Salto do Itiquira: uma opção de passeio nos arredores de Brasília

Nos arredores de Brasília existem inúmeras opções de passeio bate e volta. Muitos deles estão concentrados no município de Formosa, já dentro do território goiano. Uma das atrações mais famosas, o Salto do Itiquira, é também um dos passeios com melhor acesso. Fica a 115km de Brasília (todo o trecho é asfaltado) e até Formosa a pista é toda dupla. Em 1 hora você chega com tranquilidade aos pés de uma das maiores cachoeiras do Brasil, com 168 metros de altura.


Detalhe: não é preciso seguir trilhas, escalar, suar…. é um passeio para toda a família. Todo o trajeto é calçado, tranquilo, em meio a numerosas árvores que te proporciona uma maravilhosa sombra e aquele ventinho fresco (molhado mesmo!) da cachoeira. No caminho você vai passando pelo rio cercado pela vegetação e algumas pequenas quedas d’água.

Nesse espaço é possível tomar banho, já no Salto propriamente é proibido devido ao perigo do local. A queda é muito forte e o banho nas proximidades é inevitável. Você vai se molhar (e seus equipamentos também) mesmo fora da água.

Então leve roupa de banho mesmo que não esteja disposto a entrar. Ou esteja ao menos com o espírito preparado para se molhar. 😉 Se tiver capa para a câmera, leve também.

Na entrada há um estacionamento amplo, restaurante e banheiros. Não é permitida a entrada com alimentos e bebidas e nem com animais de estimação.

O ingresso custa R$ 10 por pessoa. Crianças de até 5 anos não pagam. O parque fica aberto das 9h às 17h e o acesso só é permitido até às 16h. Da entrada até a cachoeira você anda uns 10 minutos.

Agora, se seu plano é chegar ao topo da cachoeira, é preciso pegar uma trilha e em (mais ou menos) 1 hora você chega lá. Eu não fiz, mas sei que é preciso fôlego, pois o percurso é bem íngreme.


Como chegar

Não tem muito segredo. Saindo de Brasília, pegar a BR-020 (saída norte), sentido Planaltina. Ao chegar em Formosa, pegar a GO-116 e seguir por uns 30 minutos até a entrada do parque. Do caminho já se avista o topo do cachoeira. O caminho é todo sinalizado. Não há muita chance de você se perder.

Endereço: Rodovia GO 440 – KM 32, Formosa, GO
Telefone: (61) 3503-5008

Cupom de Desconto | Seguro Viagem com 20% de desconto

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Analice Calaça
    18 fev 2017

    Podemos ir na parte de cima agora. Vi fotos lindas!

  2. Everton Alex Lucas
    10 jan 2018

    Quem está sem carro consegue fazer esses passeios ? Tem algum onibus ou van que faz esses percursos ?

    • Oi, Everton. Eu desconheço agências que façam esse trajeto entre Brasília e o Salto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *