Das belezas do México: Cenote San Lorenzo Oxman

Um dos meus maiores achados de ecoturismo dos últimos tempos foi o México. Não canso de dizer o quanto o país me surpreendeu, com paisagens de tirar o fôlego. E foram muitas (veja Las Coloradas e Bacalar, por exemplo). Nessa viagem, adorei transpor o México dos resorts all-inclusive (principalmente Cancun e Playa Del Carmen) para conhecer lugares diferentes. No entanto, percebi que vai ser preciso pelos menos mais umas três visitas para conhecer os principais atrativos do país, que é imenso e tem muita coisa para ser explorada. Hoje falo sobre cenotes, mais especificamente sobre o meu preferido: o Cenote San Lorenzo Oxman

Cenote San Lorenzo Oxman

Um pouco sobre os cenotes

Depois das praias, os cenotes – uma espécie de rio subterrâneo – talvez sejam o elemento da paisagem mais marcante do México. Estima-se que em todo o país haja cerca de sete mil cenotes com nuances, tamanhos e formatos bem diversificados. A hipótese mais provável para explicar a sua formação é que eles tenham surgido após a queda de um enorme meteoro em Chicxulub. Esse meteoro dizimou 75% de todas as espécies do mundo no período Cretáceo, incluindo os dinossauros (o que, conseqüentemente, possibilitou a diversificação dos mamíferos).

Cenote vazio no méxico

Os Maias consideravam os cenotes locais sagrados e em alguns, como aqueles localizados dentro do complexo de Chichén Itzá, eram escolhidos e utilizados em rituais de sacrifício humano, momento em que centenas de corpos eram golpeados e jogados em seu interior. Veja o post sobre o passeio a Chichén Itzá



O Cenote San Lorenzo Oxman

O Cenote Oxman fica fora do circuito oferecido pelas agências de turismo e foi por isso que nos surpreendemos tanto. Localizado na Hacienda San Lorenzo de Oxman, no município de Valladolid, quando chegamos só tinha a gente e mais um grupo de pessoas, o que foi maravilhoso ter um cenote só nosso para nadar.

Viagem ao México

A fazenda possui uma ótima estrutura, incluindo um bar e restaurante com piscina, e você tem a opção de visitar apenas o cenote (pagamos 70 pesos, na época) ou também pode desfrutar do day use (pagando outra taxa) para utilizar todas as dependências do local, incluindo o uso da piscina e um crédito que pode ser revertido em comidas e bebidas.

Hacenda San Lorenzo

Para acessar a área do cenote, que é primeiro visto por cima, é necessário descer vários lances de uma estreita e íngreme escada dentro de uma gruta (quem tem claustrofobia pira). 

Cenote San Lorenzo Oxman

Quando chegamos lá em baixo, o azul da água foi tão surpreendente que ficamos horas anestesiadas. Fora a cor da água, o balanço (o maior atrativo dos gringos), as raízes aéreas das árvores e a atmosfera do local fazem parte de todo o espetáculo. Pra mim, foi o cenote mais lindo que nadamos em toda a viagem.

Como chegar no Cenote Oxman

Localizado a 4 km da cidade de Valladolid, o acesso é muito simples. Várias pessoas alugam bicicleta ou vão de taxi à partir de Valladolid. Mas como tínhamos alugado um carro (dá para fazer a cotação aqui), ficamos mais independentes para conhecer os atrativos. Então deixamos para visitá-lo combinando com o passeio às ruínas Maias de Chichén Itzá. Gastamos cerca 40 minutos de Chichén Itzá até Oxman e depois mais 10 minutos de Oxman até o retorno a Valladolid. 



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Pausa para os suspiros: é a Bacalar! | Across the Universe

  2. Larissa
    14 fev 2020

    Amei e estou planejando ir nesse Cenote! qual horario que vc foi para esta vazio assim?

  3. Realmente, uma das belezas do México. Queria muito ter conhecido o Cenote San Lorenzo Oxman pois fui ao Ik-Kil e estava lotado. Ele é um dos cenotes dentro do roteiro tradicionais das agências então, sempre cheio de visitantes. Se fosse como no San Lorenzo Oxman, teria curtido muito mais. Amei sua dica.

  4. Pingback: Across the Universe | Um tour por Chichen Itza - Across the Universe

  5. Pingback: O que fazer em Chichen Itza - México - D&D Mundo Afora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *