Memorial dos Povos Indígenas: o que ver por lá?

Assim como muitos dos principais prédios de Brasília, o do Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental, também foi projetado por Oscar Niemeyer. A ideia por trás da construção era a de celebrar a diversidade e a riqueza da cultura indígena. 

Prédio do Memorial dos Povos Indígenas

E, como não poderia ser diferente, o prédio chama a atenção de quem passa pelo local. Ele tem formato de espiral, que, na ideia do arquiteto, era uma forma de remeter aos abrigos redondos dos Yanomami

O que você encontra no Memorial dos Povos Indígenas

Além de fotos, no acervo do memorial você encontra muitos objetos de diversas etnias indígenas, como cerâmicas, cocar, colares e outros adereços. É uma pequena mostra de peças representativas de várias tribos. 

Acervo Indígena


Uma forma de ter a noção da grande diversidade e riqueza da cultura indígena de forma dinâmica e viva. O ponto alto é o Bosque das línguas indígenas do Brasil, que exemplifica a variedade linguística indígena, que tem mais de 200 línguas faladas.

Desse modo, os totens com os nomes dos povos indígenas estão agrupados por troncos e respectivas famílias linguísticas. Cada centímetro colorido com pigmento de urucum corresponde a 100 falantes. 

Museu indígena em Brasília

Ao mesmo tempo, todo o material exposto é acompanhado de textos explicativos, que ajudam a entender um pouco da história, dos costumes e da importância dos povos indígenas. 

Em ocasiões especiais, como o Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, o espaço reúne diferentes povos para uma programação especial e exposições temporárias. 

Memorial dos povos indigenas

Mais informações:

O Memorial dos Povos Indígenas fica no Eixo Monumental, bem de frente ao Memorial JK. A entrada é gratuita e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. É um passeio para você fazer em 30 minutos ou até 2 horas, dependendo do seu interesse pelo tema. 

Além disso, é possível combinar a visita com a do Memorial JK, onde você leva um tempo maior para percorrer todos os ambientes. 

Se ainda conhece pouco da capital do Brasil, veja um outro post onde listamos o que fazer em Brasília. E veja também outros museus gratuitos que valem uma visita, como o Panteão da Pátria



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | O que ver no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves 

  2. Pingback: Across the Universe | 8 museus em Brasília que valem uma visita - Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | O que fazer em Brasília - Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *