Museus de Berlim: Pergamonmuseum

Tido como a estrela da Ilha dos Museus, o Pergamonmuseum (Museu Pergamon) tem fama internacional e é, de longe, o mais visitado dos cinco museus da ilha. O recorde se explica pelo acervo com peças monumentais que abriga verdadeiros tesouros da antiguidade de valor cultural imensurável.

 Fachada do Pergamon Museum em Berlim

Foto: Miia Sample (CC BY-SA 2.0)

Meu conselho é que se você for à Ilha dos Museus, comece sua expedição pelo Pergamonmuseum e gaste pelo menos 3h do seu tempo explorando esse fantástico espaço cultural.

Para abrigar sua monumental coleção, o Museu Pergamon foi dividido e organizado em três distintas alas: a de coleção de Antiguidades Clássicas, o Museu de Arte Islâmica e o Museu do Antigo Oriente Médio. Na coleção de Antiguidades Clássicas, a arquitetura Greco-Romana se destaca. O Altar de Pérgamo, estrutura monumental do século II a.C. construído para Zeus na antiga cidade grega de Pérgamo (atual Bergama na Turquia) e que dá nome ao museu, não pode ser visitado pelo menos até 2020, pelo fato de que a ala onde se encontra passa por uma grande reforma.


Arte Islâmica no Pergamon Museum em Berlim

Ainda na coleção de Antiguidades Clássicas é possível conferir o Portão do Mercado de Mileto, construído no século II pelos romanos. É uma relíquia não menos impressionante. Com uma fachada de 17 metros de altura e 29 metros de largura, o portal dava acesso ao mercado da cidade antiga de Mileto (região atual da Turquia junto a Foz do Rio Meandro). Você ainda pode conferir nessa coleção exemplos da arquitetura grega e helênica no salão ao norte, onde se encontra o Altar de Pérgamo. Na coleção sobre Antiguidade Oriental, o Museu do Antigo Oriente Médio abriga uma fascinante coleção de antiguidades da Suméria, Assíria e Babilônia. São 14 salões numa área de 2 mil metros quadrados que contam mais de 6 mil anos de história oriental.

Portão do Mercado de Mileto no Pergamon Museum em Berlim

Destacam-se as cores vivas dos ornamentos e fachada da sala do trono do Rei Nabucodonosor II, a Porta de Ishtar, além da Via Processional da Babilônia. A Porta de Ishtar era um dos oito portões na muralha que cercava a Babilônia, metrópole persa que na Antiguidade Oriental  encantava a todos, inclusive Alexandre Magno (vulgo “O Grande”), que conquistou a cidade vencendo o rei persa Dario III, enquanto que a Via Processional era o caminho que levava até a porta.

Porta de Ishtar no Pergamon Museum em BerlimLeão de Ishtar na Porta de Ishtar no Pergamon Museum em Berlim

Foto: Rubén Vique (CC BY-SA 2.0)

Com milhões de artefatos encontrados nas escavações onde ficava a antiga cidade da Babilônia, como tijolos e vidros coloridos, a Porta de Ishtar e a Via Processional foram remontadas em dimensões próximas às originais.  O efeito é impressionante. É uma das grandes atrações do museu por seu colorido fantástico de beleza ímpar. Com 14 metros de altura e 30 metros de largura, a Porta de Ishtar é decorada em alto relevo com animais sagrados da Babilônia como o Leão de Ishtar, o Dragão de Marduk e o Touro de Adad.

Relíquias do Império Persa no Pergamon Museum em Berlim

Dentre os artefatos babilônicos você pode apreciar também uma maquete da Torre de Babel, o Zigurate mais famoso da Antiguidade Oriental pelo fato de ter sido citado na Bíblia num episódio do Antigo Testamento. Outro artefato interessante é a cópia do Código de Hamurabi, um conjunto de leis conhecido como um dos mais antigos da história da humanidade, escrito pelo rei Hamurabi e baseado na Lei de TaliãoOlho por olho, dente por dente”.

Fachada de Mshatta no Pergamoum Museum em Berlim

O acervo também conta com tabuletas em escrita cuneiforme, que documentam a origem da escrita. Para fechar a visita ao Pergamonmuseum, o Museu de Arte Islâmica exibe obras de arte do século VIII até o século XIX, originárias de vários lugares do mundo, com foco no Oriente Médio. Fazem parte do acervo, tapetes, artesanato, objetos decorativos, livros, dentre outros. No entanto, o que mais chama a atençao na coleção islâmica é uma fachada de pedra com 45 metros, decorada com relevos e que fez parte do Palácio Qars Mshatta. Foi um presente do sultão otomano, Abdul Hamid II, para o imperador da Alemanha, Wilhelm II.

Mihrab, um nicho de oração islamico, no Pergamoum Museum em Berlim

Uma curiosidade sobre a Ilha dos Museus é que a chanceler alemã Angela Merkel mora com seu esposo em um prédio relativamente simples, que fica em frente ao Museu Pergamon. Com fachada simples, o prédio amarelo não chamaria a atenção não fosse a presença constante de uma viatura policial e um guarda fazendo ronda permanente.

Quando abre?

O Museu Pergamon abre diariamente das 10h às 18h.

Quanto custa?

Você pode adquirir antecipadamente o ingresso por aqui por 12 euros ou comprar o Area Ticket que dá acesso a todos os museus da Ilha por apenas 21 euros. Crianças e adolescentes de até 18 anos não pagam e há descontos para estudantes. O Area Ticket é válido somente por um dia.

Outra opção é comprar o Berlin City Pass que dá direito não só aos museus da ilha como a outros museus e diversas atrações da cidade. O preço varia conforme a quantidade de dias que você escolher. Já vou avisando que é uma tarefa quase impossível visitar todas as galerias num único dia. Os museus são riquíssimos em detalhes e acervo.

Informações adicionais

Esse post faz parte da série Museus de Berlim. Saiba mais sobre outros museus de Berlim:

Os melhores museus de Berlim

Bode Museum

Pergamonmuseum

Neues Museum

Museu Judáico

Checkpoint Charlie

Museu da História Alemã

 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Fabiano
    12 mar 2018

    Quais as condições de desconto para estudantes? Limite de idade? Carteira de estudante do Brasil é aceita?

  2. Pingback: Os melhores museus de Berlim | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *