Museus de Berlim: Museu da História Alemã

Se você se interessa por um resumo da história da Alemanha e de seu povo, o Deutsches Historisches Museum (Museu Histórico Alemão) é, com certeza, o melhor lugar do mundo para ter acesso aos vestígios históricos dessa importante civilização. O imponente prédio Zeugraus de arquitetura barroca foi construído entre 1695 e 1706 para armazenar o arsenal militar da Prússia e hoje dá abrigo a esse importante museu.

O prédio foi bastante danificado durante a Segunda Guerra Mundial por bombas e granadas e restaurado entre 1948 e 1965. Trata-se de um museu fantástico. Recomendo reservar um dia para explorá-lo. Não é difícil encontrar nos seus corredores fanáticos pelos acontecimentos históricos da Segunda Grande Guerra (aliás, veja aqui um tour pela Segunda Guerra em Berlim). Durante a Guerra Fria, o museu ficou do lado soviético da cidade e passou a abrigar, a partir de 1952, uma perspectiva comunista da história alemã.

Após a queda do Muro de Berlim, a parte ocidental da história alemã foi incorporada ao impressionante acervo. Uma bela escadaria recepciona os visitantes pois a exposição começa no andar de cima. Cobrindo mais de 2000 anos de história, a exposição permanente conta com mais de 8000 objetos arrumados em ordem cronológica nas várias seções temporais da história alemã. Desde Carlos Magno, Idade Média, invasões napoleônicas, mudanças nas fronteiras geográficas e formação do país.


O detalhamento de informações nas várias seções do museu faz o tempo voar e é preciso estar atento para não ser expulso do recinto sem terminar sua jornada pela viagem histórica. Sim, digo expulso porque foi o que aconteceu com a gente. Quando estávamos no auge do passeio pelo museu fomos surpreendidos pelos vigilantes do local nos pedindo para sair, pois já eram 18h. Esse foi o ponto negativo da jornada.

Deixando os perrengues de lado, recomendo demais a visita. Alí você verá maquetes geográficas das conquistas alemãs através dos tempos, uniformes usados por soldados na Primeira e Segunda Guerra Mundial, busto de personagens históricos, bombas não detonadas, material bélico dos vários períodos históricos utilizados pelo exercito alemão e até o tão famoso pijama listrado atribuído ao holocausto. Vídeos sem nenhuma censura sobre as atrocidades sofridas pelos perseguidos na segunda grande guerra, os discursos do Hitler na íntegra, mapas, cerâmica antigas e outros infindáveis objetos montam um acervo de encher os olhos.

Quando abre?

O Museu da História Alemã abre diariamente das 10h às 18h.

Onde fica?

Ele fica entre a Neue Wache e a Ilha dos Museus.

Quanto custa?

A entrada custa 8 euros, com a possibilidade de tour guiado ou audio-tours pagos à parte. Entrada gratuita para menores de 18 anos.

Informações adicionais

Esse post faz parte da série Museus de Berlim. Saiba mais sobre outros museus de Berlim:

Os melhores museus de Berlim

Bode Museum

Pergamonmuseum

Neues Museum

Museu Judáico

Checkpoint Charlie

Museu da História Alemã

 


Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *