O que fazer em São Paulo: Beco do Batman

Procurado tanto por quem gosta de uma foto ‘instagramável’ como pelos amantes da arte, o Beco do Batman é uma das atrações gratuitas mais famosas de São Paulo. Escondido entre as vielas da Vila Madalena, o espaço funciona como uma galeria democrática e a céu aberto. De tempos em tempos, alguns grafites são substituídos por novos, fazendo com que cada visita seja uma experiência diferente.

Pinturas no Beco do Batman

Algumas pessoas passam apenas para uma foto – e realmente há bons cenários para isso – mas o Beco vai além, inclusive geograficamente, já que há muito o que se ver nas proximidades e ruas próximas ao beco. Alí você encontra desde bares e restaurantes mais animados, com música ao vivo a espaços mais tranquilos, com cardápio alternativo, exposições de arte das mais diversas e venda de souvenirs. Veja também: 3 bares em São Paulo para sair do óbvio.

Beco do Batman SP

É um passeio para toda a família, inclusive os cachorros. Você encontra vários deles por ali principalmente no fim de semana, disputando espaço com as crianças. Experimente conhecer o cardápio de algum bar ou barraquinha do beco, tomar um sorvete vegano ou uma caipirinha orgânica.


Veja também: Site faz busca de ofertas específicas para viagens de fim de semana

Clima no Beco do Batman

Tudo isso você encontra por lá. Além de arte, é claro. Os grafites estão por toda parte. Nos muros, no chão, pedras, postes e até lixeiras. Para quem gosta de fotos, tudo vira cenário.

arte nos arredores do Beco do Batman

História do Beco do Batman

O beco existe há mais de 30 anos e começou com um desenho do batman, que surgiu da noite para o dia, sem autor conhecido. Mas hoje em dia, há vários desenhos do super herói que dá nome ao beco. No dia que passei lá ele estava, inclusive, sendo abraçado pelo famoso (e amoroso) Pelé, do Bueno Caos, que está sempre abraçando uma celebridade diferente.

Bueno Caos no Beco do Batman

O Beco costumava ser um local abandonado, sem muito prestígio. Mas a medida que os artistas começaram a pintar mais e mais paredes, se transformou. Os grafites viraram uma atração turística. Se você tem interesse pelo grafite, experimente um tour do grafite por São Paulo, que é feito pela Civitatis e leva até as melhores amostras de arte urbana da cidade. 

Como chegar

Se você for de Uber ou de carro, não tem dificuldade. Coloque no GPS ‘Beco do Batman” que não tem erro. Lembrando que o beco fecha para o trânsito de carro, mas não é difícil estacionar nas ruas próximas. De metrô você pode descer na estação Fradique Coutinho, Sumaré ou Vila Madalena.

Inclusive, a Vila Madalena fica do ladinho do bairro de Pinheiros, que é outra região que vale um passeio em São Paulo. O bairro é conhecido pelos cafés mais descolados, galerias modernas e pelos bares e bistrôs com boa culinária e música ao vivo. Aliás, é uma área perfeita para morar. Veja aqui como é morar em Pinheiros

De qualquer uma, a partir de qualquer uma das três estações que citei, você vai ter que andar um pouquinho, de 10 a 20 minutos. Mas dá para ir já apreciando arte e a vibe da região. Se ainda não decidiu onde se hospedar, veja aqui algumas opções de hotéis em São Paulo. Se procura opções de hospedagem mais próximas do GRU, veja aqui dicas de hotel perto do Aeroporto de Guarulhos.

Veja também: Turismo em São Paulo – Mosteiro de São Bento

Arte nos arredores do Beco do Batman

Montando um roteiro sobre o que fazer em São Paulo? Veja aqui todos os outros posts já publicados.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Mosteiro de São Bento em São Paulo | Across the Universe

  2. Cintia Grininger
    19 set 2019

    Adoro passear em SP mas ainda não conheço o Beco do Batman! Já incluindo aqui para uma próxima oportunidade.

  3. Pingback: O que Fazer em SP: Atrações e Roteiros de 1, 2, 3 ou 4 dias!

  4. Ah, eu sou completamente apaixonada pelo Beco do Batman. Amo grafite e sempre faço questão de dar uma passada lá quando vou a São Paulo. Ponto turístico imperdível.

  5. Pingback: Across the Universe | 7 destinos para uma viagem de fim de semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *