Veja as regras para viajar com cachorro no carro, ônibus ou avião

É viagem em família que fala, né? Se o seu companheiro de todas as horas também gosta de curtir as férias fora de casa, é preciso se atentar as regras para viajar com cachorro. Afinal, não se trata apenas de reservar um hotel pet friendly, existem algumas regras para que ele embarque com segurança. Veja como viajar com cachorro de avião, ônibus ou carro.

Viajar com Cachorro para a Praia

Primeiramente, é altamente recomendável que o cachorro passe por uma avaliação veterinária antes da viagem, principalmente em caso de longas distâncias. Assim você evita surpresas desagradáveis em relação à saúde do animalzinho. Mas é bom também verificar que tipo de medicação seria interessante ter em mãos no caso de alguma emergência. O meu cachorro, por exemplo, fica muito tenso e ansioso e precisa tomar remédio para relaxar. 

Veja também: Passeios Pet Friendly em Goiás

Cachorro nas praias de Ilhéus

Nino encantado com as praias de Ilhéus


Além disso, a consulta serve para você atualizar a carteira de vacinação e solicitar um atestado de saúde assinado pelo médico veterinário. O documento é conhecido como GTA (Guia de Transporte Animal). Você vai precisar dos dois na hora de embarcar no ônibus ou avião.

Viajar com cachorro de carro

Para quem vai viajar de carro, os artigos 235 e 254 do Código de Trânsito Brasileiro exigem que os animais sejam transportados no assento traseiro e com cinto de segurança. Isso é fundamental não apenas para o conforto do pet, mas também para a segurança do motorista e dos passageiros. Para animais de até 10kg o recomendado é o assento do tipo cesto.

Veja também: Destinos no Rio de Janeiro para viajar com pet

Praia com pet

O acessório é preso ao cinto e o cachorro fica preso ao assento pela coleira. Acima de 10Kg o ideal é o cinto de segurança para pets, que é perfeitamente ajustável. Não se esqueça de fazer algumas paradas ao longo do caminho para o bichinho relaxar, beber água, urinar e dar uma caminhada. Isso vai ajudar a deixá-lo menos ansioso e estressado e tornar o percurso menos cansativo.

Viajar com cachorro de avião ou ônibus

Para aquelas famílias que vão viajar com cachorro no avião ou ônibus, as regras são similares. É necessário apresentar o GTA (Guia de Transporte Animal) e o certificado de vacinação. Além disso, também é necessário usar a caixa de transporte e avisar a empresa com antecedência que a viagem inclui um animal.

Aproveite para questionar sobre regras específicas para não ter problemas na última hora. Geralmente, nas viagens de avião e ônibus existe um número limite de animais transportados, por isso a necessidade de consulta prévia. Além disso, veja também como levar seu cachorro para Portugal

Viajar com cachorro

No caso de ônibus, há empresas que exigem que o tutor compre o assento ao lado para poder viajar com pet. Em alguns casos, é possível levar no colo, desde que dentro da caixa de transporte. Já nas viagens de avião, podem viajar na cabine junto com o tutor apenas cachorros de até 10 kg. No entanto, animais acima de 10kg devem viajar no compartimento especial para transporte de carga viva.

Cuidados na hora de viajar com cachorro

Por último e mais importante: não saia de casa sem uma coleira de identificação com número de contato. Já vi casos de cachorros que se estressam em aeroporto e saem correndo, causando uma confusão danada. Além disso, não se esqueça também de levar na bolsa água, ração, petiscos e saquinhos para recolher as fezes. Leve também a caminha própria e alguns brinquedinhos. Ele pode se sentir deslocado onde vocês forem se hospedar. 

Já fez alguma viagem com seu cachorro? Conta aqui para a gente como foi a experiência.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Como levar seu cachorro ou gato para Portugal

  2. Pingback: Across the Universe | 5 viagens de carro para fazer na América do Sul - Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *