequenos, há um número limitado de voos. Os trechos costumam ser caros.

      • Aguinaldo Pierre Anacleto
        06 dez 2019

        Vou avaliar se vale a pena entao. Muitooo obrigado pelas dicas

  14. Ola td bem? Primeiramente obrigada por compartilhar sua viagem e parabens!
    Estou planejando ir em maio para estudar 2 semanas mas vou estender mais uma semana para conhecer alguns lugares. Meu roteiro seria: Cape Town ai pegaria um voo para Joanesburgo (fico 1Dia) voo para o Kuguer ( a definir pq estarei sozinha) e queria ver se consigo encaixar 3 dias em garden route, é possivel? So nao entendi como faço pra voltar, consigo um voo de la pra SP direto por ex? Ou preciso voltar de novo pra joanesburgo?

    E sobre valores qual a media de valor teria que levar para uns 20 dias. Obrigada!

    • Sugestão: 1 dia em JOanesburgo, 3 dias no Kruger e 3 na Garden Route. É corrido, mas dá sim. Da Garden Route você pode pegar um voo para Joanesburgo e, de lá, para o Brasil. Os voos internos são bem baratos. Pesquise saídas dos aeroportos mais próximos da Garden ROute (port elizabeth e george) para Joanesburgo. E de lá para SP. Sobre os custos da viagem, dá uma olhadinha aqui nesse outro post que falei quanto custa uma viagem para África do Sul: https://acrosstheuniverse.blog.br/quanto-custa-viagem-africa-do-sul/

  15. Pingback: Como reservar os passeios e hospedagem no Kruger | Across the Universe | Across the Universe

  16. Luciane
    17 jan 2020

    Adorei o seu roteiro, sem dúvidas é um dos mais completos que eu ja li. Vai me ajudar muito!!

  17. Fernanda
    19 fev 2020

    Olá, lá eles só fala o inglês? A comunicação é fácil?

    • Oi, Fernanda. Eles falam vários idiomas, mas são aqueles predominantes no continente africano, nada comum aos nossos ouvidos. Mas falam inglês perfeitamente e são super simpáticos e prestativos na hora de se comunicar.

  18. Pingback: Across the Universe | Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *