10 atrações para curtir em Brasília com crianças

Criança ama correr, brincar e se aventurar em novas descobertas e os passeios são essenciais para o seu desenvolvimento. Sempre que meus sobrinhos vêm me visitar, me pego pesquisando sobre coisas para fazer em Brasília com crianças. Parques, museus, centros de lazer e atividades ao ar livre são algumas das opções que costumam agradar. 

Brasília com crianças

E muita gente acha que Brasília é uma cidade muito executiva e que não tem nada muito interessante para fazer. Pensamento errado, pois Brasília é recheada de opções super interessantes também para crianças. E o melhor: a maioria delas é gratuita. Então veja abaixo 10 atrações para curtir em Brasília com crianças. E se ainda está procurando hospedagem, não deixe de ver esse outro texto sobre onde ficar em Brasília

Planetário de Brasília

Entre as sugestões de coisas para inserir na programação infantil, o Planetário de Brasília é uma ótima pedida. Fica bem no eixo monumental, funciona de terça a domingo e conta com projetores que permitem proporcionar imagens do universo. 

No local você encontra também muitos itens curiosos, como as roupas utilizadas pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes. O show de imagens é um atrativo não só para crianças, como para adultos. Ou seja, é um passeio para a família. A entrada ao Planetário de Brasília é gratuita. 



Veja também: 4 opções de hotel fazenda perto de Brasília

Planetário de Brasília

Parque da Cidade

Unanimidade quando o assunto é lazer em Brasília. O parque da cidade tem várias opções de diversão para a criançada. Trata-se de uma enorme área no coração da capital. Lá você encontra: áreas para piquenique, churrasqueiras, lagos artificiais, quadra de esportes, pistas de caminhada, bicicleta e skate, brinquedos, escorregadores, espaço exclusivo para cachorros e outros.

Também há alguns restaurantes e quiosques que funcionam como lanchonetes. Ou seja, há muita coisa para fazer no parque da cidade e com certeza uma visita só é pouco. Há sempre algo novo para conhecer. Afinal, a área do parque é gigante. É equivalente a 420 hectares.

Veja também: 18 curiosidades sobre a Catedral de Brasília

Parque da Cidade

Nicolândia

Um dos atrativos dentro do Parque da Cidade é o Nicolândia, um parque de diversões bem completinho com brinquedos para crianças de todas as idades. A entrada no espaço é gratuita. Você pode circular livremente por alí, mas para brincar nos brinquedos é preciso comprar o passaporte.

Isso facilita para os adultos que querem acompanhar os filhos, mas não exatamente brincar nos brinquedos, uma boa notícia: a entrada no espaço é gratuita. Você pode circular livremente por alí. Só para usar os brinquedos que é preciso comprar o passaporte.

Nicolândia

O escorregador gigante, o carrinho de bate-bate e as montanhas russas são as opções mais disputadas. Confira informações sobre o funcionamento e ingressos pelo site do Nicolândia. Lembrando que sempre há preços promocionais no Peixe Urbano. Vale a pena conferir antes. 

CCBB

Mais conhecido como CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil é um espaço que reúne exposições e espetáculos para todos os gostos. Nesse sentido, conta também com apresentações de artistas locais e de artistas renomados do país inteiro. Mas é válido dar uma conferida na programação antes.

Já assisti espetáculos de teatro, música e exposições de arte. A programação mensal é divulgada com antecedência pelo site

Kart

O kart é um passeio diferente e que as crianças adoram. Meu sobrinho fala que é o que tem de melhor. Há várias opções de kart em Brasília. Eu só experimentei o serviço de dois: o Carrera Kart, que fica dentro do do Parque da Cidade, e o Ferrari Kart, que fica dentro do Autódromo. Para crianças, o do Parque é mais apropriado. 

Kart em Brasília

Além da pista há outros brinquedos, como uma grande pista de autorama, mini moto e máquinas simuladoras de corridas. Assim como lanchonete e uma área de lazer ampla. Aliás, dá para fazer festa de aniversário no local. Por exemplo, uma das opções de salão é em formato de um capacete gigante. 

Cartódromo do Parque da Cidade

Eixão do lazer

O eixão do lazer é um ‘evento’ que acontece todo domingo na capital federal. Nada mais é que a liberação da principal pista da cidade para que a população possa caminhar, correr, pedalar, passear com o cachorro, etc. 

Ao longo do percurso de 13km é possível encontrar barraquinhas com comida e também bicicletas para alugar. Ou seja, não é de se espantar que as pistas fiquem cheias de crianças e jovens. É uma ótima opção para curtir o domingo. Por outro lado, se quer uma opção um pouco mais calórica, veja 6 docerias em Brasília que vale a pena conhecer.

Cine Drive In

O cine drive in Brasília é um dos marcos na história do Distrito Federal. Lá você assiste a filmes no conforto do seu carro. É uma opção de entretenimento diferente e muito divertida para levar a criançada.

Cine drive in

Esse é o último cinema aberto da América Latina e não a toa, recebeu o título de Patrimônio Cultural e Material do Distrito Federal. O Cine Drive In Brasília fica na Asa Norte e já fizemos um post aqui bem completinho explicando como funciona

Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)

O Parque Nacional de Brasília é uma reserva ambiental que é mais conhecido como Água Mineral. É um ótimo lugar para levar a criançada para se refrescar em dias quentes. Há duas áreas de piscinas com água corrente natural e muitas áreas para banho. O parque também conta também com várias trilhas onde é possível ter contato com animais.

Aliás, os macaquinhos são um espetáculo à parte e fazem a alegria da garotada. Mas cuidado com os seus pertencem, pois eles saem pegando tudo o que veem pela frente. O parque abre todos os dias entre 8h e 16h e o ingresso custa R$14 para adultos. Crianças abaixo de 12 anos não pagam o ingresso.  

Memorial JK

O Memorial JK é um dos meus museus preferidos em Brasília e uma ótima opção para passar conhecimento para as crianças. Nele é possível aprender um pouco mais sobre a vida de Juscelino Kubitschek e a construção de Brasília. Já do lado de fora tem uma grande estátua do ex-presidente com um aceno aos visitantes. Veja nesse outro post aqui, tudo sobre o Memorial.

Coisas para fazer com crianças em Brasília

Já lá dentro você encontra farto material sobre a construção da capital e também sobre a vida de JK. Aliás, muitos objetos pessoais dele e da esposa são expostos. Inclusive carros antigos. O prédio foi projetado por Oscar Niemeyer e conta com ambientes que reproduzem cômodos do ex-presidente, assim como a biblioteca.

Mas um dos pontos altos do memorial é a sala onde fica o túmulo com os restos mortais de Juscelino. O ambiente é escuro e com tons de vermelho.

Museu do Catetinho

O Museu do Catetinho foi a primeira casa do presidente Juscelino Kubitschek aqui na Capital Federal. Ela foi projetada de maneira simples para que o presidente pudesse permanecer perto da construção de Brasília. É um lugar repleto de história e simplicidade. Em suma, é excelente para mostrar um pouco mais da história de Brasília para a criançada. Aliás, aqui no blog tem um post completo sobre o Museu do Catetinho

Museu do Catetinho | Vista Geral

Além dos 10 pontos citados acima, ainda há dezenas de opções para você aproveitar Brasília com crianças. Por exemplo: o Lago Paranoá. Lá você pode passear de barco, lancha ou jet sky, pode nadar ou praticar algum esporte. As crianças adoram!

Do mesmo modo, nos arredores, Brasília abriga várias reservas naturais, onde você encontra cachoeiras, por exemplo. No site do Instituto Brasília Ambiental você consegue ver todos as opções. As reservas são excelentes opções para as crianças terem contato com a natureza. Esse contato é essencial para o seu desenvolvimento. De qualquer forma, não deixe de ver também a lista com 10 cidades próximas a Brasília para conhecer de carro

Essas foram as dicas para curtir Brasília com crianças. Tem mais alguma que você acha que deveria entrar nessa lista? Só deixar na caixinha de comentários.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema TOP 10. Veja os posts dos outros blogs participantes:
Destinos por onde andei…Top 10 países incríveis para recordar 
Expedições em Família – Top 10 cidades da Estrada Real 
MystrasTop 10 pelo mundo
 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: TOP 10 PELO MUNDO - MystrasMystras

  2. Pingback: 10 lugares para ver São Paulo do Alto - Uma Viagem Diferente

  3. Pingback: 10 Cidades turisticas de Minas Gerais | Chicas Lokas na Estrada | Dicas de viagem

  4. Pingback: Séries de Viagem no Netflix-Top 10 para maratona - Viajante Móvel

  5. Pingback: Across the Universe | Brasília: Conheça o único Cine Drive-In da América

  6. Pingback: Across the Universe | Salto do Itiquira: uma opção de passeio nos arredores de Brasília - Across the Universe

  7. Pingback: Across the Universe | Brasília: O desfile de 7 de Setembro - Across the Universe

  8. Pingback: Across the Universe | Brasília: Uma visita ao Museu do Catetinho - Across the Universe

  9. Pingback: Top 10 países incríveis para recordar! | Destinos Por Onde Andei...

  10. Passear aos domingos no eixão é um clássico. Fiz isso algumas vezes quando morei aí! Mas na minha época não tinha toda essa infraestrutura!

  11. Juliana
    24 abr 2020

    Muito bom tirar essa visão de que Brasília é mega executiva, pois dá sim para curtir muito com as crianças. Adorei essa sua lista, é diversão pra todos os gostos!

  12. Deyse Marinho de Abreu
    24 abr 2020

    Adorei o blog! Não conheço Brasília e essas Top 10 atrações estão incríveis! Agora já sabemos como turistar bem na capital!

  13. Realmente Brasília tem fama de cidade executiva mas fiquei encantada com a quantidade de lugares para ir com as crianças – os meus filhos amariam o Planetário, já que amam ciências e museus de ciências. Adorei também saber sobre o Parque Nacional, é exatamente o tipo de programa que adoramos fazer em família. Vou guardar esse post com carinho para um futuro roteiro na cidade!

  14. Sil Mendes
    24 abr 2020

    Adoramos Brasília. E, como vc disse, muita gente não faz ideia das atrações que a cidade proporciona. Uma das que mais gostamos é o Cine Drive-in, único da América Latina! E eles passam filmes totalmente atuais. Nós assistimos Moana lá quando o filme foi lançado. Muito legal.

  15. ANGELA MARTINS
    25 abr 2020

    Adoro morar em Brasília. Um ótimo local para crianças. Recomendo como destino turístico para famílias. Adorei a sua lista e já visitei esses lugares com os pequenos. Já pensando em visitar tudo novamente depois dessa quarentena

  16. Wow, que bacana essa lista, as crianças devem adorar esses passeios, até eu gostaria de fazer vários deles hahaha. Quero ir em um cinema ao ar livre assim um dia. Boas dicas!

  17. Carol Miranda
    25 abr 2020

    Andei tanto de kart em Brasília na minha infância, seu artigo me deixou com saudades da cidade

  18. Ainda existe um drive in em Brasília?! Que demais!!! Curtia tanto aqui no Rio… mas já acabou há muitos anos. Sua lista de atrações para crianças em Brasília ficou muito bacana. Algumas opções também quero fazer, mesmo não tendo filhos… rsrs

    • Ainda tem, Lulu e dizem que é o último da América Latina. O legal é que passa filme novos, mas também antigos em alguns festivais especiais.

  19. Danielle
    25 abr 2020

    Eu queria tanto ter mais dias em Brasília, para conhecer melhor a cidade. Amei o Parque da Cidade, um lugar delicioso para passear. Desconhecia o Planetário e já quero conhecer. Amo kart, já corri muito no Rio e quem sabe, volto a correr mais pra frente? 🙂

    • Juliane D'Amore Posser Quinteiro
      26 abr 2020

      Passamos por Brasília em uma conexão e ficou aquela vontade de conhecer. Temos a ideia que Brasília não tem muitas atrações para os pequenos, mas você deu ótimas dicas!!

      • Tamara Cerqueira
        30 abr 2020

        Pois é….muitas atrações para crianças em Brasília com certeza, temos aqui 10 no elenco e muito boas!! Aliás maravilhosas, principalmente o Cine drive em Brasília. Último cinema aberto da América latina.
        A gente vê muito em séries e filmes os artistas frequentando estes lugares tão exóticos e bacanas. Vale conferir essa e as demais indicações do blog!! Excelentes!!

  20. Quantas coisas legais para se fazer em Brasília, mesmo que sem crianças, Polliana. Eu adoraria ir ao Cine Drive In, porque sempre vi nos filmes americanos e nunca tive a oportunidade. Parece bem legal.
    Amei suas dicas, ainda mais para mim que não conheço Brasília.
    Grande beijo, obrigada.

  21. Não acredito que fui com Manu a Brasília em 2019 e não soube do Planetário! Um motivo para fazer uma outra visita a capital federal, num futuro!

  22. Que legal esta lista, adorei! Conheço algumas atrações e são grandes atrativos para adultos também! Adorei!

    Fiquei curioso pra saber como funciona o cinema de carros, nesta época é uma excelente opção; até vi que algumas cidades fizeram algo parecido com celebrações religiosas. Vou ler o post do cinema agora.

  23. Adorei o Parque Nacional de Brasília e o Cine Drive. Eu adoraria ir no Cine Drive, nunca fui em um. Foi muito bom saber de todas essas atrações. Não conheço Brasília e adorei as dicas!

  24. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Brasília: conheça as melhores opções

  25. Pingback: Across the Universe | 18 curiosidades sobre a Catedral de Brasília

  26. Pingback: 10 Melhores Cidades para viajar para a Europa no inverno – vamosporai.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *