Museus de Berlim: Bode Museum

O Bode Museum fica no extremo norte às margens do Rio Spree. É um prédio grandioso, em arquitetura barroca, com belas fachadas em arco e uma imponente cúpula no topo. Construído entre o final do século XIX e XX, o museu precisou de restauração no pós-guerra, como quase todo e qualquer monumento imponente na cidade de Berlim.

Bode Museum - CC BY-SA 2.0 - Foto by Hosszuka

Foto: Hosszuka (CC BY-SA 2.0)

Em seu acervo, destacam-se coleções de esculturas que impressionam logo na chegada ao hall de recepção. Obras que remetem desde o período medieval europeu até o século XVIII, originários de países de língua alemã além de França, Itália, Espanha e Holanda. Nesse contexto, destacam-se as esculturas de origem gótico italiana, além das alemãs. Outro no acervo impressionante no Bode Museum, é a coleção numismática que conta com milhares de objetos em sua maioria moedas e medalhas dos mais variados períodos e países mundo afora.

Hall de recepção do Bode Museum em BerlimColeção de esculturas no hall de entrada do Bode Museum em BerlimSegundo hall de entrada do Bode Museum em Berlim

São artefatos cunhados em épocas distintas, desde o século VII antes de Cristo até as mais modernas cunhadas no século XXI. Há também diversos modelos de ferramentas de cunhagem, além de selos e cédulas dos mais variados períodos históricos. Por fim, a coleção de Arte Bizantina (a que mais impressiona dentre todo o acervo no museu, na minha humilde opinião) mostra a arte da cristandade oriental numa vasta coleção de artefatos. Conta também com objetos que remontam desde o final da Antiguidade e relíquias do Império Bizantino.

Esculturas de oridem gótica italiana e arte bizantino no Bode Museum em Berlim

Os objetos – sarcófagos, mosáicos e inscrições – são originários de países costeiros ao Mediterrâneo Antigo. Objetos religiosos do Egito Antigo misturam-se aos artefatos de países tocados pela cultura bizantina em algum momento da história, incluindo norte da África, Itália, Grécia, Turquia, Oriente Médio, Balcãs e Rússia.

Quando abre?

O museu abre diariamente, com exceção da segunda-feira, das 10h às 18h.

Quanto custa?

Você pode adquirir antecipadamente o ingresso por aqui por 10 euros ou comprar o Area Ticket que dá acesso a todos os museus da Ilha por apenas 21 euros. Crianças e adolescentes de até 18 anos não pagam e há descontos para estudantes. O Area Ticket é válido somente por um dia.

Outra opção é comprar o Berlin City Pass que dá direito não só aos museus da ilha como a outros museus e diversas atrações da cidade. O preço varia conforme a quantidade de dias que você escolher. Já vou avisando que é uma tarefa quase impossível visitar todas as galerias num único dia. Os museus são riquíssimos em detalhes e acervo.

Informações adicionais

Esse post faz parte da série Museus de Berlim. Saiba mais sobre outros museus de Berlim:

Os melhores museus de Berlim

Bode Museum

Pergamonmuseum

Neues Museum

Museu Judáico

Checkpoint Charlie

Museu da História Alemã

 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Os melhores museus de Berlim | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *