18 curiosidades sobre a Catedral de Brasília

Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasília, foi o primeiro monumento erguido na Capital Federal. Sua pedra fundamental foi lançada em 1958, a construção foi concluída em 1960, mas só inaugurada em 1970. Daí você tem uma ideia das inúmeras curiosidades por trás de um dos maiores símbolos de Brasília.

Esplanada dos Ministérios

Mas com uma arquitetura tão peculiar, o prédio desperta curiosidade e dá espaço para imaginação. Afinal, o que significa aquele formato, de quem são as estátuas na porta e qual o segredo da acústica da igreja? Veja esses e outros detalhes sobre a Catedral de Brasília, que está entre as 7 igrejas mais icônicas de Brasília.

1 – O que se vê de fora é apenas o “telhado” da Igreja

Formato da Catedral de Brasília

Muitas pessoas se contentam em ver a Catedral de Brasília do lado de fora. Mas essa é apenas a cobertura do prédio. A igreja em si está em um nível abaixo, com um salão amplo e moderno. É só acessar a discreta rampa que esconde, até certo ponto, o interior do monumento.

2 – Nenhuma das 16 colunas da estrutura se apóia sozinha

A parte de cima da Catedral é formada por 16 pilares de concreto em formato de boomerang. Essas colunas se encontram em volta de um anel de compressão fundamental para a sustentação da estrutura. É um truque usado por Niemeyer, pois nenhum dos pilares fica em pé sozinho. No entanto, quando se usa o feixe de forma central, você tem uma estrutura firme.

3 – Originalmente os vitrais eram transparentes

Vitrais da Catedral de Brasília

Em 31 de maio de 1970, a Catedral de Brasília foi inaugurada com vidros externos transparentes. Mas somente 20 anos depois artista Marianne Peretti os coloriu. A mudança dos vitrais foram estudadas e aprovadas por Niemeyer. Os tons de verde e azul se destacam entre os pilares brancos e o piso de mármore. 

4 – Dependendo do horário, o interior da Catedral fica diferente

Iluminação da Catedral

O vitral da Catedral de Brasília é composto por 16 peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom e ficam entre os pilares de concreto. Cada peça tem o formato de triângulo com dez metros de base e trinta de altura. Como resultado, são 2 mil metros quadrados de vitrais. De acordo com a intensidade dos raios solares, as cores vão se alterando. A noite, a igreja ganha iluminação especial.

5 – O espelho d’água não é apenas decorativo

O espelho d’água que fica ao redor da estrutura da Catedral não serve apenas de enfeite. Ele ajuda a refrigerar e garantir umidade ao ar seco típico do Cerrado. O poço tem 40 centímetros de profundidade e capacidade para 1 milhão de litros de água. Essa água circula o templo, ocultando a base das colunas e dando a impressão de que elas nascem da água. Os vidros da cobertura estão afastados cerca de 50 centímetros. É por essa fresta que entra na Catedral o ar úmido vindo do Espelho.

6 – A Catedral de Brasília abriga uma réplica de Pietá

Réplica de Pietá no Brasil

No interior da Catedral de Brasília é possível ver uma réplica em tamanho original de Pietá, 1,74 metros de altura e 1,95 de comprimento. A obra original de Michelângelo se encontra na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Produzida com mármore em pó e resina e é a primeira réplica milimetricamente igual à original, feita há mais de 500 anos.

7 – No interior, está a cruz da 1ª missa oficial de Brasília

No interior da Catedral de Brasília, do lado esquerdo, está a Cruz Histórica. Ela é assim chamada porque foi plantada no solo por ocasião da primeira missa oficial de Brasília, em 1957. Na data, o presidente Juscelino Kubistchek disse: “Hoje é o dia em que a Capital recém-nascida recebe o seu batismo cristão”. Hoje, nesse mesmo local da celebração, existe o Memorial JK.

8 – Três anjos parecem voar sobre as cabeças dos fiéis

Anjos dentro da igreja

Da cúpula da igreja, pendem três anjos suspensos por cabos de aço. Os cabos são estrategicamente posicionados, de forma a parecer que os anjos realmente flutuam. O menor tem 100kg e o maior 300kg. Esculpidas pelo artista mineiro Alfredo Ceschiatti, as imagens simbolizam três arcanjos bíblicos: Miguel, Gabriel e Rafael.

9 – É possível “ouvir pelas paredes” da Catedral

A acústica do interior da igreja desperta a curiosidades dos visitantes. Ao falar próximo a uma das paredes curvas da Catedral, é possível ouvir o som na outra ponta, a vários metros de distância, se a outra pessoa também estiver próxima à parede. Vale fazer o teste. Mesmo se você falar baixinho, a pessoa do outro lado vai te ouvir claramente, graças ao fenômeno de ressonância, possível devido a simetria do espaço.

10 – A cruz do topo foi abençoada pelo Papa Paulo VI e guarda relíquias

Cruz da Catedral de Brasília

A discreta cruz que fica no topo da estrutura externa da Catedral parece pequena diante da magnitude da estrutura. Mas ela mede 12 metros e foi abençoada pelo Papa Paulo VI. Dentro dela, são guardadas duas relíquias: um fragmento da Cruz de Cristo e o crucifixo que era usado pelo primeiro Arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida Baptista.

11 – A imagem de Nossa Senhora é uma réplica da original

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira de Brasília e do Brasil, fica guardada em redoma de cristal projetada por Oscar Niemeyer. Trata-se de uma réplica da imagem original surgida das águas do Rio Paraíba, no interior de São Paulo e que hoje fica na Brasílica de Aparecida. Após visitar todas as capitais brasileiras, a imagem foi entregue à Catedral em 12 de outubro de 1967, por ocasião da Consagração do Templo.

12 – O altar foi doado pelo Papa Paulo VI

altar abençoado pelo Papa

O  Papa Paulo VI doou o altar principal, que fica em destaque no presbitério. Ele foi construído em mármore de carrara e foi doado especificamente para a Catedral de Brasília.

13 – No subsolo, atrás do altar principal, há uma capela

Atrás do altar principal, duas escadas (uma de cada lado) conduzem à cripta, no subsolo, onde há uma capela. As paredes, revestidas de mármore negro, buscam um ambiente mais escuro, que convida ao recolhimento e oração silenciosa. A parede atrás do altar da capela abriga os túmulos destinados  à sepultura dos arcebispos de Brasília. Em um deles está Dom José Newton de Almeida Batista, o primeiro Arcebispo de Brasília, que faleceu em 2001. Além disso, a Capela guarda o negativo da foto do Santo Sudário de Turim, em tamanho natural.

14 – Os sinos do Campanário foram doados pelo Governo da Espanha

Campanário da Catedral de Brasília

Do lado de fora, à direita de quem entra, fica o Campanário, projetado para ser a torre da Catedral de Brasília. O Campanário tem 20 metros de altura e suporta quatro sinos de bronze, doados pelo Governo da Espanha. Eles têm nomes. Santa Maria, Pinta e Nina lembram as Caravelas de Cristóvão Colombo, quando da descoberta da América. Por outro lado, o quarto sino, conhecido como Pilarica é uma homenagem a Nossa Senhora do Pilar, muito cultuada na Espanha. Desde 1987 os sinos são controlados eletronicamente. Eles tocam às 6h, 12h e às 18 horas.

15 – O Batistério foi construído depois e fica anexo à Catedral

Concluído em 1977, o Batistério ocupa um lugar próprio, anexo à Catedral. Foi construído à parte para não comprometer a pureza e claridade do salão principal. A cúpula tem formato oval, levemente iluminada por aberturas laterais. As paredes são revestidas com azulejos criados por Athos Bulcão nas cores verde, azul e branca. Apesar de ser um prédio separado, os dois são ligados por um corredor interno. No entanto, é possível acessar o batistério também pelo lado externo, por uma escada de mármore.

16 – As estátuas de bronze do lado de fora representam 4 evangelistas

Estátua dos evangelistas

Próximo a rampa de acesso à Catedral, quatro estátuas de bronze de três metros de altura chamam a atenção. Elas representam os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João. O pergaminho que trazem à mão os identifica como os primeiros registradores da história de Jesus Cristo na Terra. As esculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce.

17 – Complexidade do projeto, política e saúde atrasaram a inauguração

A demora de 10 anos para a inauguração da Catedral de Brasília foi por questões diversas como complexidade do projeto arquitetônico, política e até mesmo a saúde de Niemeyer. Nessa época, o arquiteto teve sérios problemas de saúde. Da mesma forma, vivíamos um período de ditadura militar, que causou um colapso e atrapalhou outras construções, como a do Teatro Nacional.

18 – O formato da Catedral de Brasília remete à oração

Catedral de Brasília

Tem gente que diz que é uma coroa de espinhos, mas o próprio Oscar Niemeyer explicou significado por trás do formato da Catedral. “Pensei que a catedral pudesse refletir, como uma grande escultura, uma ideia religiosa, um momento de oração, por exemplo. Projetei-a circular, com colunas curvas, que se elevam para o céu, como um gesto de reclamo e comunicação”.

Regras e horários

A beleza e os detalhes da Catedral atraem turistas de diversos estados e países e fazem da igreja um dos principais pontos turísticos de Brasília. Como resultado, o prédio recebe em média 3 mil visitantes por semana, segundo a Arquidiocese de Brasília. A visitação é gratuita. A igreja fica no início da Esplanada dos Ministérios e abre diariamente das 8h às 17h. No entanto, às terças e sextas o prédio só é liberado a partir das 10h30.

As missas são de terça a sexta às 12h15 e 18h15, aos sábados às 17h e aos domingos às 8h30, 10h30 e 18h. Mas o visitante deve usar calça ou saia compridas. Quem for de short ou roupas curtas não pode entrar na igreja. Lá dentro tem uma lojinha com lembrancinhas da Catedral, mas do lado de fora também há inúmeros vendedores ambulantes. Por fim, se está procurando hospedagem, veja aqui onde ficar em Brasília

Veja também:

10 atrações para curtir em Brasília com crianças
Conheça o Cine Drive-In Brasília 

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado.
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.  

Planeje sua viagem com os nossos parceiros:

- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).

 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Brasília: conheça as melhores opções

  2. Pingback: Across the Universe | 10 atrações para curtir em Brasília com crianças

  3. Pingback: Across the Universe | O que fazer em Brasília: Conheça o Cine drive-in

  4. Lidiane Costa
    18 jun 2020

    A Catedral de Brasília é muito linda! Eu já tive a oportunidade de visitá-la, mas não sabia nem da metade dessas curiosidades que você elencou, bem legal! =)

      • Oi, Rosilene. Não sei que pedra vc se refere. Talvez esteja falando do campanário e ele está descrito no item 14 desse texto. Ouuuu vc está se referindo ao museu da república nacional, que fica na quadra acima da catedral. Realmente se parece com uma pedra e é mais uma obra de oscar niemeyer.

  5. Pingback: 18 curiosidades sobre a Catedral de Brasília - Curtindo Viajar

  6. Pingback: Across the Universe | Tudo sobre a visita ao Memorial JK, em Brasília

  7. Pingback: Across the Universe | Brasília: Uma visita ao Museu do Catetinho - Across the Universe

  8. Pingback: Across the Universe | Igrejas de Brasília: 7 templos icônicos para você conhecer na capital

  9. ANGELA MARTINS
    17 dez 2020

    Eu acho linda a arquitetura da Catedral de Brasília! Algumas dessas curiosidades eu não conhecia. Adorei!

  10. Pingback: 11 edifícios projetados por Oscar Niemeyer para conhecer no Brasil

  11. Pra mim esse é um dos pontos mais bonitos de Brasília, e um dos prédios mais bonitos que o Niemeyer projetou. Adorei saber mais curiosidades sobre a Catedral de Brasilia.

  12. Pingback: Across the Universe | Como ir do Aeroporto de Brasília até o centro da cidade

  13. MARCELO
    20 set 2021

    Estudando com meu filho, aprendi um pouco mais da história de Brasília e seus monumentos!
    Muito bom!!!

  14. Marcos Garcia
    14 dez 2021

    Entrei hoje dia 14/12/21 no interior da igreja Matrix de Brasília.Fiquei estarrecido o que vi no teto de vidro e seu desenho. Eu vejo o desenho de uma serpente que circula todo o teto , começando na cauda(griso ) e terminando
    como uma cabeça, indicando um ovo da serpente com um embrião no seu interior, as mesmas cores da serpente e do ovo.Alguém nunca viu isso?

  15. Utilíssmas informações. Já estive na Catedral várias vezes mas é a primeira vez que tenho tantas informações juntas e úteis. Não conheço o batistério. Na próxima oportunidade em Brasília irei conhecer.

  16. Pingback: Across the Universe | O que ver no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves 

  17. Pingback: Across the Universe | O que fazer em Brasília - Across the Universe

  18. Pingback: Across the Universe | 10 hotéis próximos ao Aeroporto de Brasília (com preços)

  19. Jacyra Pimentel
    26 jun 2023

    Desde o ano de 95 venho querendo visitar a catedral, mas sempre que estava em Brasília a mesma estava fechada. Hoje, 18 anos depois, consegui entrar na catedral e comprovar todo o imaginário que fiz. Preciso voltar, pois eu não sabia da capela até ler as curiosidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *