Museus de Berlim: Checkpoint Charlie  

Para os interessados em Guerra Fria, o museu Checkpoint Charlie talvez seja o mais interessante de Berlim. No local há um vasto arsenal de recortes históricos da imprensa da época, muitos objetos e ainda relatos sobre as estratégias usadas pelos alemães nas tentativas de transpor o Muro de Berlim do lado ocidental para o oriental e vice versa. É uma das atrações mais populares da cidade sendo um dos museus mais visitados por turistas.

O local tem esse nome pelo fato de ficar a poucos metros do antigo posto de controle de fronteira entre a Berlim Ocidental e Oriental, o Checkpoint Charlie. Documenta a história do muro e principalmente as tentativas de fuga para o lado ocidental. A sua estrutura não impressiona, parece uma casa comum com vários cômodos. Mas guarda, no entanto, um riquíssimo acervo.

O museu foi fundado em 1962, cerca de um ano após a construção do muro, com a intenção de documentar o “melhor sistema de segurança de fronteira do mundo” (palavras do general da Alemanha Oriental Heinz Hoffmann).


Conta histórias através de fotografias, murais, recortes dos jornais da época, exemplares automobilísticos e artefatos de esconderijos utilizados pelas pessoas na tentativa de transpor a fronteira que separava a cidade na Guerra Fria. Por se tratar, muitas vezes, de fragmentos históricos escritos, vários dos seus artefatos estão expostos em alemão.

Quando abre?

Fica aberto diariamente das 9h às 22h.

Quanto custa?

O ingresso custa 12.50 euros e é relativamente caro se comparado com o preço de outros museus da cidade. 

Informações adicionais

Esse post faz parte da série Museus de Berlim. Saiba mais sobre outros museus de Berlim:

Os melhores museus de Berlim

Bode Museum

Pergamonmuseum

Neues Museum

Museu Judáico

Checkpoint Charlie

Museu da História Alemã

 



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Os melhores museus de Berlim | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *