Nosso Roteiro: Porto

Antes de mais nada preciso dizer que fiquei encantada com Porto. Apesar de ser a segunda maior cidade de Portugal, ainda preserva um clima de cidade de interior bem aconchegante. A parte mais turística é dividida em duas pelo Rio Douro. De um lado Porto, do outro a Vila Nova de Gaia.

A cidade de Porto

Mas apesar da minha comparação com cidade interiorana, Porto é moderna nos detalhes. Wifi gratuita, por exemplo, é encontrada em vários pontos públicos da cidade. Os preços praticados em restaurantes e lojas são justos e as opções são das mais diversas. Aliás, você não terá nenhuma dificuldade em encontrar vinhos e espumantes por 2 Euros. Porto é muito charmosa e a parte turística pode ser feita toda a pé, apesar do transporte público também ser de primeira.

Leia também o post da Alice, com 13 dicas de viagem para Portugal

Como chegar

Considerando Lisboa como ponto de partida, são 290km. Aqui explico em detalhes como fazer o trajeto de carro alugado, trem, ônibus ou avião.

.

O que fazer

.
Ribeira

Conhecer a Ribeira é um bom ponto de partida para um tour em Porto. Para chegar até lá você pode pegar o funicular que sai da Praça da Batalha (2 euros o trecho) e te deixa exatamente em frente a ponte. Mas também é possível ir tranquilamente a pé. Nesse local ficam os principais restaurantes de Porto, os pequenos shows, espetáculos e daqui você pode seguir para outros tantos pontos turísticos.

.

.

Da Ribeira você pode seguir para vários pontos a pé, como o Palácio da Bolsa, a Sé Catedral, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e ainda a Avenida dos Aliados, no coração da cidade. No caminho de todos esses pontos você vai se deslumbrando com um prédio mais lindo e interessante que o outro. E não se preocupe em se perder. Um mapa desses que a gente consegue no hotel já é o suficiente para você ter uma boa noção de toda a parte turística.

Passeio pelo Douro

Do lado de Vila Nova de Gaia, do outro lado da ponte partem os barcos que fazem o passeio pelo Rio Douro. A embarcação sobe o rio por uns 20 minutos, cruzando 4 pontes. Mas também há outros tipos de passeios, com duração mais longa. Não cheguei a fazer, mas vi que custam entre 12 e 100 euros por pessoa. Também vi que há passeios que saem do lado de lá do rio.

.

Caves

Do outro lado da ponte, também nas margens do Rio Douro, estão as principais caves da cidade. Não é preciso hora marcada e os preços são baratos. Dá para ir em mais de uma em um só dia. Falei sobre todos os detalhes dos passeios nas caves aqui nesse post.

Veja também: 10 ideias de bate e volta a partir do Porto

Cave de Porto

Miradouros

Assim como Lisboa, Porto tem vários miradouros de onde se tem uma vista deslumbrante da cidade, da ponte e do rio.

Capela das Almas | Porto

E se você, assim como eu, se encanta com os azulejos portugueses, não deixe de conhecer a Capela das Almas (ou Capela de Santa Catarina). Fica em Santo Ildefonso. É uma construção do século XVIII com as paredes externas revestidas de azulejos que representam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.

Estação São Bento | Porto

A estação de São Bento também é famosa pelas paredes com azulejos.

Onde comer

Há excelentes opções de restaurantes dos dois lados do Rio Douro.  Fomos ao  Rabelos Restaurante e adoramos a comida e o atendimento, mas achamos o preço um tanto salgado. Depois experimentamos o Taberninha do Manel e amamos! Tem um ambiente super diferenciado, cardápio perfeito, e atendimento nota 10. Os preços também são bem em conta. Um prato de bacalhau para uma pessoa sai por 8 euros e para duas pessoas, 14 euros. Uma jarra de vinho da casa custa 5 euros.

.

.

Para café da manhã ou lanche, sugiro você ir até a próxima esquina e escolher uma das centenas de padarias da cidade. É uma melhor que a outra. Quando fui peguei referência do Café Guarani (que é simpático, funciona até como restaurante, mas tem preços elevados) e do Café Magestic que defini como “pega otário” assim que me sentei, observei o ambiente e o cardápio. Preços impraticáveis, ambiente velho e acabado. Havia lido comparações com a Confeitaria Colombo, do Rio de Janeiro, e achei uma grande injustiça.  Enfim… minha opinião: em uma cidade onde você tem maravilhosas padarias a cada esquina, o Café Magestic não vale a pena.

Uma padaria de Porto (esquerda) e o Café Magestic (direita)

Onde ficar

Em Porto, optamos por nos hospedar na Praça da Batalha, de onde fazíamos tudo a pé. Ficamos no Mercure e pagamos 54 euros pela diária do quarto de casal sem café da manhã, pois a ideia era conhecer as delícias das padarias portuguesas. Por fora, o prédio do hotel é antigo, mas por dentro é bem moderno e elegante. O quarto era de tamanho médio, com TV, poltrona, guarda-roupa, mesa, cadeira, cofre e uma máquina de Nespresso. O banheiro também era espaçoso e a cama parecia até maior que a King Size. Outro ponto que merece destaque: o quarto tem uma janela com uma bela vista da cidade.

Mércure | Porto

E no Booking você irá encontrar outras excelentes opções de hospedagem em Porto, sem taxas adicionais e ainda com cancelamento grátis.

Não esqueça: Seguro viagem para Europa é obrigatório

O seguro viagem para Europa é obrigatório e ele pode ser exigido no momento da imigração. Então melhor não pagar para ver e ficar protegido no caso de algum incidente. Indicamos o seguro da Real Seguro, que já usamos e nunca tivemos problema.

E você, conhece Porto e tem alguma dica para complementar nosso post? Fique a vontade e conta pra gente ai nos comentários! 😉



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Vivianne Gusmao
    27 abr 2015

    Oi Polliana.

    Já anotei a dica da Taberninha do Manel para minha próxima ida ao Porto agora em maio e gostaria de deixar minha sugestão.
    Não sei se por falta de pernas e fôlego, prefiro fazer o passeio para conhecer pontos turísticos ao contrário do que vc fez. Partindo da Ribeira vc pegará sempre subida para os pontos turísticos citados. Eu gosto de descer do Aliados e ir passando pelos pontos turísticos enquanto DESÇO em direção a Ribeira. Entao para aqueles que, como eu, não são muito fãs de subir ladeira, fica a dica 😉

    • Você tem toda razão, Vivianne. Eu é que não controlo a minha ansiedade… quando chego a uma cidade nova já quero logo conhecer a parte mais famosa. rs
      obrigada pela dica!

  2. Nemer
    02 maio 2015

    Poliana

    Muito bom e objetivo seu post.
    Hm dúvida, como você conseguiu a tarifa de €54 no hotel? Pesquisei não achei por menos de €80.

    • OI, Nemer. Você fez a simulação pelo booking mesmo? Talvez seja a época do ano. Fui no final de novembro/2014.

  3. Pingback: Nosso Roteiro: Lisboa | Across the Universe

  4. Pingback: Tudo sobre a Livraria Lello no Porto | Aprontando as Malas

  5. Pingback: Across the Universe | Como alugar carro no exterior? Veja dicas práticas | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *