Planejando o roteiro pelo Leste Europeu: Viena, Budapeste e Bratislava
Há anos sonhava em conhecer o Leste Europeu. Viena estava no topo da lista das cidades que entrariam nesse roteiro, que teria na sequência Praga e Budapeste. No fim das contas, devido ao tempo disponível, resolvi deixar Praga para uma próxima oportunidade e inclui Bratislava, a capital da Eslováquia, que está praticamente no meio do caminho, entre Viena e Budapeste. Como é uma cidade pequena, se encaixa perfeitamente em um roteiro de 1 dia ou mesmo um bate e volta a partir de Viena, que está a 65km de Bratislava.
Como montamos nosso roteiro
Então compramos nossa passagem de avião entre Pisa e Viena, pela Eurowings e pagamos 75 euros por pessoa com opção de despachar 1 bagagem de até 23kg. Se estiver só com a de mão (no máximo 10kg), o preço cai quase pela metade.
Optamos por sair por Pisa porque além de ter fácil acesso de trem (na Estação de Pisa Centrale sai um trem direto para o Aeroporto Galileu Galilei ao preço de 2,70 euros), é desse aeroporto que saem os vôos da maior parte das companhias low cost como Ryanair, Eurowing e EasyJet.
O vôo de Pisa até Viena durou 1h30. Do aeroporto, pegamos um Uber até Ottakring, a região onde nos hospedamos. No aeroporto há conexão wifi livre. Como estávamos com muitas malas, pedimos um da categoria van e saiu por 50 euros. O UberX ficaria por 30 euros.
A viagem demorou 1 hora e o trem para na Estação Bratislava Hlavna Stanica. Dalí, para você ir para o centro histórico de Bratislava, você pode pegar um Uber, que vai custar uns 3 euros (na própria estação tem conexão de wifi livre para você poder chamar).
O busão sai do mesmo terminal de ônibus convencional da cidade, na entrada do centro histórico, Estação Novy Most. O ônibus é super confortável (com bastante espaço para malas), wifi e tomadas em todas as poltronas. A viagem é sem paradas e durou 2h45. O ônibus para na Estação Nepliget, de onde tem ligação com o metrô (linha azul).
De Budapeste para Milão fomos de avião. Compramos as passagens pela Ryanair e pagamos R$ 45 pelo trecho entre Budapeste e o aeroporto de Bérgamo. Expliquei aqui nesse outro post como é tranquilo ir de Bérgamo para o centro de Milão. Finalizamos nossa viagem em Milão, onde pegamos o voo para o Brasil dois dias depois.
Não esqueça: Seguro viagem para Europa é obrigatório
O seguro viagem para Europa é obrigatório e ele pode ser exigido no momento da imigração. Então melhor não pagar para ver e ficar protegido no caso de algum incidente. Indicamos o seguro da Real Seguro, que já usamos e nunca tivemos problema.
Pingback: Nosso Roteiro: Bratislava | Across the Universe
Pingback: Nosso Roteiro: Budapeste | Across the Universe
Pingback: Nosso Roteiro: Viena | Across the Universe
Pingback: Como visitar a Torre de Pisa | Across the Universe