Safari no Kruger: melhor se hospedar dentro ou fora do parque?

As opções de hospedagem no Kruger National Park são as mais variadas, indo desde camping com barraca ou motorhome, passando por tendas, quartos com cama apenas e banheiro compartilhado, bangalôs com 3 quartos até os lodges chiquérrimos – que ficam na região chamada Greater Kruger. Mas no Kruger é melhor se hospedar dentro ou fora do parque?

Hospedagem dentro do Kruger

Hospedar dentro ou fora do Kruger National Park?

Dependendo da sua necessidade ou mesmo da sua exigência, algumas opções de hospedagem dentro do Kruger são mais em conta. Se hospedando fora, você ainda tem que se deslocar todo dia até um dos portões.

Quem se hospeda dentro do Kruger tem mais uma vantagem: os portões do camping abrem 1 hora antes dos portões do parque (a hora exata depende da época do ano) e fecham 1 hora depois. Isso significa que quem se hospeda dentro tem direito a mais tempo explorando o parque em horários com menor circulação / movimento. Isso dá mais tranquilidade ao roteiro e aumentam as chances de encontrar animais.

Leia também: 15 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári pelo Kruger

Kruger: melhor se hospedar dentro ou fora do parque?

Ao organizar nossa viagem, eu havia desencanado da ideia de me hospedar dentro. Isso porque os preços dos lodges que havia visto estavam bem distantes da minha realidade.


Então cheguei a reservar um hotel mais simples do lado de fora, em Hazyview. Mas quando fui reservar os passeios (que precisam ser garantidos com bastante antecedência), vi que não era possível fazer pelo site, se já não tivesse uma reserva de hospedagem dentro do Kruger. Se ainda não sabe como fazer a reserva, veja em um outro post como fazer sua reserva de passeios e hospedagem dentro do Kruger.

Pretoriuskop - Camping do Kruger

Como reservar passeios no Kruger sem reserva de hospedagem

Em resumo, se você não se hospedar dentro do Kruger existem duas formas de fazer a reserva dos seus passeios. A primeira é ligando na recepção do portão pelo qual pretende entrar. A segunda é fazendo os safáris com agências particulares e não com os guias do Kruger.

Como se hospedar dentro do Kruger de maneira econômica?

Decidi procurar mais e verificar se realmente não tinha opções mais em conta que coubessem no meu orçamento. Inclusive, veja os custos da viagem para a África do Sul. Então depois de pesquisar bastante no site e vi que o Pretoriuskop (um dos campings do Kruger) tinha acomodações mais modestas com preços bem interessantes (mais barato que o hotel que eu havia reservado fora, inclusive). 

Estrutura dos Campins do Kruger

Piscina do camping Pretoriuskop

O único problema foi que já era um tanto tarde e, além das barracas e tendas, havia apenas vaga no que eles chamam de HUT, uma espécie de iglu com cama de casal ou 2 camas de solteiro e com banheiro compartilhado.

Hospedagem dentro do kruger

Quarto (HUT) com 2 camas de solteiro dentro do camping Pretoriuskop

Mas isso nem de longe foi um problema, já que existem inúmeros banheiros lá dentro e a estrutura era ótima, com chuveiro quente e até banheira. Tudo estava sempre limpinho e em ordem. Então decidi cancelar a reserva do hotel fora do parque e reservar esse HUT. Pagamos apenas 414 rands (+ou- R$110) pela diária para duas pessoas.

Melhor se hospedar dentro ou fora do Kruger

O HUT onde nos hospedamos no Pretoriuskop, camping dentro do Kruger National Park

Estrutura dos campings do Kruger

A estrutura dos campings é espetacular. Tem desde lanchonetes de grandes redes africanas à posto de gasolina, piscina, lojas onde você encontra tudo o que precisa e até restaurantes luxuosos. Tem uns campings com estrutura melhor que a de outros. Mas em geral, são uma mini cidade. Conhecemos só o Pretoriuskop, onde nos hospedamos e o Skukuza, que tem uma estrutura bem maior e melhor.

Restaurante dentro do Kruger National Park
Restaurante dentro do camping Skukuza

Então, com a reserva da hospedagem confirmada, pude, enfim fazer a reserva dos passeios e paguei tudo online. Esgota tudo muito rápido. Por isso me apressei para fazer com o máximo de antecedência. É possível também já incluir a taxa de conservação, que você paga como ingresso no parque. Ou seja, se hospedando dentro ou fora do Kruger, você vai pagar por dia para entrar ou permanecer no parque do mesmo jeito.

Mercado dentro do Kruger National Park
Lojas de conveniência instaladas dentro dos campings do Kruger National Park

Obviamente se hospedar nos campings do Kruger é uma experiência completamente diferente do luxo oferecido nos lodges. É claro que esse serviço de primeira tem seu custo. Mas se sua prioridade não é exatamente uma hospedagem luxuosa, os campings do Kruger te atendem.

De qualquer forma, ainda há a opção de se hospedar nas cidades próximas aos portões, o que pode ser um meio termo entre o luxo dos lodges e o aspecto mais rústico dos campings do Kruger. Veja algumas cidades próximas ao parque que contam com uma boa rede de hotéis: Hazyview (15km), Hoedspruit (30km) e Nelspruit (65km). 

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que respondemos rapidinho.

Para ver todos os outros posts já publicados sobra a África do Sul, clique aqui


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: 15 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári no Kruger | Across the Universe

  2. Pingback: Safari no Kruger: melhor com guia ou por conta própria? | Across the Universe

  3. Pingback: Roteiro de 10 dias pela África do Sul | Across the Universe

  4. Pingback: Roteiro com dicas gerais para um safári no Kruger Park | Across the Universe

  5. Pingback: Como reservar os passeios e hospedagem no Kruger | Across the Universe

  6. ANDRE RICARDO DE OLIVEIRA
    05 abr 2019

    Olá, bom dia. Estou lendo todo seu blog. Estou indo com a família para a Africa do Sul e iremos ficar 3 noites no Kruger. Vi em algumas pesquisas que dentro dos rest camps do Kruger tudo fecha muito cedo…tipo 19h, inclusive restaurantes. Isso é verdade? Se sim, como fazemos para jantar mais tarde? Fazendo compras no supermercado e cozinhando no bangalo? Parabéns pelo blog e desde já obrigado pelas dicas.

    • Oi, André. Que bom que nossos textos estão sendo úteis para sua viagem.
      Sobre a estrutura dos campings, não é tão cedo assim. A loja (no melhor estilo mercado tem de tudo) realmente fecha nesse horário, às 19h. Mas os restaurantes fecham mais tarde. Mas como cada camping tem o seu restaurante, vou te responder dos que conheci, que foi o Skukuza e o Pretoriuskop. Nos dois os restaurantes funcionam até bem mais tarde. No pretorius sei que fecha às 22h, mas lá o restaurante é mais simples… no estilo de um giraffas, só que com mais opções. Tem lanches no estilo fast food, com sanduiches, combos com batata frita e tal, mas também tem pratos com carne, frango, massas, etc. Também há opções para café da manhã. Se quiser ver o cardápio completo dá uma pesquisada no nome do restaurante, chama Wimpy. É uma rede famosa na África do Sul. Mas como te disse, esse é o do Pretoriuskop. Cada camping tem uma estrutura diferente. Para fazer sua própria comida, há cozinhas comunitárias com fogão, churrasqueira… e dependendo do bangalô que vc escolher, também tem cozinha dentro do seu próprio espaço.

  7. stefan
    28 abr 2019

    Olá fiquei com uma duvida e espero que você possa me ajudar, eu vou fazer o safari por conta, com o carro que vou alugar, para isso também precisa fazer reserva antecipada ou apenas pagar a taxa de entrada do carro e a taxa de reserva ambiental ? pretendo ficar apenas um dia la e dar por tudo mas fiquei com essa duvida, vc se recorda de como funciona com carro independente ?

    • Oi, Stefan. Se vai só passar o dia e não pretende dormir no parque, não precisa reservar. Só chegar e pagar a taxa de conservação em um dos portões.

  8. Otavio
    24 maio 2019

    Oi queria tirar umas dicas sobre o Kruger.

    Vou pra la de carro e vou ficar 3 dias um dia vou chegar final da tarde e fico os outros 2 dias inteiros, tava pensando em fazer um safari pago no primeiro dia e no segundo fazer com o carro alugado talvez, vc acha que devo ficar dentro do kruger mesmo todos os dias? e sobre os passeios sera que faço game drive todos os dias?

  9. Renan
    30 jul 2019

    Olá Polliana,
    Estou planejando minha visita para novembro/dezembro. Estamos planejando nos hospedar dentro do Kruger, mas fiquei com uma dúvida: Mesmo nos hospedando lá, a taxa de conservação é cobrada diariamente ou já está inclusa na diaria do lodge?

    • Sim, Renan. Mesmo hospedado, vc paga a taxa de conservação diária. Vc pode deixar para pagar quando chegar lá. Faz sua reserva normal e só paga a taxa de conservação lá.

  10. CAMILA Santos Souza
    15 set 2019

    o que você recomenda, ficar dentro do kruger parque ou ficar em uma reserva privada?

    • Oi, Camila. O texto fala justamente sobre isso. Depende da experiência que você deseja e do tanto que está disposta a pagar. Se sua prioridade não é exatamente uma hospedagem luxuosa, os campings do Kruger te atendem. De qualquer forma, ainda há a opção de se hospedar nas cidades próximas aos portões, o que pode ser um meio termo entre o luxo dos lodges e o aspecto mais rústico dos campings do Kruger.

    • Maxuel Vieira
      24 fev 2020

      Olá Polliana!
      Obrigado por todo o compartilhamento de sua viagem, estão ajudando a mim e muitas outras pessoas a programar suas viagens…
      Tenho uma dúvida…quanto vc pagou por um Drive ?

      • Bom dia, Maxuel. O night drive custou 258 rands por adulto e morning walking custou 516 rands. Não lembro o preço exato dos demais passeios, mas era tudo próximo do valor do night drive. O mais caro era o morning walking.

  11. Suhellen
    16 set 2019

    Olá Polliana! Faremos um safári no final deste ano e estou com uma dúvida, onde consigo reservar para ficar dentro do parque? Estou procurando nos sites de pesquisa de hospedagens, porém todos dão opções somente fora do parque. Obrigada!

  12. maykon oliveira
    22 set 2019

    ola boa tarde polliana, fiquei meio confuso em relacao ao krugger.

    vou sozinho, penso em ficar de 2-3 dias em visitaçao, qual sao os passos que eu teria que fazer ?

    primeiro fechar a hospedagem pra somente depois conseguir pagar o passe pra entrada no parque e por ultimo alugar o carro , o carro posso alugar na hora em joanesburgo ? vc alugou tudo e so depois comprou a passagem area ?

    qual lugar mais barato que vc viu dentro do krugger pra hospedagem

    em relaçao ao valor da hospedagem dentro do parque consigo algo na faixa de 60 a 100 reais diaria ?

    grato muito obrigado

    • OI, Maykon. São muitas as suas dúvidas. Vou tentar te ajuda. O melhor é comprar primeiro as passagens, assim você já sabe os dias exatos que tem e se encaixa de acordo com essa programação. A primeira coisa que faço é comprar a passagem aérea. Veja aqui o roteiro completo da nossa viagem: https://acrosstheuniverse.blog.br/roteiro-de-10-dias-pela-africa-do-sul/

      Sobre a hospedagem no Kruger, os preços variam muito e é preciso olhar cada opção no site deles, que é bem complicadinho. Expliquei nesse outro post aqui como fazer suas reservas no Kruger (https://acrosstheuniverse.blog.br/como-reservar-os-passeios-e-hospedagem-no-kruger/) e o mais barato é a opção de acampamento – eles fornecem a barraca e cama e tal. Nao precisa levar nada.

      Não recomendo alugar o carro na hora em Joanesburgo. Melhor fazer a reserva antes e ter tudo garantido, inclusive o valor que precisa pagar. Falamos sobre aluguel de carro aqui e a empresa que recomendamos: https://acrosstheuniverse.blog.br/alugar-carro-na-africa-do-sul/

      • maikon
        24 set 2019

        obrigado polliana

        estou vndo a passagem , por causa do valor resolvi mudaro roteiro, vou ir e voltar de joanesburgo mesmo, agora me gerou outras duvidas, é recomendavel fazer o roteiro joanes- krugger-garden route, de carro ? pq pelo seu relato vc pegou um aviao pra george devido a so ter 10 dias. quantas horas dirigindo de joanesburgo até krugger ?

        estou pensando em extender pra 16 a 18 dias a viagem, pq iria embora da cidade do cabo – joanesburgo-brasil.

        e ainda estou avaliando se alugo o carro aqui ou na hora, pq talvez na hora consigo dividir com algum mochileiro na hora .

      • é bem longe de Joanesburgo até a garden route. São cerca de 1500km. Na minha opinião, não compensa ir dirigindo, até mesmo porque as passagens internas são bem baratas e há várias opções de horários.

  13. Pedro
    02 nov 2019

    Oi, Polliana.
    Minha dúvida: chegando no aeroporto de Skukuza, como se deslocar até o camp? Existe algum transporte público dentro do parque ou algum traslado que dê para contratar?

    • Oi, Pedro. Sim, lá eles tem transfer para o acampamento. Dependendo do hotel/lodge que você escolher, já está incluso na tarifa.

  14. Laura Nunes
    05 nov 2019

    Oi, primeiramente queria parabenizar pelo blog, muito explicativo e detalhado, me ajudou em vários aspectos.
    Vou viajar no final de janeiro de 2020 para a África do Sul e a minha primeira parada será o safári. Li sobre a possibilidade de se hospedar em camps dentro do Kruger e assim agendar os passeios. Será que você consegue me encaminhar os links dos camps bem como os passeios, por gentileza?
    Além disso, eu tenho que reservar os passeios e o próprio camp que nos leva, correto? Pois não estava pensando em alugar carro para o safári.
    E também, gostaria de saber se eles possuem transfer do aeroporto até o camp?
    Obrigada e aguardo sua resposta 🙂

    • Oi, Laura. Tudo bem? O transfer depende de onde você vai se hospedar e em que aeroporto irá descer.

      Sobre os passeios, sim… se você não pretende alugar carro para fazer os passeios, pode contratar todos junto ao camping que eles te levam. Você pode contratar quando chegar lá ou pelo site, para já garantir a vaga.

      Nesse texto aqui (https://acrosstheuniverse.blog.br/como-reservar-passeios-e-hospedagem-kruger/) expliquei como faz para reservar os passeios e hospedagem dentro do kruger. Não tem como te mandar o link direto do site, porque você precisa se registrar antes e o processo é um tanto quanto complicado. Por isso mesmo fiz o post explicando tudo com prints.

  15. Christyne Macedo
    03 jan 2020

    olá estou adorando ler seu blog. viajaremos entre março e abril desse ano, mas vamos com criança de 9 anos. Vc acha que esses campings são confortáveis na medida para crianças? tem ar condicionado, e se não, o clima é muito quente a noite??

    • Oi, Christyne. Que bom que as informações foram úteis para você. Os campings são confortáveis e divertidos para as crianças. Tem opções com ar condicionado sim, mas a noite faz frio. Dependendo da época, bastante frio, inclusive.

  16. Jacob
    04 jan 2020

    Olá estou planejando ficar no parque Kruger no rest Camp Skukuza por 3 noiites. Reservando o bangalô pelo site sanparks, tem algum passeio incluído pelo camp? Ou seria apenas a acomodação? Pois vi no site que temos como contratar passeios extras (walk, sunrise, sunset, night..). Agora, exceto estes extras, durante o dia eles oferecem algum passeio pelo camp gratuito?

    Parabéns pelo Blog.

  17. Maressa Oliveira
    21 jan 2020

    Oi Polliana, tudo bem?

    Por favor, me tira uma dúvida!
    Vou para a África do Sul em maio e pretendo ficar 4 noites no Kruger. Você recomenda eu fechar todas as noites no mesmo camping? Ou tentar variar entre mais de uma região. Li que você escolheu Pretoriuskop pois fechou mais em cima da hora e não tinham tantas opções. Se vc fosse ficar mais dias e estivesse fechando com antecedência, escolheria todas as noites no mesmo ou mais de 1?

    Muito obrigada e parabéns pelo blog! Seus textos sobre a África do Sul estão me ajudando muito para fazer meu roteiro.

    • Oi, Maressa. Tudo bem e com vc?
      Vc vai para o Kruger a partir de Joanesburgo e volta para lá de novo? É bom ter isso em mente para saber quão longe você está disposta a ir, porque o parque é gigante e se escolher campings mais distantes de joanesburgo, siginifica mais tempo de estrada na volta.
      Mas voltando a sua pergunta, eu escolheria sim dividir a hospedagem em 2 campings e optaria por 2 que são suficientemente longe para ter coisas novas para se ver, mas não tão longe para dificultar a viagem. Seria Skukuza e Crocodile. Amei pretoriuskop e indico, mas ele e o skukuza ficam próximos, então para dar uma variada, acho que seria mais interessante os dois que citei. E escolheria skukuza em detrimento do pretoriuskop por ele ter mais estrutura. Espero ter ajudado.

  18. ALEXANDRE MENESES LOPES
    27 jan 2020

    Primeiramente obrigado pelo capricho e boa vontade de detalhar praticamente tudo, você está sendo indispensável para as minhas dúvidas e aprendizados. Você foi incrível em cada linha que escreveu. Muito obrigado mesmo. Se surgirem dúvidas te pergunto. É parabéns e não para de fazer isso. Você ajuda muita gente.

    • Oi, Alexandre. Que legal saber que conseguimos te ajudar! É por mensagens como a sua que ainda continuo escrevendo. Espero que tenha uma boa viagem e depois volte aqui para nos contar como foi. 😉

  19. BOA TARDE POLLIANA
    TENDO QUE ESCOLHER UMA REGIÃO PARA FICAR, EM RELAÇÃO A VER OS BIG 5, QUAL VC ESCOLHERIA?
    OBRIGADO E PARABÉNS.
    FOI MUITO BOM O BLOG SOBRE A RESERVA NO SITE DO SANPARKS

    • Oi, Ricardo. Isso é imprevisível. Eu não consegui ver leões, mas pessoas que estavam no mesmo acampamento que eu e no mesmo dia, viram. Então isso é muito relativo. Os bichos ficam soltos e o parque é gigante.

  20. Pingback: Across the Universe | Os melhores lodges no Kruger Park | África do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *